As principais mudanças na CB 500X estão na proteção aerodinâmica e na capacidade do tanque, que agora comporta 17,7 litros, contra os 17,01 da geração anterior. Outra mudança, menos perceptível, porém muito importante, foi no conjunto de suspensões. O garfo telescópico Show com tubos de 41mm de diâmetro agora oferece regulagem da pré-carga da mola e o monoamortecedor traseiro foi retrabalhado. O manete de freio também ganhou ajuste e a pinça do freio dianteiro é nova. A 500X apresentou ótima resistência aos buracos encontrados nas avenidas e ruas do Recife, onde pudemos testá-la.
Longe do caos urbano, já na calmaria da estrada, é tempo de sentir como é a CB 500X em seu habitat preferido. À medida que a quilometragem crescia no hodômetro, maior era a constatação de que a crossover é uma motocicleta bastante confortável. Isso fica evidente já na posição de pilotagem, onde o corpo fica mais ereto por conta do guidão mais alto.
Outro quesito que passa praticamente ileso de críticas é o motor bicilíndrico de 470 cm. Assim com o conforto e a ótima ciclística, o motor também é considerado um dos pontos altos da família CB 500. Sua concepção é moderna, seguindo o padrão da maioria das motos de multicilindros da atualidade, ou seja, dois comandos, quatro válvulas com balancins roletados e arrefecimento líquido.
Trata-se de uma motocicleta cativante que já conquistou muita gente, graças a alguns fatores. O primeiro deles é a sua polivalência, já que a X encara tanto a utilização no dia a dia, como também nas estradas.
Também se destacam o conforto, cuja posição de pilotagem é digna de elogios; o poder de frenagem que faz dela um veículo seguro; e, claro, o funcionamento suave do motor, cujas respostas são honestas e o consumo, bastante razoável. O valor sugerido é de R$ 24.900, com freios ABS.