Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 11/03/2017

Colunista fala sobre a falta de respeito às leis que os brasileiros têm


postado em 13/03/2017 08:55

Tem que ter paciência. A psicologia explica porque o brasileiro no Brasil não teme a lei, não respeita as regras e no trânsito, os mais rebeldes, exercem a prática do egoísmo e do prazer em não saber conviver com os termos. Impressiona encontrar esse mesmo brasileiro nos Estados Unidos, por exemplo, nas vias locais ou interestaduais dentro das regras, na utilização da velocidade correta e na trasnformação do ser humano exemplar. E nada de jogar lixo pela janela. Nos EUA, o cidadão estrangeiro não conhece a lei, não estuda, não quer saber, mas já ouviu falar das penalidades, por isso vira um ser inocente, medroso. Sabe que os castigos são severos e podem até mesmo resultar em noites de sono na cadeia. O infrator, o oportunista, aquele que fura a fila na entrada da escola, desrespeita crianças que estão a bordo, deveria ser tratado com o rigor máximo da lei porque moralmente ele não está nem aí. Sou a favor da criação de uma patrulha de fiscalização civil (carros e fiscais não identificados) que poderiam notificar, orientar e, se necessário, multar. Ficaria mais fácil controlar dessa forma. Infelizmente só o "efeito" do peso financeiro associado aos pontos na CNH seria capaz de dar um novo ajuste corretivo para auxiliar os usuários do trânsito (leia-se os pedestres). Problema crônico das capitais? Pior ainda é a falta de educação do cidadão que não é preparado ou não foi educado (melhor assim) para conviver ou respeitar o próximo. Respeito é a base da defesa do nosso comentário de hoje. Acho que podemos criar uma corrente de apoio, nos grupos de Whatsapp, mais um exemplo, e tentar construir um trânsito mais educado promovendo o certo e denunciando o errado. Lembrem-se que mais automóveis e motocicletas continuarão a ser emplacados mesmo com o mercado em crise.

Reunião
O vice-presidente de vendas e marketing da VW, Gustavo Schmidt, reunirá concessionários da região no próximo dia 21 no Recife quando dará a voz de comando para o futuro da marca assim como as novas estratégias de vendas é marketing.

Sonata com facelift
Apesar da presença no Salão de Genebra, a Hyundai preferiu não mostrar o novo Sonata para os europeus. O modelo foi apresentado oficialmente na Coréia do Sul. Para os americanos, o sedã será exibido durante o Salão de Nova York. Sem chance, a princípio de comercialização no Brasil.

Geral
Franklin Medeiros é o novo gerente geral de operações da New Sedan, no Recife e João Pessoa. O grupo Newland apostou na proposta local e mandou do Ceará o executivo que já atuou no mercado local conduzindo a operação da Caoa. A loja da capital pernambucana é pilotada por Tulio Dornelas.

Auto Motor
A partir do dia 1º de abril vida nova para o programa Auto Motor. Novidades completas que vou contar na próxima semana com direito a um pacote de energias positivas. Novos horizontes pela frente.

No meu Instagram
Você acompanha em tempo real as últimas novidades do setor. Assim como no DP Auto o @jorgemoraes exibiu a cobertura do Genebra Motor Show. Hoje, na edição impressa e na WEB exibimos os exóticos da mostra suíça.

Teste virtual
André Almeida, da Honda PE, convida para teste drive virtual em torno do novo WR-V que será lançado na próxima semana em segundo tempo para os jornalistas de fora de São Paulo. Pernambuco ficou para depois.
 
A semana
Começa com o Honda WR-V e o Volvo T8, XC90 hybrid. Quarta-feira tem picape Frontier e na quinta o sedã Corolla.

Agenda Volkswagen

O novo Up vem no próximo mês enquanto o Polo chegará em agosto. Novo Polo sedan vai se chamar Virtus e na linha de frente o HB20 e o Onix seguidos dos seus derivados. No fim do ano A Tiguan de sete lugares e a Amarok seis cilindros.

Carro do ano
Depois de disputar o pódio com Jaguar F-Pace e Volkswagen Tiguan, o novo Audi Q5 recebeu o prêmio de carro do ano. A votação foi realizada por 75 jornalistas automotivos de 23 países diferentes e aconteceu durante o Salão de Genebra.

Yamaha
Recall para a montadora de motocicletas. Em comunicado, a Yamaha explica que os proprietários de cinco modelos devem visitar uma concessionária para reparar a falha no subchicote do interruptor de ignição. Os modelos são Lander, Fazer 250, Ténéré 250, R3 e MT03.

Redução
Após a estreia do Captur no mercado brasileiro, a Renault anuncia desconto no valor do Duster. Os dois modelos compartilham da mesma plataforma. A versão de estrada do Duster custa, agora R$ 67.990, enquanto a topo de linha Dynamique agora vale R$73.490.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação