Segundo o presidente do Clube Júlio Valença, o evento contará com cerca de 70 fuscas, que irão sair do terceiro Jardim de Boa Viagem, às 19h, e seguirão para a Praça do Arsenal, no Recife Antigo. Para participar, é necessário doar 2 kg de alimento não perecível ou roupas. Os donativos arrecadados serão entregues a famílias pernambucanas da Zona da Mata Sul que foram atingidas pelas fortes chuvas no Estado. “Estamos contando com o apoio do BPTRAN PE para chegar até Recife Antigo. Queremos arrecadar o máximo possível para ajudar as famílias que estão sofrendo”, explica o presidente.
Para os que gostam de admirar a beleza dos “pequenos besouros”, Júlio informou que a variedade será grande no encontro. “No clube, temos fusca totalmente originais, equipados e até com estilo Rat Rod, aqueles têm aparência inacabada, com partes amassadas ou enferrujadas, que estão fazendo sucesso fora do país”, contou.
Para homenageá-lo, veja a linha do tempo do “mais querido” e o mais vendido da história:
O dia do Fusca é comemorado no dia 22 de junho porque, segundo registros, em 1934, o engenheiro Ferdinand Porsche e a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã firmaram o contrato para o desenvolvimento do projeto do carro Volkswagen. No Brasil, o carro mais vendidos da história começou a ser fabricado em 1959 e foi carinhosamente “apelidado” de Fusca. Em 1996, o “pequeno besouro” parou de ser produzido, mas voltou com tudo em 1993 e em 1996, para a tristeza de muitos, o fusquinha original saiu definitivamente de linha.
1998-2010 - New Beetle
Com toque modernos, mas com uma pegada retrô, o amado Fusca foi reestilizado e remontado. O novo besouro era inspirado no Fusca tradicional, mas utilizava uma plataforma e um conjunto mecânico de outro carro da volkswagen, a quarta geração do Golf.
2011 - Fusca
Embora fosse conhecido como New Beetle, a montadora chamava essa versão de fusca. Dessa vez, o besouro chegou ainda mais moderno, com motor 2.0 TSI de 220 cv, entrando para a gama dos esportivo da Volkswagen.