Estado de Minas

Chevrolet lança sistema com conectividade no Cruze 2016

General Motors disponibiliza concierge virtual 24 horas por dia acionado do retrovisor do carro


postado em 01/10/2015 10:28 / atualizado em 01/10/2015 10:40

Luciana Eldorff// Especial para o Diario*
veiculos.pe@dabr.com.br

São Paulo (SP) - Já imaginou enquanto você dirige, seu carro falar com um atendente por um sistema conectado com o automóvel, dando informações sobre qual o melhor caminho seguir, indicações de restaurantes ou informações sobre o clima? Tudo isso já é possível em tempo real. Vivemos a era da interatividade, onde os smartphones são praticamente uma extensão do nosso corpo. É nesse contexto que a GM traz uma tecnologia que promete revolucionar e personalizar a nossa forma de se relacionar com o carro.  
O OnStar é um sistema que conecta o motorista a uma central que oferece vários serviços. A tecnologia chega ao Brasil primeiro no Cruze 2016, mas deve ser implementada em outros modelos da marca. Ela já existe há 19 anos e foi adaptada para o consumidor brasileiro.


Tecnologia chega ao Brasil primeiro no Cruze 2016, mas deve ser implementada em outros modelos (foto: Chevrolet/ divulgação)
Tecnologia chega ao Brasil primeiro no Cruze 2016, mas deve ser implementada em outros modelos (foto: Chevrolet/ divulgação)

Esqueça os sistemas de conectividades comuns. Apertando um botão no espelho retrovisor, é possível conectar-se a uma central que oferece serviços de segurança, emergência e navegação. Uma das funções mais interessantes do sistema é o serviço de concierge, que coloca o motorista em contato com um atendente. Este oferece informações da melhor rota, situações de tráfego, além de encontrar e reservar restaurantes. Lembrando que o motorista está falando com uma atendente, não com gravação ou informações pré-programadas.


Como funciona
Testamos o Cruze com o OnStar em Campinas (São Paulo) e logo no começo do test drive acionamos o atendimento no retrovisor. O retorno foi rápido. Durante todo caminho recebemos informações sobre o clima, restaurantes próximos e programações da localidade. Mas não é só isso: o atendimento também pode fazer ligações para outras pessoas e até marcar uma consulta, por exemplo.
(foto: Ações como travar as portas ou acionar a buzina não necessitam mais de uma distância mínima, apenas é preciso ter o aplicativo)
(foto: Ações como travar as portas ou acionar a buzina não necessitam mais de uma distância mínima, apenas é preciso ter o aplicativo)

Segurança
Imagine a situação: uma pessoa da sua família pede que você telefone assim que chegar ao seu destino. Você liga para o atendente, informa o telefone de contato e pede para ele acompanhar seu percurso. Quando você chegar no local, o sistema se encarrega de fazer a ligação. A central funciona 24 horas durante todos os dias da semana. A ligação é grátis.  
Com o sistema, dúvidas como “será que travei o carro?” ou “onde eu estacionei?” serão resolvidas através do aplicativo no celular. Ações como travar as portas ou acionar a buzina não necessitam de uma distância mínima. Também é possível acessa o OnStar  pelo computador.   
Em caso de acidente, o botão de emergência pode ser acionado e o sistema entra em contato com o Samu. Mesmo que o botão não tenha sido acionado, mas se os airbags forem inflados ou o cinto sofrido impacto, a localização é repassada para o resgate. Caso o motorista vá passar por algum lugar desconhecido, ou algum trajeto perigoso é possível acionar o concierge para fazer ligações de tempo em tempos para verificar se está tudo bem.

Pais&Filhos
Essa função vai ser de extremo interesse para pais de filhos jovens, na hora de emprestar o carro. Usando o app pelo celular, o dono do veículo pode acompanhar a rota que o carro está seguindo e limitar uma velocidade máxima para o percurso. O OnStar será cortesia no Cruze durante 12 meses, o preço da renovação ainda não foi divulgado. O aplicativo já está disponível para Android e vai ser lançado para iOS no fim deste mês de outubro.

*Viajou a convite da GM

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