Estado de Minas ECONOMIA

Precisamos conversar sobre consumo consciente

Modo 4x4 deve ser selecionado apenas em situações off road. Confira dicas para usar bem o recurso e não ter prejuízos


postado em 20/03/2017 08:38 / atualizado em 20/03/2017 11:32

Pedro Mota é um dos aventureiros de plantão que está ligado em como promover economia na hora de abastecer o seu Troller(foto: Phillipe Percol/Divulgação)
Pedro Mota é um dos aventureiros de plantão que está ligado em como promover economia na hora de abastecer o seu Troller (foto: Phillipe Percol/Divulgação)
Para adquirir um 4x4 é preciso estar ciente do consumo de combustível. Segundo o engenheiro e chefe de oficina da Disnove, Janildo Justino, por menor que seja a diferença, o utilitário queima mais gasolina do que um 4x2 em qualquer situação. Isso porque, o uso simultâneo dos dois eixos de tração exige força extra, de acordo com o peso do veículo. O gasto de combustível cresce ainda mais quando o carro encontra obstáculos pelo caminho, como terrenos mais difíceis de rodar. Mas ainda assim é possível fazer um uso racional do motor.

 

Justino explica em quais situações é indicado usar o 4x4(foto: Mandy Oliver/Esp. DP)
Justino explica em quais situações é indicado usar o 4x4 (foto: Mandy Oliver/Esp. DP)
O chefe de oficina explica que, quando acionada, a tração nas quatro rodas passa exigir rotações mais elevadas do motor, resultando no aumento de consumo do combustível. Para Justino, se o seu carro não for fulltime, ou seja, que possui tração nas quatro rodas em tempo integral,  é importante utilizar a função só em situações especiais. “É preciso estar atento ao tipo de terreno que você está. Caso esteja em momento off road, tipo areia, lama ou barro, é interessante usar”,
explica.


Em áreas urbanas, o uso do recurso é dispensável. O aventureiro pode rodar na cidade, mas não precisa ser exigido ao máximo. Nem mesmo em ruas com buracos,  pois pode ser perigoso. A força extra é para ser usada em pistas sem aderência, com pouco atrito. Só quando for necessário.


O engenheiro e “jipeiro” apaixonado Pedro Mota só faz uso do recurso de maneira racional. “Eu procuro selecionar o modo 4x4 em situações de off road, não uso em asfalto ou piso com muita aderência. A função faz com que os dois eixos trabalhem, aumentando o gasto de gasolina”. Para o amante da adrenalina, o alto consumo de gasolina não é um problema. “Eu rodo com ele na cidade e existe um consumo maior, mas é prazeroso, é lazer, então o gasto se torna irrelevante”, completa. Então, a dica é ficar atento aos locais em que você roda com seu 4x4. Aproveite!

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação