Estado de Minas LANÇAMENTO

Nova geração do Kia Sorento

Montadora renovou o visual do seu utilitário, que desembarca no Brasil em versão única, assim como o irmão Carnival


postado em 05/10/2015 12:07

São Paulo (SP) - A Kia esquece a crise brasileira e atualiza dois modelos de luxo, o utilitário Sorento e a van Grand Carnival. Os modelos chegam ao mercado na sua terceira geração. Ambos disponíveis em versão única de acabamento. As novidades desembarcam enquanto a montadora sulcoreana aguarda os carros virem do México para aumentar a competitividade, já que atualmente a cota de importação e preço elevado são entraves.

 

Frente do Sorento possui novos faróis com facho direcional adaptativo e grade maior (foto: Kia/Divulgacao )
Frente do Sorento possui novos faróis com facho direcional adaptativo e grade maior (foto: Kia/Divulgacao )
 

 

O jipão Sorento vem totalmente redesenhado para brigar Land Rover Discovery Sport, Grand Santa Fe. Seu motor é o V6 de 3.3 litros que gera 270 cavalos de potência a 6.400 rpm. Para os interessados, o modelo já se encontra nas concessionárias no valor de R$ 183.900.

Novos recursos foram acrescentados para facilitar o dia a dia do motorista, como: detecção de ponto cego (que avisa ao condutor que existem veículos se movendo próximo ao carro e que podem não estar visíveis nos retrovisores), como também sistema de abertura do porta-malas por aproximação.

A montadora investiu em sofisticação e conforto no interior, além de ampliar as dimensões. O comprimento aumentou 95mm passando para 4.780 mm, a largura ganhou mais 5 mm, com 1.890 mm, e na distância entre-eixos, o carro cresceu 80 mm. Apenas a altura ficou 15 mm mais baixa, 1690 mm (para isso os encostos de cabeças foram reposicionados garantindo espaço para os ocupantes).

O conjunto segue o DNA do modelo: capô longo, teto baixo e linha de cintura elevada. A frente do Sorento possui novos faróis com facho direcional adaptativo, assim como uma grade maior “face de tigre”, com um padrão tridimensional diferenciado. Na traseira, destaque para a introdução de novas técnicas de fabricação de solda a laser, inseridas pela primeira vez em um modelo Kia.

 

Motor é o V6 de 3.3 litros, que rende 270 cavalos(foto: Kia/Divulgacao)
Motor é o V6 de 3.3 litros, que rende 270 cavalos (foto: Kia/Divulgacao)
 

 

A suspensão tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira continua totalmente independente, mantendo a mesma estrutura do anterior, porém com modificações. Na traseira o apoio à suspensão tem buchas maiores para melhor isolá-los a partir da cabine, enquanto os amortecedores estão maiores e montados verticalmente atrás da linha de eixo, melhorando o controle de movimento da carroceria.

No interior é onde encontramos algumas melhorias mais significativas. O painel de instrumentos está maior. A cabine mais luxuosa com materiais de qualidade e os detalhes em couro que deixaram o Sorento mais requintado e com um charme a mais. A bordo, a transmissão automática é de seis velocidades com opção de troca sequencial e sistema de condução ECO drive/sport e normal.

Carnival restrito

 

Carnival traz mesma motorização do Sorento (foto: Kia/Divulgacao)
Carnival traz mesma motorização do Sorento (foto: Kia/Divulgacao)
 

 

Com a mesma motorização do Sorento, o Carnival chega ao Recife apenas sob encomenda com poucas mudanças no design. A principal diferença da van em relação à segunda geração é o conjunto de rodas aro 18 polegadas. Na capota, dois tetos-solares que abrem. A porta traseira tem abertura elétrica, assim como a tampa do porta-malas. O preço é alto e o consumidor precisa pagar R$ 244.900.

*Viajou a convite da Kia

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação