Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 06/02/2017

Colunista fala sobre o novo projeto da Fiat, X6H


postado em 06/02/2017 09:10 / atualizado em 06/02/2017 11:18

O projeto X6H

Como a Fiat pretende voltar a crescer com volumes expressivos? Primeiro, depois da retirada de produção do Linea, Bravo e Idea, agora a meta é entrar na etapa de conquistar o proprietário do Onix, líder de vendas no país, assim como do HB20. Isso mesmo, vencer a Chevrolet e a Hyundai, que avançaram entre os compactos e não querem deixar o topo das vendas. Com um automóvel novo, por enquanto, conhecido como projeto X6H, que será lançado no próximo semestre (mas não estranhe se pintar na segunda metade de junho). O hatch, que será produzido em Betim, Minas Gerais, de uma só vez, assumirá a função de ser o ponto superior da referência para Palio e Punto entrando na faixa de preço do campeão da Chevrolet. O projeto ainda dará frutos no segmento dos três volumes, que se chama X6S e será, gradativamente, o sucessor do Grand Siena. O grupo FCA ainda insiste no câmbio automatizado (como opção) e os motores em evidência para escolha serão o 1.4 GSE com cerca de 100 cv e o 1.8 E.torQ ampliado com 140 cv e cerca de 20 kgfm de torque, além de caixa automática para a opção topo da gama. Uma renovação de mercado para os italianos que perderam a dianteira da praça e enfrentarão pela frente um titã prestes a acordar no setor. Leia-se a Volkswagen com a plataforma MQB que vai lançar Gol, "Voyage" e um SUV compacto em menos de 24 meses. Sem dúvida, teremos um ano melhor comparado a 2016 que foi algo semelhante ao fundo do poço para a indústria automotiva nacional. O setor, mola da economia nacional, promete dezenas de lançamentos e versões 2018, por exemplo, até o fim de abril, quando uma nova medição será feita a partir do resultado do primeiro quadrimestre de 2017. Vamos esperar, torcer e trabalhar para enxergar a compra certa e o melhor custo-benefício para sua garagem.

 

 

 

Plataforma
Novo Seat Ibiza lá na Europa antecipa o futuro hatch da Volks. Com dimensões maiores comparadas ao Gol, carro adota plataforma MBQ 40. O porta-malas é maior (são 355 litros, contra 285 litros) atuais. Preços devem subir para o patamar do Fox, que deverá sentir a mudança do mercado e abrir espaço para o up! 2018.

O primeiro
No TopNight da Mercedes-Benz, quarta-feira em São Paulo, o grupo  ewLand confirmou a venda exclusiva do GT-R na casa do milhão de reais para Fortaleza.


Autoline
Maria Tereza e André Almeida, da Honda Pernambuco, reforçando o segmento dos seminovos de qualidade a partir das ações na nova loja da BR-232, região do Curado.

Acerto
O Gol Track é o melhor modelo dessa atual geração. Compacto e bem completo o carro imprime a nova assinatura frontal da Volks.

Vem aí
O up! 2018 e uma legião de fãs do compacto, principalmente na linha TSi, estão ansiosos para ver as mudanças visuais já implementadas no carro europeu. O ganho do painel foi dos bons. Quanto ao visual, um leve é importante facelift.

Panamera
No próximo dia 16, em São Paulo, a Porsche faz o lançamento oficial no Brasil do Sport sedã de alta performance e alto luxo, claro. Recife foi uma das primeiras cidades do país e receber o modelo e a emplacar também.

Edge

Tércio Lopes, diretor da América Ford, pilota o programa de testes entre VIPs do novo crossover Edge. Reestilização ficou no ponto e o carro, que poderia custar só um pouco menos, ficou primeira. Gostei do que vi nas ruas.

Dia 17

Encontro o novo Discovery pelas estradas de Los Angeles. O lançamento mundial do lendário SUV promete ser uma das maiores expedições registrada pelo grupo Jaguar Land Rover.

Crossover chinês

Jac prepara terreno para novo crossover, com previsão de chegar em junho. O T40 será o menor utilitário da marca, com a mesma mecânica do T5, motor 1.5 de 127 cavalos e câmbio manual. Preço do crossover está guardado a sete chaves.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação