Estado de Minas ONIX

Carro mais vendido no país tira nota zero em teste de segurança

O Onix foi classificado como "pobre" pelo Latin NCap nas colisões laterais


postado em 11/05/2017 16:07 / atualizado em 11/05/2017 17:05

Onix atingiu uma nota considerada aceitável para as crianças(foto: Chevrolet/divulgação)
Onix atingiu uma nota considerada aceitável para as crianças (foto: Chevrolet/divulgação)
Em teste de segurança realizado pelo Latin NCap (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe), o Onix recebeu nota zero na avaliação de colisões envolvendo ocupantes adultos. Para a criançada, dentro de cinco estrelas possíveis, o carro conseguiu apenas três.

Em relatório, o Latin NCap informou que “o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura. O Onix não contava com dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral, apenas barras nas portas". Para a entidade, o carro não atende as exigências mais básicas da regulação para impacto lateral das ONU (Organização das Nações Unidas).

GM afirma cumprir integralmente todos os requisitos locais de segurança (foto: Chevrolet/divulgação)
GM afirma cumprir integralmente todos os requisitos locais de segurança (foto: Chevrolet/divulgação)
O Onix atingiu uma nota considerada aceitável para as crianças, mas a Latin NCap apresentou duas ressalvas. A primeira é que as portas traseiras se abriram no teste, o que poderia expor crianças a maiores riscos em uma colisão. Outro ponto citado foi o cinto de segurança de dois pontos na posição central traseira não possui ancoragens Isofix (padrão de fixação que facilita a instalação de cadeirinhas).
 
Em 2014 a nota foi maior: o carro obteve um resultado de três estrelas na avaliação de segurança para ocupantes adultos. Em 2016, a Latin NCap passou a examinar também
colisões laterais, cujo desempenho ruim levou à reprovação do modelo. Quando questionada, a GM disse que o modelo "cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul".

Mais um: Kia Rio sedan

Nos relatório divulgados nesta quinta, ainda foi apresentado o teste do Kia Rio, que é fabricado na Coreia do Sul. O carro também foi reprovado no teste para colisões laterais de ocupantes adultos, recebendo nota zero, e para ocupantes crianças, com apenas uma estrela. "No entanto, o carro proporciona uma estrutura estável na colisão frontal e um bom desenvolvimento estrutural para o impacto lateral. O fabricante oferece o Rio Sedan sem airbags e sem freios ABS em sua versão básica. A falta de airbags e de cintos de segurança com bom desempenho explicam os pobres resultados para a cabeça e peito dos passageiros da frente", afirma a Latin NCap em relatório relatório.

A Kia já se posicionou e afirma que o novo Picanto e o novo Rio irão oferecer ao menos um airbag para o motorista em todas as versões para a América Latina e que a empresa se comprometeu a patrocinar o teste do novo Kia Rio Sedan para comprovar avanços na
segurança, segundo a entidade.

Em nota, o secretário-geral do Latin NCap Alejandro Furas lamentou. "É uma grande desilusão para o Latin NCAP que fabricantes líderes como a GM e a Kia continuem a oferecer carros zero estrela na América Latina. Os consumidores se merecem muito mais que esses resultados que não cumprem com os padrões por parte de empresas que sabem perfeitamente como fabricar carros muito mais seguros".

A GM respondeu em nota. Leia na íntegra:

"O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul. A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis. A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento. A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul. O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia. Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul."
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação