Respeite o limite de velocidade! É importante começar a matéria desta forma, pois vamos falar sobre carros que gostam de sentir o pé do motorista no pedal da direita. A evolução tecnológica possibilitou que as ruas brasileiras recebessem automóveis voltados para quem gosta de acelerar. Agora é possível sair da concessionária com uma máquina que chega fácil aos 200 km/h, sem ter que gastar um fortuna em um esportivo. Mas lembre-se que que, no trânsito, a prudência é a chave da segurança.
Golf GTI
A partir de R$ 114.990
O modelo alemão chega a impressionantes 237 km/h.
O GTI passou por mudanças no começo do ano, o que acabou elevando seu preço. Agora nacional, o top dos Golfs manteve a suspensão multilink e ainda herdou o motor 2.0 TSI a gasolina de 220 cv de potência
e 35,7 kgfm de torque - além do câmbio DSG de seis marchas. Com isso, o ícone da Volks vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos. Trata-se do carro mais rápido (em aceleração) de nossa seleção. E não é o mais caro.
Ford Focus
Entre R$ 78.900 a R$ 95.900
Equipado com motor 2.0 de 178 cv e torque de 21,5 Kgfm, a versão Fastback do Focus tem a proposta esportiva para quem não pode pagar por um Fusion. O sedã médio acelera muito bem e ainda é eficiente no consumo. Apesar de ser montado na Argentina, o modelo da Ford tem o propulsor fabricado no Brasil e pode chegar aos 208 km/h.
Peugeot 308 THP
R$ 73.744
O hatch francês têm três opções do motor no Brasil, sendo a 1.6 THP a mais veloz, podendo alcançar os 215 km/h. Disponível na versão Griffe, o propulsor turbinado tem 173 cv de potência e é acoplado a um câmbio automático de seis velocidades. É nessa versão que o “leão” vem com bancos de couro, sensor de estacionamento também na dianteira e câmera de ré.
Fiat Bravo T-Jet
R$ 78.490
Desde o Tempra Turbo, nos anos 1990, e do Marea Turbo, nos anos 2000, a Fiat sempre figura no topo do ranking dos carros nacionais mais velozes. O melhor colocado da marca italiana no momento é o hatch médio Bravo T-Jet. O modelo é equipado com um motor 1.4 turbo de 152 cv, que permite o carro alcançar a boa marca do 206 km/h com um belo ronco saindo do motor.
Audi A3 2.0
R$ 147.990
O modelo mais vendido da Audi no Brasil ganhou o motor 2.0 turbo de 220 cv. Ele vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e tem a assustadora velocidade máxima de 250 km/h. O sedã oferece, de série, teto solar elétrico, ar-condicionado digital dual zone, faróis bixenônio com leds e acendimento automático, sensor de chuva, faróis de neblina e rádio MMI.
Citroën C4 Lounge THP
R$ 89.990
Equipado com o mesmo motor do Peugeot 308 THP, o 1.6 turbo de injeção direta, o sedã da Citroën anda mais forte, conseguindo alcançar 214 km/h. O modelo tem potência de 173 cv na versão a álcool e 166 cv com gasolina, o torque de 24,5 kgfm chega bem cedo, a 1.400 rpm nas duas opções de combustível.
Chevrolet Cruze
Entre R$ 96.990 e R$ 107.450
Um dos últimos a entrar para o seleto time de turbinados no Brasil foi o sedã médio da Chevrolet. O modelo agora é equipado com o motor 1.4 turbo de até 153 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em pouco menos de 9 segundos. A marca não divulga a velocidade máxima, mas não deve ficar abaixo dos 200 km/h.
BMW 320i
Entre R$ 141.950 e R$ 203.950
Desde outubro de 2014, o modelo mais vendido da BMW no mundo passou a ser produzido no Brasil. A nacionalização não fez com que o bávaro perdesse um de seus atributos, que é a velocidade. O sedã da Série 3 foi o primeiro carro montado pela fábrica no país e é equipado com um propulsor 2.0 de 184 cv que pode chegar aos 235 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos. É o mais caro de nossa seleção, mas também podemos incluir nele a grife da BMW, que é capaz de deixar o prazer de dirigir rápido e com segurança ainda mais refinado.