Estado de Minas COLUNA

Veja os destaques de Jorge Moraes de 17/04/2016

Colunista fala sobre o mercado automotivo, as novidades da semana no mundo dos veículos e os dois lados da história sobre motocicletas


postado em 18/04/2016 11:57

Páreo turbo
A Volkswagen trouxe emoção ao up! com o motor TSi. O 1.0 de 105 cavalos de potência, que permite diversão ao volante, e transforma o compacto em uma “espécie de esportivo” mais em conta. A Hyundai seguiu os passos e também pegou o seu três cilindros e turbinou o propulsor para dar mais energia ao HB20 1.0 tornando o carro, que aparece como um dos mais desejados automóveis compactos do país, uma outra bala. Mas esse crescimento da turma da turbina não para por aí. A Volks tem novos planos e a Ford vai lançar o Fiesta, que promete ser o mais forte de todos. Você poderá perguntar se é tendência ou os fabricantes estão somente ampliando o leque de ofertas para o cliente do veículo de baixa cilindrada? Tendência que surge como referência de esportividade econômica porque carro 1.0 de pouca força é coisa do passado. As versões atuais já são bem significantes, a Peugeot que optou por uma litragem maior 1.2 fez uma aposta que se torna sensata também tendo em vista o conteúdo que oferece.

Hyundai e Renault em Garanhuns
O grupo ADTSA dirigido pelo executivo Bruno Tude vai anunciar dois novos investimentos no setor automotivo. As concessionárias Renault e Hyundai HB em Garanhuns.

Honda usados na BR-232
Elpídio Martins, que conduz com Gilda, Maria Tereza e Cláudia Martins as concessionárias Honda Pernambuco, vai lançar inédita loja de seminovos na BR, sentido Caruaru, no Curado. Vai apostar no fluxo daquela área.

Auto Motor
Tem o novo Peugeot 208 com motor 1.2 (melhor acerto mecânico da Peugeot no Brasil), picape Ranger reestilizada e muito mais no Auto Motor Vrum que vai ao ar neste domingo, às 10h, pela TV Clube/Record.

Fiat Mobi
Tornará, no segundo momento, indeciso o consumidor que terá na mesma faixa de preço oportunidades entre o Uno e o Palio Fire. Passada a novidade do projeto, que é bem moderninho, vamos ver como fica o posicionamento. Achei que o preço fosse partir dos R$ 30 mil.

Mafra na Renault
Um dos principais executivos da indústria automotiva e dono de uma legião de amigos na Fiat, onde trabalhou por muitos anos, César Mafra, ingressa para atuar no regional da francesa Renault, que abriu os olhos para a região e entendeu a importância da representação local.

Lexus
Marcelo Ferreira, diretor da Toyolex, recebeu representantes da Toyota durante a semana definindo processos como a estratégia para a Lexus em 2016 e a chegada do Etios automático já a partir da próxima semana.

Os dois lados da história

Scooter

A Yamaha partiu para cima da Honda com seu novo scooter de 160 cc. Segmento deveria despertar maior atenção por parte do público que procura mobilidade com elegância. No Velho Continente, as pequenas motos são “donas do espaço” nos grandes centros.

O que falta?

Na minha opinião, o de sempre. Respeito no trânsito, na convivência entre motocicletas e veículos maiores. Respeito dos usuários de ciclomotores. Ninguém deve costurar manobras e promover a insegurança. Falta também mais fiscalização e punição para os infratores.

Kicks 2 de maio
A Nissan partiu para cima depois de anunciar o March e Versa com câmbio CVT e largou o convite para apresentar o carro da Olimpíada. A marca é patrocinadora oficial dos jogos do Rio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação