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Harley-Davidson relança a Sportster S 1250, com motor Revolution Max

Com projeto totalmente novo, a Sportster S 1250 incorpora itens esportivos, visual inédito e muita eletrônica no gerenciamento do motor de 1.250cm³


postado em 27/07/2021 11:50

A eletrônica conta com modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A eletrônica conta com modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
 

A linha Sportster é uma das mais antigas da marca americana Harley-davidson. Nasceu em 1957, como uma alternativa mais esportiva dos modelos clássicos estradeiros. Ao longo do tempo, foi sendo modernizada e multiplicada com as versões 883 e 1200, por exemplo, que já estiveram no catálogo oficial da marca no Brasil, mas saíram de linha. Agora, a Harley-Davidson relança nos Estados Unidos a Sportster, com projeto totalmente novo, incluindo o poderoso motor Revolution Max, com 1.250 cm³, suspensões ajustáveis, freios ABS de curvas, materiais nobres e muita eletrônica.


O motor é o mesmo que equipa a big trail Pan America, com dois cilindros em V inclinados a 60 graus, arrefecimento líquido e comando de válvulas variável. Porém, foi ajustado internamente no sistema de injeção para se adequar às novas funções. Com exatos 1.252cm³, fornece 121cv a 7.500rpm e generoso torque de 12,9kgfm a 6.750rpm, contra 152cv da Pan America. Entretanto, o torque de 13,1kgfm a 6.750rpm (da big trail) é praticamente semelhante, o que garante vigorosas retomadas de velocidade e muita esportividade.

A suspensão dianteira é invertida e regulável (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A suspensão dianteira é invertida e regulável (foto: Harley-Davidson/Divulgação)


ELETRÔNICA Para economizar peso, o motor faz parte da estrutura do quadro, o que também aumenta a rigidez. E para controlar a cavalaria, a eletrônica conta com três mapas de motor pré-ajustados: esporte, estrada e chuva. Além disso, outros dois modos personalizáveis podem ser ajustados pelo piloto. Tem ainda controle de tração, que pode ser desativado, controle de empinadas e piloto automático. Entre as comodidades, a Sportster S 1250 também conta com dois pontos de energia e uma tomada USB para conexão de dispositivos eletrônicos.


A iluminação é toda em LED, com farol Daymaker de curioso formato ovalado(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A iluminação é toda em LED, com farol Daymaker de curioso formato ovalado (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A iluminação é toda em LED, com farol Daymaker de curioso formato ovalado, enquanto o painel em tela TFT colorida de 4,0 polegadas de diâmetro tem formato arredondado em um único relojão, preservando o estilo das motocicletas tradicionais. O painel também pode ser emparelhado com o celular por meio de aplicativo próprio Harley-Davidson, via Bluetooth, com aceso a chamada recebidas e efetuadas, streaming de músicas (se o capacete contar com fones de ouvido) e sistemas de navegação.
As rodas em liga leve são calçadas com pneus de perfil alto(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
As rodas em liga leve são calçadas com pneus de perfil alto (foto: Harley-Davidson/Divulgação)


VISUAL O desenho da Sportster S 1250 mescla vertentes. A dianteira, com pneu de perfil bem mais alto (também na traseira) e para-lamas curto, lembra os modelos Bobber da marca. A traseira, afilada, com banco egoísta de um só lugar, e enormes escapes de dupla saída alta do lado direito lembram as esportivas de competição XR (dirt track em pistas ovais de saibro, comuns na terra do Tio Sam), além de longa capa embaixo do quadro. A performance também é garantida com suspensões esportivas. Na dianteira, garfo Showa invertido com tubos de 43mm de diâmetro.

O painel em tela TFT colorida pode ser espelhado no celular(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
O painel em tela TFT colorida pode ser espelhado no celular (foto: Harley-Davidson/Divulgação)


A suspensão traseira é do tipo mono, com reservatório de expansão. Os freios contam com um “discão” de 320mm de diâmetro na dianteira, mordido por pinça Brembo radial monobloco de quatro pistões. Na traseira, um disco de 269mm de diâmetro e pinça de pistão único. Ambos com sistema ABS, montados em rodas com aro em liga leve de 17 polegadas na dianteira e 16 na traseira. A altura do banco a 753mm facilita na hora de parar e alivia o peso de 226kg, já abastecida. O problema é o tanque, com capacidade de apenas 11,8 litros.

O motor Revolution Max entrega muito torque e 121cv(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
O motor Revolution Max entrega muito torque e 121cv (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

 

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