Estado de Minas TEST DRIVE

Versatilidade a bordo da CB 500X

Crossover é uma das apostas da Honda para se manter forte no mercado. Testamos o modelo que chama bastante atenção nas ruas


postado em 27/03/2017 08:58 / atualizado em 28/03/2017 09:38

Motocicleta passa muita segurança para o piloto nas vias(foto: Paulo Paiva/DP)
Motocicleta passa muita segurança para o piloto nas vias (foto: Paulo Paiva/DP)
Forte, confortável, estilosa e com bom desempenho. É assim que podemos descrever a motocicleta mais “aventureira” entre as integrantes da família de 500cc da Honda, a CB 500X. Como ocorre com os SUVs e crossovers no mundo dos carros, a 500X se “veste” para o off road, mas não está muito disposta a sujar a roupa. Comparando com o modelo naked e a esportiva, com as quais divide 55% das peças, a crossover é a que possui melhores características para longas viagens. Seu tanque é maior, proporcionando um posicionamento mais relaxado e confortável ao motociclista.
As principais mudanças na CB 500X estão na proteção aerodinâmica e na capacidade do tanque, que agora comporta 17,7 litros, contra os 17,01 da geração anterior. Outra mudança, menos perceptível, porém muito importante, foi no conjunto de suspensões. O garfo telescópico Show com tubos de 41mm de diâmetro agora oferece regulagem da pré-carga da mola e o monoamortecedor traseiro foi retrabalhado. O manete de freio também ganhou ajuste e a pinça do freio dianteiro é nova. A 500X apresentou ótima resistência aos buracos encontrados nas avenidas e ruas do Recife, onde pudemos testá-la.


Além de bom desempenho, CB 500X oferece muito estilo(foto: Paulo Paiva/DP)
Além de bom desempenho, CB 500X oferece muito estilo (foto: Paulo Paiva/DP)
A agilidade da motocicleta foi colocada à prova quando, numa brutal fechada por parte de um motorista desatento, a X permitiu uma mudança de direção rápida, de forma precisa e estável. E por falar em segurança, a motocicleta nos agradou neste quesito. O veículo possui alto poder de frenagem, devido, sobretudo, ao sistema dianteiro formado por um enorme disco de 320mm e à pinça de duplo pistão: a moto é parada em espaços realmente curtos, sempre de forma progressiva e sem fadigas mesmo em utilização mais extrema. Mais segura ainda é a versão ABS, como a unidade testada. Em inúmeras situações este sistema, que impede o travamento das rodas quando a aderência é baixa, faz a diferença.
Longe do caos urbano, já na calmaria da estrada, é tempo de sentir como é a CB 500X em seu habitat preferido.  À medida que a quilometragem crescia no hodômetro, maior era a constatação de que a crossover é uma motocicleta bastante confortável. Isso fica evidente já na posição de pilotagem, onde o corpo fica mais ereto por conta do guidão mais alto.
 Outro quesito que passa praticamente ileso de críticas é o motor bicilíndrico de 470 cm. Assim com o conforto e a ótima ciclística, o motor também é considerado um dos pontos altos da família CB 500.  Sua concepção é moderna, seguindo o padrão da maioria das motos de multicilindros da atualidade, ou seja, dois comandos, quatro válvulas com balancins roletados e arrefecimento líquido.
 Trata-se de uma motocicleta cativante que já conquistou muita gente, graças a alguns fatores. O primeiro deles é a sua polivalência, já que a X encara tanto a utilização no dia a dia, como também nas estradas.
Também se destacam o conforto, cuja posição de pilotagem é digna de elogios; o poder de frenagem que faz dela um veículo seguro; e, claro, o funcionamento suave do motor, cujas respostas são honestas e o consumo, bastante razoável.  O valor sugerido é de R$ 24.900, com freios ABS.

 

 

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