São Paulo (SP) - A vigésima edição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, acontece em meio a um cenário de incertezas na economia. O reflexo disso é a própria feira, que é bienal, e sempre palco de boas novidades, que abriu apenas com duas montadoras, a Volvo e a pouco conhecida DAF. O setor de transporte sofreu uma queda significativa em relação ao ano passado que influenciou grandes marcas a ficarem de fora do evento, a exemplo de Mercedes-Benz, Ford, Hyundai, Iveco, MAN e Scania.
A baixa adesão é explicada pelas análises de investimento e retorno que a Fenatran proporcionaria, levando em conta as limitações de compra impostas pela elevação das taxas de juros e restrições de financiamento.
Apesar da retração, a Volvo ocupou um estande de 4 mil metros quadrados, onde apresentou o novo FH com o sistema suspensor 6x4. Recém-lançado na Europa, o sistema permite desativar e elevar o segundo eixo de tração, melhorando o consumo. Outra novidade apresentada pela marca foi o Dynafleet, sistema de gerenciamento de frota, que conta com funcionalidades para aumentar a produtividade dos caminhões, controle de motoristas e ajuda na economia de combustível. Contudo, a montadora aproveitou o evento para confirmar um aumento de 8% nos preços de toda a sua linha de caminhões no próximo ano, para compensar os prejuízos.
A DAF foi outra exceção que marcou presença na feira e também planeja reajuste nos preços em janeiro de 8% a 10%. A montadora Holandesa, no Brasil desde 2013, apresentou o CF85. O extrapesado, produzido em Ponta Grossa (PR), estreia em versões 4x2 e 6x2, com duas opções de cabine, é equipado com motor Paccar de 12,9 litros. A DAF apresentou também mais novidades do XF105, que passa a contar com mais opcionais e cabine maior, com 2,10 m.
Informações:
www.fenatran.com.br
*Viajou a convite da Anfavea