Estado de Minas COLUNA

Na coluna do dia 15/11, Jorge Moraes comenta o desempenho do setor automotivo em 2015

Novo Civic chegará ao mercado no segundo semestre de 2016; Planta de itirapina (SP) produzirá Honda Fit


postado em 16/11/2015 12:14

Mais por menos

Espere. Não acabou ainda. O ano só vai terminar na segunda quinzena de dezembro, antes do Natal, aí sim vai entrar o processo de saideira de 2015, com o mercado contabilizando o ano que deverá ser esquecido, em matéria de resultado com prognósticos chegando perto dos 30% menos em relação a 2014, claro. Mas todos que dizem que 2016 será um terror, eu ainda penso o contrário porque em algum momento alguém vai falar a "palavra mágica" e arrumar o setor, consertar a economia e trazer de volta o índice positivo de confiança do consumidor com a retomada do emprego. Com o stop na crise política, de honestidade em falta. Dezembro vai terminar quente com lançamentos e promessas, com festival de ofertas para o fechamento do número. Oportunidades são preparadas nos bastidores das montadoras e importadores. Vão tentar tudo, pode anotar, e aquele que for "fisgado" pelo anzol da publicidade fará um bom negócio. Ouvi isso de fontes em São Paulo ligadas ao mercado automotivo. Eles precisam reinventar o setor, precisarão nascer de novo se for necessário para tornar a frase dita à nossa equipe, por Carlos Ghosn, em 1997, em Paris. "Vocês verão lá na frente. Todos terão que oferecer mais por menos. Mais por menos de verdade". PS: Ghosn é brasileiro, de Porto Velho, atual presidente da aliança Renault-Nissan e o executivo mais importante do setor automotivo mundial. Na época era diretor vice-presidente da Renault e tinha passado pela diretoria geral da América do Sul da Michelin.

Audi A3 nacional
O motor 1.4 TSi é excelente mas a suspensão muktilink na traseira faz falta e como! A rodagem maior ficou legal e visualmente top. Outro ponto que lamento é o câmbio, agora Tiptronic, de pouca emoção. Pronto: a ideia é traduzir o elegante sedã compacto em poucas palavras.

E a Mitsubishi?
Tá devendo a nova e moderna Triton. A nova picape já poderia começar a ensaiar sua chegada à rede autorizada que vive da corrida pelo novo Outlander.

Auto Motor
Tem GT-R Nismo direto de Oppama, no Japão. Dirigimos o Godzilla preparado como nunca. Veja também a nova picape Hilux neste domingo às 8h30 na TV Clube/ Record, vice-líder de audiência.

Espera desnecessária

A falta de peças de reposição está associada à falta de gestão e também fôlego financeiro da concessionária que por outro lado não exige ou não pode exigir do importador ou montadora uma entrega rápida em até 48h. Esperar faz parte do processo desde que seja uma espera responsável.

Usado bom
É usado novo. O movimento em torno do seminovo premium é real e tem circulado pelos pátios de lojas especializadas e capitalizados para receber e vender bons produtos. Quem apostou na fatia e continua investindo nela está se dando bem.

Saindo do forno

 

(foto: Carlos Nunes/divulgação )
(foto: Carlos Nunes/divulgação )
 

 

O leitor e também lojista, Carlos Nunes, mandou esse flagra para meu Instagram @jorgemoraes e centenas de curtidores viram a foto que revela a picape Toro envelopada e pronta deixando o Polo Automotivo Jeep de Goiana.

E o novo Civic

Com o agradável motor 1.5 turbo, que tive oportunidade de provar no Japão, chegará ao mercado no segundo semestre de 2016. Acho que meio longe para a marca que decidiu dar um tempo e não colocar a nova fábrica de Itirapina, interior de São Paulo, para funcionar.

Itirapina (SP)
Produzirá o Fit. Os investimentos somaram R$ 1 bilhão e com a nova fábrica a Honda dobraria a sua capacidade produtiva no país de 120 mil veículos para 240 mil veículos. Abrir espaço para Sumaré creio, que somente com o novo Civic. Fábrica está perto do limite.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação