Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 19/02/2017

Colunista destaca os carros híbridos e autônomos que testou nos Estados Unidos


postado em 20/02/2017 09:10

Hora dos híbridos e dos autônomos

 

Todas as vezes que visitamos o outro lado do mundo, longe do Brasil, a realidade futura sempre irá me impressionar pela praticidade dos carros híbridos que em uma distância de 650 quilômetros, entre Los Angeles e Las Vegas (em um Prius), você gastará uma média de 18 litros de combustível. Número que mostra a eficiência energética dos veículos do presente fora do Brasil e que notadamente vão fazer parte do nosso cenário, em longa escala. Nos Estados Unidos, os carros autônomos começam a fazer parte das rodas de conversas entre os apaixonados. As fases de testes avançam e fazem parte de um programa sem volta. Vi novamente de perto nas ruas. Você também poderá me perguntar se é tão necessário transformar o condutor em um ser obsoleto, sem comando? Não sei dizer ainda porque seria preciso estudar ainda mais o mercado e o comportamento do consumidor para fazer deduções. Eu, Jorge, volto a dizer que não conseguiria matar o prazer de dirigir, de conduzir um carro divertido (desde que não seja SUV). O mundo vai reverenciar as novas tecnologias assim como as propostas que facilitem a vida do usuário do trânsito. Isso sem contar a onda  gigante dos carros compartilhados que vai dobrar de tamanho este ano e transformar o posicionamento dos fabricantes para as demandas dos grandes centros urbanos. Os autônomos irão impressionar o mundo, assim como os híbridos e o avanço da tecnologia das baterias. Os carros serão ativados e guiados pelos smartphones, esses cada vez menos celulares e mais computadores. A experiência de não dirigir e ficar no banco do carona vou contar. A sensação é estranha e divertida.

 

Discovery 
Test drive global na Califórnia acontece neste fim de semana com a  abertura do DPAuto. SUV em sua quinta geração chegará ao Brasil na metade do ano e Higor Bernardes, na Way, está preparando uma apresentação diferenciada para o produto.

 

Trocou de marca

Gustavo Schimidt deixa a vice-presidência comercial da Renault e retorna para a Volkswagen nesse novo planejamento que começa a partir de março na marca. Gustavo já foi gerente regional no escritório da montadora. 

 

Roubo de faróis 

Vídeo que circula pelo WhatsApp mostra como é fácil furtar os faróis de um Porsche Cayenne e também como é fácil encontrar produtos de origem desconhecida pela internet. 

 

Novidades 2017

Março começa com tudo. Tem nova picape Nissan Frontier, Honda HR-V e Corolla 2018 reestilizado. Tudo isso na primeira quinzena do mês.

 

Auto Motor 2017

Novas vinhetas e uma surpresa que deverá agradar ao mercado. Pode apostar que conseguiremos muito mais telespectadores e resultados na temporada que começa no próximo mês. 

 

GM novidades

Nada de facelift no Spin por enquanto. O que vem por aí em maio é a S10 flex. A Chevrolet promoveu encontro com concessionários para falar de 2017 e, em off, deu sinais da chegada do sucessor do Captiva, o Equinox, para o fim do ano.

 

Encontro

Às terças na Antônio Falcão, Imbiribeira, próximo ao pontilhão do metrô, encontro de venda de peças e comercialização de Fuscas organizado por Julio Valença.

 

 

(foto: Rodolfo Buhrer/La Imagem/Renault)
(foto: Rodolfo Buhrer/La Imagem/Renault)
Captur
Promete ser páreo duro para a concorrência no segmento dos compactos. Principalmente quando chegar o modelo 1.6 automático CVT no próximo semestre. A Renault começa a ofertar o SUV a partir do próximo mês no 1.6 mecânico e no 2.0 automático. Carro foi capa da nossa superedição. 

 

 

 

 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação