Estado de Minas COLUNA

Veja os destaques de Jorge Moraes de 05/06/2016

Colunista fala sobre o mercado automotivo e apresenta as novidades da semana no mundo dos veículos


postado em 06/06/2016 11:23 / atualizado em 06/06/2016 11:20

Prudência

Enfrentar um dia chuvoso, como o último 30 de maio, exigiria cuidados básicos do motorista com o veículo e as ruas, algumas transformadas em verdadeiras hidrovias. Nada de encarar trechos desconhecidos como primeira regra. Nada de acreditar que seu veículo poderia vencer, sem consequências, um alagamento fora do padrão com águas passando da metade da caixa de rodas (em alguns casos na ponta dos capôs). A madrugada sinalizava como seriam as primeiras horas daquela segunda-feira, com aviso de maré alta e tudo alagado. Picapes médias, SUVS de grande porte e utilitários sofreram menos. Até perderam placas, mas conseguiram vencer (a maioria) os primeiros obstáculos do dia. Automóveis mais baixos foram vítimas, com vazamento pelas borrachas das portas, do famigerado calço hidráulico (motor batido), provocado muitas vezes pelo excesso de valentia do dono ou marolas nascidas pelas passagens de ônibus. O caos poderia ser evitado? Em alguns casos, sim. Pense um pouco mais da próxima vez porque alguns reparos mecânicos podem custar de R$ 4 mil a R$ 8 mil para os veículos “populares” e cinco a 15 vezes mais para importados de luxo.


Automotor
Especial direto da Europa, de Montenegro, na região dos Bálcãs. Gravamos o novo Jaguar F-Pace em suas três versões, que chegam a partir de setembro ao país. É neste domingo, às 10h, na TV Clube/Record.

Troca de ponto
O ponto de venda da América Ford, da Avenida Domingos Ferreira, foi substituído pela loja de seminovos Auto Parvi, do mesmo grupo. O estoque da concessionária foi transferido para a revenda de Boa Viagem.

Boa largada
A Nissan largou bem com o novo Sentra, reestilizado e rejuvenescido. O que chega, vende. No Recife e região metropolitana, Disnove e Eurovia representam a marca japonesa que se prepara para receber Versa e March com câmbio CVT.

Renegade
Para reflexão da engenharia da Jeep, que poderia estudar um reposicionamento da tomada de ar relativamente baixa, na parte inferior do para-choque. Quem opta por um Jeep, não compra uma lancha para enfrentar um dia de chuva, como o da segunda-feira 30 de maio, mas, no mínimo, acha que está adquirindo um veículo mais “alto” e bravo.

Prius
A Toyolex vai reposicionar setores porque se tornou concessionária modelo no país. O vice-presidente do grupo, Breno Schwambach trabalha com o diretor de operações, Marcelo Ferreira, para construir o espaço híbrido para o novo Prius, que será lançado nesta segunda-feira, em Brasília, e o CT200 da gama Lexus.

Peugeot 208
A melhor edição do compacto produzida pela PSA no Brasil. Gostei do que conheci e o motor 1.2 tricilindrico de 90 cv, além de ser justo, não desaponta nas retomadas urbanas. Seu visual é um capricho.

Receptivo
Paulo Figueiredo Jr, presidente do grupo Via Sul, recebeu neste sábado, na sede da Grand Via Ford, o novo gerente geral de vendas da montadora, Antônio Baltar, que está de volta ao segmento automotivo e promete mudanças de processos.


Sportage no dia 22
A Kia do Brasil, que já mostra o novo Sportage em novela de televisão, vai lançar o carro para o mercado entre os dias 22 e 23, véspera de São João no Nordeste. O utilitário-esportivo deverá ser disputado pelo nível de elegância da carroceria. Vamos esperar o preço...

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação