PROTÓTIPO

Nova função para a luz branca de marcha ré

Projeto simples e inédito visa contribuir com o fluxo do trânsito e também evitar colisões traseiras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/06/2017 19:16 Gabriela Bento
É possível que você já tenha sentido dificuldade ao tentar avisar que vai estacionar em determinada vaga, ou até mesmo perdido espaços para colocar o seu carro por não poder informar que deseja utilizar o local. No trânsito, é comum motoristas enfrentam pequenos congestionamentos em estacionamentos, devido, às vezes, a falta de habilidade dos condutores, mas também por falta de equipamentos sinalizadores na traseira dos veículos. Mas se existisse uma luz que pisca para informar antecipadamente que você vai realizar uma manobra de marcha ré? Esse é o projeto do design industrial Reinaldo Bertanha, conheça.

Para utilizar o equipamento é preciso adaptar o seu carro - Gabriel Melo/Esp DP Para utilizar o equipamento é preciso adaptar o seu carro

De uma necessidade, surgiu a oportunidade. O design percebeu a dificuldade que as pessoas tinham em se comunicar no trânsito. “Não tínhamos como avisar antecipadamente que iríamos estacionar em marcha ré. A ideia surgiu para facilitar as nossas vidas ao estacionar e pode evitar até colisões traseiras”, explica Reinaldo. Além de auxiliar no tráfego, o equipado também contribui com o meio ambiente. “As manobras podem ser realizadas de forma mais rápida, assim, iremos poluir menos”, conclui.


Com o objetivo de evitar retenções desnecessárias, o projeto é simples, no entanto, para Bertanha, é eficiente. “Ainda não visto nenhum recurso para sinalizar a sua intenção de manobrar para trás, mas é importante pois agiliza as manobras”, completa. Segundo o idealizador, não há chances do condutor se confundir ao recorrer ao equipamento. “Não vai atrapalhar. Eu não criei uma nova luz, apenas dei mais uma função para a lanterna traseira, a luz branca de marcha ré”.
 
Para utilizar o equipamento é preciso adaptar o seu carro. “A lâmpada que precisamos já está no veículo, basta energizar o sistema e conectar ao fio da lâmpada branca da marcha ré”.
Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
23 de novembro de 2017
22 de novembro de 2017