Estado de Minas VENDAS

Entenda como negociar a revenda do seu veículo

Vender o carro para as concessionárias pode ser vantagem para quem não tem tempo, mas o dono precisa se informar antes do negócio


postado em 12/12/2016 13:50 / atualizado em 12/12/2016 14:49

Vender o próprio veículo requer atenção no preço sugerido pelo comprador. Pesquise tabelas de mercado (foto: Amanda Oliveira/Esp DP)
Vender o próprio veículo requer atenção no preço sugerido pelo comprador. Pesquise tabelas de mercado (foto: Amanda Oliveira/Esp DP)
 

 

Uma velha máxima conhecida é a de que vendedor bom é vendedor que tem lábia. Alguns profissionais tornam a filosofia em prática usando de boa fé, outros nem tanto. Mas, independentemente da índole de terceiros, para sempre fazer um bom negócio é importante está bem informado. Quando a troca é em relação ao automóvel, os especialistas alertam que valorizar e ter consciência dos preços que o atual veículo tem para não existir problemas posteriores com o negócio são detalhes importantes.

 

 

Vender o carro para as concessionárias pode ser vantagem para quem não tem tempo, mas o dono precisa se informar antes do negócio(foto: João Velozo/Esp DP)
Vender o carro para as concessionárias pode ser vantagem para quem não tem tempo, mas o dono precisa se informar antes do negócio (foto: João Velozo/Esp DP)

 

O estudante Gabriel Vasconcelos alega que quase trocou o seu veículo por um que já não funcionava muito bem devido à persuasão dos vendedores. “Por pouco não comprei um automóvel que já tinha caído em um córrego, que já teve problemas no motor”. Contudo, ele alega que esse caso foi único e isolado, quando comparado a muitos contatos que já teve com vendedores de automóveis. Diretor da JBS e no ramo de compra e venda de veículos há 30 anos, Saulo Galvão resume o caso: “Quando encontro algum defeito no veículo, eu falo e faço a oferta. “Quando avaliamos um carro que teve o capô ou o para-choque repintado, já diminuímos o valor da compra porque entendemos que aquela peça já foi danificada”, completa.

Também faz parte do jogo da negociação bater o pé num valor mínimo e saber dizer não, sobretudo quando se tem um bom produto nas mãos. “Levei a uma concessionária meu Uno Mille 2009, que na época saía por R$ 17 mil, mas acabei vendendo ele por R$ 13 mil por persuasão do vendedor”, diz o estudante Vasconcelos.

Fique por dentro

  1. Se informar em relação a cor do veículo.
  2. Vender o carro pelo ano do modelo e não pelo ano de fabricação
  3. Edições especiais de modelos não devem ser desvalorizadas
  4. Acessórios que não são itens de série dificilmente influenciam o valor da compra
  5. Decidir o valor mínimo do negócio é primordial para evitar atropelos

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação