O mercado de automóveis nacional teve um mês de fevereiro difícil em relação às vendas. Com a atual crise econômica associada ao período carnavalesco, que tradicionalmente é fraco, a grande maioria dos carros teve cerca de 40% de retração em comparação ao mês de fevereiro de 2015. As motocicletas também perderam espaço: produção e vendas recuaram em mais de 30%. Os dados foram divulgados pela Fenabrave e Abraciclo.
Contrariando a crise, a Toro, recém-lançada pela Fiat, disparou nas vendas e já ocupa a quarta posição do ranking das picapes, com 1.117 veículos vendidos em menos de um mês que está no mercado. Já as picapes S10, Saveiro, Montana e L200 tiveram cerca de 50% de diferença nas vendas de fevereiro deste ano comparado com o mesmo período de 2015.
Com as motocicletas, a retração se repete. No varejo, a média diária de comercialização é a menor em 11 anos. A fabricação recuou 6,5% em fevereiro, totalizando 71.057 unidades, contra 75.959 registradas em janeiro. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, houve uma queda de 35,9%. O mercado espera resultados melhores em março.