PAIXÃO

Fusca encanta desde a década de 1930

No Recife, passeio beneficente será realizado para comemorar o dia internacional do Fusca; Confira também uma linha do tempo do mais querido

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/06/2017 15:05 / atualizado em 22/06/2017 17:10 Gabriela Bento


Nando Chiappetta/ DP
Esse veículo foi criado para ser popular, “Volkswagen” significa carro do povo, em alemão, mas não é muito humilde: “ele” é considerado o mais querido dentre os carros antigos, tem dois dias reservados só para ele, sendo um mundial e outro nacional, e faz sucesso nas ruas até hoje desde que foi lançado. Sim, estamos falando do amado Fusca. Hoje (22), é comemorado o dia internacional do “besouro” e para comemorar a data o Clube do Fusca de Pernambuco vai realizar um passeio beneficente.


Segundo o presidente do Clube Júlio Valença, o evento contará com cerca de 70 fuscas, que irão sair do terceiro Jardim de Boa Viagem,  às 19h,  e seguirão para a Praça do Arsenal, no Recife Antigo. Para participar, é necessário doar 2 kg de alimento não perecível ou roupas. Os donativos arrecadados serão entregues a famílias pernambucanas da Zona da Mata Sul que foram atingidas pelas fortes chuvas no Estado. “Estamos contando com o apoio do BPTRAN PE para chegar até Recife Antigo. Queremos arrecadar o máximo possível para ajudar as famílias que estão sofrendo”, explica o presidente.

Para participar, é necessário doar 2 kg de alimento não perecível ou roupas - Jorge Moraes/DP Para participar, é necessário doar 2 kg de alimento não perecível ou roupas
 
Para os que gostam de admirar a beleza dos “pequenos besouros”, Júlio informou que a variedade será grande no encontro. “No clube, temos fusca totalmente originais, equipados e até com estilo Rat Rod, aqueles têm aparência inacabada, com partes amassadas ou enferrujadas, que estão fazendo sucesso fora do país”, contou.
 
Para homenageá-lo, veja a linha do tempo do “mais querido” e o mais vendido da história:
 
O dia do Fusca é comemorado no dia 22 de junho porque, segundo registros, em 1934, o engenheiro Ferdinand Porsche e a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã firmaram o contrato para o desenvolvimento do projeto do carro Volkswagen. No Brasil, o carro mais vendidos da história começou a ser fabricado em 1959 e foi carinhosamente “apelidado” de Fusca. Em 1996, o “pequeno besouro” parou de ser produzido, mas voltou com tudo em 1993 e em 1996, para a tristeza de muitos, o fusquinha original saiu definitivamente de linha.
 
1998-2010 - New Beetle
 
Com toque modernos, mas com uma pegada retrô, o amado Fusca foi reestilizado e remontado. O novo besouro era inspirado no Fusca tradicional, mas utilizava uma plataforma e um conjunto mecânico de outro carro da volkswagen, a quarta geração do Golf.


2011 - Fusca
 

Bruno Vasconcelos/DP

Embora fosse conhecido como New Beetle, a montadora chamava essa versão de fusca. Dessa vez, o besouro chegou ainda mais moderno, com motor 2.0 TSI de 220 cv, entrando para a gama dos esportivo da Volkswagen.

Tags: dmf junina festa besouro volks volkswagen vw clube horizonte belo fotos encontros fusca do mundial dia fãs

Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
23 de novembro de 2017
22 de novembro de 2017