Estado de Minas

Mobi Automatizado

Fiat ajusta a polêmica transmissão e dá um banho de tecnologia no compacto GSR


postado em 29/03/2017 14:38 / atualizado em 07/08/2017 16:10

Mobi Drive GSR custa R$ 44.780 e entrega mordomia na cidade(foto: Foto: Jorge Moraes/DP)
Mobi Drive GSR custa R$ 44.780 e entrega mordomia na cidade (foto: Foto: Jorge Moraes/DP)
São Paulo - Acerto mecânico? Sim. Ajuste de transmissão que entrega ao câmbio automatizado do Mobi GSR as trocas estáveis sem solavancos para o câmbio de mono embreagem.


Pela primeira vez dirigi um carro com esse tipo de caixa capaz de não contrariar o motorista e os caronas que passam o dia detonando o antigo sistema dualogic.

O Mobi Drive GSR custa R$ 44.780 e entrega mordomia na cidade. Quebrando um pouco o preconceito do sistema, descansando o pé esquerdo e casando com o propulsor 1.0 Firefly de 77 cavalos no Etanol. Fiat disponibiliza três anos de garantia.

No teste urbano de avaliação do Mobi, no caótico trânsito de São Paulo até que foi divertido encontrar os botões dos sinais do câmbio e descobrir velocidade na troca das marchas. Sair do drive no sinal para uma possível manobra utilizando a marcha ré, por exemplo, ficou mais fácil. Ágil.

A lógica funcional do automatizado agrada e nesse capítulo não vamos abordar por muito tempo o estilo do Mobi que por dentro é moderninho com display de 3,5 mm indicando as funções da marcha e os bons níveis de consumo, com média de 15 Km/l ou mais, depende do peso do pé de quem dirige. O som é razoável, rádio funcional e padrão com conexão para o smartphone.

Display de 3,5 mm indicando as funções da marcha e os níveis de consumo(foto: Foto: Jorge Moraes/DP)
Display de 3,5 mm indicando as funções da marcha e os níveis de consumo (foto: Foto: Jorge Moraes/DP)

O GSR (significa Gear Smart Ride) e a função creeping permite uma leitura dinâmica da meia embreagem nas saídas em leves descidas e subidas. Infinitamente mais suave, sem desconforto. O software age rápido. A dica de direção é aprenda a usar os paddle shifts (borboletas atrás do volante).

No console central cinco botões permitem o acionamento, incluindo o modo Sport, que aciona um comando de condução mais arrojado. O Mobi Drive oferece ainda com tecnologia HCSS, que elimina o tanquinho extra de gasolina para partidas a frio.

Suspensão e rodagem foram dois pontos mantidos dos demais modelos e versões.

*Viajou a convite da Fiat

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação