Estado de Minas COLUNA

Veja os destaques de Jorge Moraes de 24/04/2016

Colunista fala sobre o mercado automotivo, as novidades da semana no mundo dos veículos e os dois lados da história sobre peruas


postado em 25/04/2016 12:01

Três carros em um ano
O FCA Group irá na próxima semana, através da comunicação do polo automotivo de Goiana, falar dos números da fábrica Jeep que nasceu como a mais moderna do grupo. No dia 28 ela completa um ano. O paulistano, meio alemão, Stefan Ketter, presidente da empresa no Brasil, agora mais simpático, com rosto de felicidade, brinda com o time os resultados do Renegade e Toro. Ketter planeja agora, depois de lançar também o Mobi, feito em Betim, a chegada do crossover Compass e do ingresso do motor 2.0 Tigershark. O mais novo produto global Jeep será destaque no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, mas que deverá estar um pouco antes nas revendas com uma estratégia de lançamento que remete ao pensamento do líder: infinitas possibilidades. Goiana está em alta e sua capacidade de produção está perto de ser incrementada.  

Durango
A Dodge virou o novo alvo do grupo FCA para o conhecido bônus de fábrica e passou a oferecer vantagens, principalmente para o grandalhão Durango. A marca é vendida na rede CJDR (Chrysler, Jeep, Dodge e Ram), no Recife pela Sael.

Jaguar F-Pace
Lançamento acontece nesta segunda-feira 25 em mais um completo test drive do grupo JLR (Jaguar Land Rover). Novo SUV também será oferecido com a nova geração de motores a óleo do grupo.

Auto Motor
Programa mostra nossa experiência a bordo do novo Porsche 911 no autódromo de Velo Cità, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Tem também impressões da nova Ranger. É domingo às 10h, na TV Clube/Record.

O EcoSport 2017
Vai colocar no mercado o motor 1.5 da família Dragon saindo de cena o 1.6 Sigma. O propulsor aspirado é de três cilindros e o modelo não chegará com a proposta turbo com o EcoBoost.

Balcão da Porsche
Quem duvidava da operação ou até mesmo do volume de vendas da marca alemã para a região terá que rever seus conceitos. Marcelo Miranda, ex-grupo Parvi, tá sentindo o gosto do balcão e das encomendas. Carros chegam para o show room a partir da próxima semana. Loja está aberta em regime soft open.

Agora vai
O primeiro Nissan compacto, imponente e bonito de verdade está chegando. O crossover Kicks terá suas primeiras unidades importadas do México, quando em seguida estará sendo produzido na planta de Resende.

Os dois lados da história

As peruas
A Jaguar anunciou que não investirá mais em peruas. Notícia relevante que leva em consideração a chegada do F-Pace. O crescente mercado global de SUVs vem encolhendo a participação das elegantes stations.

No Brasil
Não será diferente quando a Volkswagen com Space Fox e Fiat com a Weekend, por exemplo, lançar em 2017 seus SUVs compactos. Há dez anos os clientes trocaram as peruas pelos monovolumes e agora pelos crossovers urbanos.

HR-V
A Honda, que praticou nos últimos meses dois salgados aumentos de preços em cima do crossover mais vendido do Brasil, já manda dois mil carros a mais que o Jeep Renegade. Os números mostraram média de 6 mil unidades contra 4 mil. O HR-V topo da gama custa incríveis R$ 100 mil.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação