Estado de Minas DUPLA DA PESADA

Os modelos Honda CB 500X e CB 500F ganham modernizações na linha 2022

Ambos já foram lançados na Europa e devem desembarcar no Brasil, trazendo novos grafismos, freios com configuração atualizada e novas suspensões dianteiras


postado em 08/09/2021 17:21

A naked CB 500Ftem utilização voltada exclusivamente para o asfalto(foto: Honda/Divulgação)
A naked CB 500Ftem utilização voltada exclusivamente para o asfalto (foto: Honda/Divulgação)

 

A Honda apresentou no Brasil, em 2013, a trinca de modelos CB 500, composta pela esportiva carenada CBR 500R, a naked CB 500F e a aventureira CB 500X, equipadas praticamente com o mesmo conjunto mecânico, variando o figurino e ajustes técnicos para atingir três segmentos distintos. Produzidas em Manaus, Amazonas, e equipadas com motor de dois cilindros em linha de 471cm³, com arrefecimento líquido, além de quadro em tubos de aço, tipo diamond, freios e rodas com aro de 17 polegadas, passaram por modernizações em 2016.

 

Em 2020, receberam novas atualizações e também uma baixa. O modelo CBR 500R deixou de fazer parte da trinca para dar lugar à CBR 650R, mais potente, que, por sua vez, faz parte de outra família. Para 2022, a Honda anunciou novas atualizações nos modelos CB 500F e CB 500X para o mercado europeu, e que também devem desembarcar no Brasil, embora ainda sem confirmação. A linha de motos com motorização de 500cm³ faz parte de uma tradição (atualmente ignorada), na qual os modelos iam ganhando tamanho em uma progressão: 125cm³, 250cm³, 500cm³ e, depois, 750cm³.

Já a Honda CB 500X tem estilo aventureiro e é a campeã de vendas da família(foto: Honda/Divulgação)
Já a Honda CB 500X tem estilo aventureiro e é a campeã de vendas da família (foto: Honda/Divulgação)

A iluminação conta com luz de presença e LEDs mais potentes(foto: Honda/Divulgação)
A iluminação conta com luz de presença e LEDs mais potentes (foto: Honda/Divulgação)


NOVIDADES O modelo CB 500X, estilo aventureiro, é o campeão de vendas entre as três opções da antiga trinca que virou dupla. Porém, por sua utilização mista, tanto para o asfalto quanto para a terra, tem características próprias e diferenciadas. O motor de dois cilindros paralelos, com oito válvulas, ganhou novo radiador mais leve, mantendo a mesma base mecânica. Os mapas de injeção de combustível também foram modificados. A potência atinge 48cv a 8.600rpm e o torque máximo chega a 4,4kgfm a 6.500rpm. A versão brasileira tem números ligeiramente melhores.

A CB 500F teve a distribuição de peso alterada, carregando mais na frente(foto: Honda/Divulgação)
A CB 500F teve a distribuição de peso alterada, carregando mais na frente (foto: Honda/Divulgação)

Os freios dianteiros agora contam com duplo disco wave(foto: Honda/Divulgação)
Os freios dianteiros agora contam com duplo disco wave (foto: Honda/Divulgação)


Na ciclística, alterações mais significativas. O garfo dianteiro passa a ser invertido da marca Showa, Separate Function Fork (SFF), com tubos de 41mm de diâmetro. De um lado, a mola, e do outro, a função de amortecimento com pré-carga ajustável. Garfo de funções separadas para melhorar a reação do sistema, que tem 150mm de curso. Além disso, o amortecedor traseiro, do tipo mono, com cinco regulagens na pré-carga, está ancorado em nova balança mais leve, com redução da espessura do aço de 2,3mm para 2,0mm. O curso é de 135mm.

O painel tem tela digital com indicador de marchas engatadas(foto: Honda/Divulgação)
O painel tem tela digital com indicador de marchas engatadas (foto: Honda/Divulgação)

As rodas são em alumínio fundido, sendo 19 polegadas na frente e 17 na traseira(foto: Honda/Divulgação)
As rodas são em alumínio fundido, sendo 19 polegadas na frente e 17 na traseira (foto: Honda/Divulgação)


FREIOS As alterações foram complementadas com novas rodas em alumínio fundido mais leves. Na dianteira, aro de 19 polegadas, e na traseira, 17 polegadas. As mudanças também alteraram ligeiramente a distribuição de peso, que passou de 48% na roda dianteira para 48,7%, e de 52% na roda traseira para 51,3%. Os freios ganharam nova configuração. Em vez do disco simples na dianteira, passaram a contar com dois discos wave de 296mm de diâmetro, com pinças Nissin radiais de dois pistões. Na traseira, disco simples de 240mm. Ambos com sistema ABS.

A CB 500X tem utilização mista, asfalto ou terra, e traz características próprias e diferenciadas(foto: Honda/Divulgação)
A CB 500X tem utilização mista, asfalto ou terra, e traz características próprias e diferenciadas (foto: Honda/Divulgação)


O modelo CB 500F segue os mesmos padrões mecânicos atualizados da CB 500X. Porém, para utilização exclusiva no asfalto, a distribuição de peso foi alterada, carregando mais a roda da frente. Passou de 46,8% na dianteira para 49,7%, e de 50,3% na traseira para 53,2%. O painel de ambas é em tela digital com blackout para minimizar ofuscamentos e contam com indicador de marcha engatada, nível de combustível e conta-giros. A iluminação também foi modernizada com farol em LED mais potente, além de luzes de posição.

O painel da CB 500X também tem tela digital com blackout para minimizar ofuscamentos(foto: Honda/Divulgação)
O painel da CB 500X também tem tela digital com blackout para minimizar ofuscamentos (foto: Honda/Divulgação)

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