Estado de Minas

Kia anuncia a vinda do Soul EV para o Brasil após redução de alíquota

Modelo já é homologado no Brasil e utiliza materiais de base biológica


postado em 29/10/2015 13:56

Depois do anúncio de alíquota zero na importação de veículos elétricos, a Kia anunciou finalmente a vinda do Soul EV. O utilitário é o primeiro da montadora sulcoreana a ter a tecnologia ecofriendly, com zero emissões de poluentes.


Os atuais 35% de imposto são reduzidos para 0%, 2%, 4%, 5% ou 7%, a depender da eficiência e do tipo de veículo. A resolução 96 da Câmara de Comércio Exterior (Camex) contempla, neste primeiro momento, apenas carros de passeio, mas ônibus e comerciais leves, em breve, deverão ser incluídos.

 

Agora, a expectativa da Kia e de outras montadoras é da redução da alíquota do IPI (atualmente variando de 25% a 7%) nos veículos 1.0, que são menos poluentes dos que outros motores. “Do ponto de vista tecnológico e ambiental, o Soul EV traduz uma tendência mundial por automóveis mais limpos. Podemos contribuir mais com a frota circulante de veículos elétricos no Brasil”, analisa José Luiz Gandini, presidente da importadora.

 

Modelo tem uma autonomia média de 199 km e conta com duas tomadas padrões atrás da porta deslizante na grade dianteira(foto: Kia/ Divulgação)
Modelo tem uma autonomia média de 199 km e conta com duas tomadas padrões atrás da porta deslizante na grade dianteira (foto: Kia/ Divulgação)

O carro
O Soul EV já é homologado no Brasil e utiliza materiais de base biológica. O modelo tem uma autonomia média de 199 km e conta com duas tomadas padrões atrás da porta deslizante na grade dianteira, sendo uma de carregamento rápido (480 v). O tempo de recarga varia, podendo ser 24 horas (numa bateria totalmente descarregada, utilizando uma tomada 120V) e até menos de cinco horas (numa tomada de 240 V). Mas numa urgência, os 80% de carga da bateria podem ser alcançados em menos de 33 minutos com a saída 50 kw.

 

O intervalo de autonomia (quando descarregar, e agora?) é resolvido graças a uma bateria de íon-lítio com boa capacidade energética.

 

O sistema de frenagem regenerativo captura até 12% da energia cinética do carro. Com tração nas rodas dianteiras, o Soul EV traz um motor que atinge velocidade máxima de 145 km/h e um torque de 29 kgf.m.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação