Com autonomia de até 533 km, o conceito Budd-e é o primeiro modelo da Volkswagen baseado na sua nova matriz tecnológica para veículos elétricos. Em apenas 30 minutos a bateria pode ser recarregada em 80%, que funciona tanto pela ligação em uma tomada de força quanto por carregamento indutivo.
Utilizando o sistema de controle por gestos, até mesmo para abrir as portas, o conceito abre mão de todos os botões. Os espelhos retrovisores foram substituídos por telas digitais. Os bancos do motorista e do passageiro da frente ficam em cima de um piso de madeira. Se o passageiro da frente quiser conversar com alguém atrás, existe a possibilidade de rodar o banco. O assento é equipado com um cinto de segurança integral. Os passageiros de trás contam com um monitor de 34 polegadas.
O modelo possui dois motores elétricos, um dianteiro e um traseiro, e uma bateria com capacidade energética de 92,4 kWh. O propulsor dianteiro é responsável por gerar 100 kW (136 cv) e 20,4 kgfm de torque, já o traseiro entrega 125 kW (170 cv) e 29,6 kgfm de torque. Unidos a potência total fica na casa dos 225 kW (306 cv). O sistema de tração integral permite o carro atingir a velocidade máxima de 180 km/h.
As dimensões do veículo são 4,6 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,8 metros de altura e 3 metros de entre-eixo.