Estado de Minas LANÇAMENTO

XC90: Jipão provocador

SUV de sete lugares tem capricho nos detalhes e na tecnologia, como por exemplo o sistema de câmeras de 360 graus


postado em 08/09/2015 10:01 / atualizado em 08/09/2015 10:56

Dianteira revela muito sobre a nova identidade visual da Volvo (foto: Jorge Moraes/DP/D.A Press )
Dianteira revela muito sobre a nova identidade visual da Volvo (foto: Jorge Moraes/DP/D.A Press )
 

 

Serra do Rio do Rastro (SC)- O design atrai. A silhueta completa é generosa com os olhos e a identidade frontal revela o novo astral da Volvo, sem perder o lado clássico visto em doses homeopáticas e traços conservadores. Existe vida no lado vanguarda do modelo sueco.

No desenho, em minímos detalhes, faróis full LED e acredite que a trava de abertura do capô fica justamente na ponta do friso diagonal da grade para ser fácil e eficiente. O teto solar cobre todo o espaço da segunda fileira e detalhe: se o SUV perceber que o sol está interferindo na temperatura interna, o computador de bordo dá as ordens e fecha a veneziana.

 

O XC tem sete lugares (terceira fila real com conforto). Design limpo para ser contemplado, couro, a bandeira da Suécia como etiqueta no assento dianteiro, madeira a bordo e uma verdadeira sala de estar sem apertos. Porta-malas com 1.680 litros disponíveis para grandes viagens.

 

Alavanca do câmbio de oito marchas é curta e alinhada com a proposta de ser uma cabine executiva e espaçosa(foto: Volvo/Divulgacao)
Alavanca do câmbio de oito marchas é curta e alinhada com a proposta de ser uma cabine executiva e espaçosa (foto: Volvo/Divulgacao)
 

 

Versão mais completa Inscription com rodas 20 polegadas lê as faixas contínuas e dispensa que você utilize as mãos ao volante. No Brasil, eu não arriscaria em função das nossas estradas, mas deixe ligado porque os sinais de proteção do veículo são bem legais e funcionam para proteção dos ocupantes. Sensores a bordo também pré-tensionam os cintos de segurança prevendo até mesmo colisões como pequenos impactos. O modelo Momentum, de entrada, não oferece o mimo e tem rodagem 19.

Outros sensores permitem o estacionamento em vagas mais apertadas porque o automóvel conta com sistema de câmeras 360 graus. Tudo pode ser visto ao redor do jipão. O city safety previne a presença de veículos e pedestres alertando o condutor ou até mesmo parando o carro. A segurança é o ponto de partida. Dirigindo à noite, no modo farol alto, automaticamente o ajuste é feito para não ofuscar quem vem no sentido contrário.

 

Porta-malas é outro ponto de destaque, com 1.680 litros (foto: Jorge Moraes/DP/D.A Press )
Porta-malas é outro ponto de destaque, com 1.680 litros (foto: Jorge Moraes/DP/D.A Press )
 

 

Sensus connect
É uma espécie de tablet de nove polegadas no meio do painel. Tudo muito intuitivo. Os botões que ficam no volante e o head up display, que transmite as infos de navegação, são essenciais para condução. Só faltam algumas funções serem traduzidas para o português. O quadro de instrumentos digital é projetado na tela de 12 polegadas atrás do volante.

 E o sistema de som, senhoras e senhores, o melhor que já ouvi a bordo. São 19 falantes da Bower & Wilkins. O Volvo on call está à disposição do motorista para informar a qualquer momento que ele precisa de ajuda. Ajuda de qualquer tipo, até mesmo policial. O Carplay, da Apple, estará disponível para atualização no próximo ano.

*Viajou a convite da Volvo

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação