Estado de Minas OFICINA

No inverno, vale ter cuidado para evitar o mofo no veículo

Durante o período de chuva, carros com vedações defeituosas geram mau cheiro e até fungos. Saiba o que fazer para evitar maiores problemas


postado em 20/07/2017 13:19

É indicado deixar o carro aberto quando estacionado na garagem para que o fungo saia(foto: Reprodução internet)
É indicado deixar o carro aberto quando estacionado na garagem para que o fungo saia (foto: Reprodução internet)

 

Inverno no Recife é sinônimo de muita chuva e, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, o frio ainda pode piorar. Além dos transtornos já causados pelo grande volume de água, outra dor de cabeça atinge os donos de automóveis: a umidade excessiva dentro da cabine pode ocasionar mofo. “Esse problema atinge, principalmente, as pessoas que sofrem de doenças respiratórias como asma e rinite”, esclarece o alergologista Waldemir Antunes.


É necessário tomar algumas precauções, como tirar o veículo da garagem e não deixar que ninguém fique no interior do automóvel. Se houver algum objeto contaminado no carro, não levar para dentro da residência. Na hora da limpeza utilize óculos de proteção, luvas e máscaras para evitar qualquer tipo de contaminação. “Também é importante trocar o filtro do ar-condicionado de acordo com o tempo estipulado pelo fabricante”, aponta Waldemir.

 

Sempre trocar o filtro do ar-condicionado é fundamental(foto: Chevrolet / Divulgação)
Sempre trocar o filtro do ar-condicionado é fundamental (foto: Chevrolet / Divulgação)


Para quem não teve sorte e acabou acumulando água dentro do carro, o alergologista dá uma dica muito importante. “Além de limpar o carro, é necessário deixá-lo no sol com portas e vidros abertos para poder arejar o local e eliminar o problema”, afirma o médico.


Além de deixar o carro no “calor”, os donos dos veículos também podem optar por vários truques caseiros para eliminar a umidade e o mau cheiro, que é bem chato. O mais comum é utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre nos locais afetados. “Quando o banco do carro é de couro, borrifo um pouco da solução e, geralmente, resolve o problema.”, explica o secretário escolar Alex Alves.


É importante checar todo o interior do veículo para se certificar de que o mofo foi completamente retirado e uma ferramenta que pode auxiliar na procura é a luz negra. Caso os fungos não sejam eliminados, o problema pode voltar. Se ainda assim o mofo persistir, leve seu carro a um lava-jato especializado para uma limpeza completa na faixa dos R$ 100. Em último caso, será necessário a troca do carpete do veículo.

 

Confira algumas dicas para quem precisa tirar o mau cheiro dentro do carro:

- Abrir as portas e a mala o carro e deixá-lo de alguma maneira exposto ao sol

- Retirar os tapetes e colocá-los para secar por cerca de duas horas    

- Utilizar secador de cabelo nos bancos

- Colocar jornais nos tapetes para absorver a umidade

- Colocar uma maçã no carro para melhorar o mau cheiro

- Limpar os dutos de resfriamento do carro

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação