Estado de Minas NOVIDADES

Linha 2021 da Triumph Bonneville preserva o passado e atualiza a mecânica

Os modelos com estilo clássico da linha Triumph Bonneville 2021 foram modernizados na parte técnica, mas mantendo a aparência retrô


postado em 01/03/2021 17:15 / atualizado em 01/03/2021 17:40

As motocicletas clássicas, com tecnologia atual, não mudam muito o visual propositalmente retrô(foto: Triumph/Divulgação)
As motocicletas clássicas, com tecnologia atual, não mudam muito o visual propositalmente retrô (foto: Triumph/Divulgação)
 

A modernização da linha Triumph Bonneville 2021 na Inglaterra também chegará ao Brasil ainda este ano. As motocicletas clássicas, com tecnologia atual, não mudam muito o visual propositalmente retrô, inspirado na pioneira Bonneville 650 de 1959, carinhosamente chamada de Bonnie. Porém, o coração e os demais sistemas permanecem em constante evolução, agregando modernizações. O modelo original tinha 650cm³, quadro tubular, dois carburadores, quatro marchas, painel no bojo do farol, 183kg de peso a seco, velocidade máxima de 177km/h e fez muito sucesso nos anos dourados de 1960.


A fama aumentou quando foi para as telas de Hollywood e também na garage de artistas como Steve MacQueen, James Dean e Marlon Brando.  O nome, que perdura ainda hoje, é uma homenagem ao lago salgado de Bonneville, no estado americano de Utah, usado para estabelecer recordes de velocidade, inclusive com a própria Triumph. A marca investe fortemente nos modelos clássicos, que representam mais de 20% de suas vendas globais, representada na evolução da linha 2021, com os modelos Bonneville T 100, T 120 e T 120 Black, Street Twin e Bobber.

A Bonnie T 100 tem motor de dois cilindros paralelos com 900cm³(foto: Triumph/Divulgação)
A Bonnie T 100 tem motor de dois cilindros paralelos com 900cm³ (foto: Triumph/Divulgação)

MODELOS O modelo Bonneville T 100, equipado com motor de dois cilindros paralelos e 900cm³, ganhou melhoramentos internos, como contra-pesos mais leves e emprego de materiais nobres que resultaram em acréscimo de 10cv de potência, passando para 65cv a 7.400rpm, e torque de 8,2kgfm a apenas 3.750rpm. Também ficou 4kg mais leve, ganhando também novo garfo da suspensão dianteira, freios Brembo e novo visual do painel de instrumentos. Porém, o visual segue a receita clássica, com farol redondo e destacado e tanque em duas tonalidades.

A T 120 e a T 120 Black ficaram sete quilos mais leves e o piloto automático agora é de série(foto: Triumph/Divulgação)
A T 120 e a T 120 Black ficaram sete quilos mais leves e o piloto automático agora é de série (foto: Triumph/Divulgação)

Os modelos Bonneville T 120 e T 120 Black dividem o mesmo motor, também com a tradicional arquitetura de dois cilindros paralelos, com arrefecimento líquido (quase camuflado para não destoar do visual vintage), porém, com 1.200cm³. As modernizações internas atendem às normas de emissões Euro 5 e o acesso à eletrônica foi revisto nos mapas de motor Road (estrada) e Rain (chuva, ou pisos com pouca aderência). Além disso, o piloto automático (cruise control) passa a ser de série. Os discos de freio ganharam pinças Brembro mais modernas.
A T 120 Black tem detalhes do acabamento escurecidos, como no tanque de combustível(foto: Triumph/Divulgação)
A T 120 Black tem detalhes do acabamento escurecidos, como no tanque de combustível (foto: Triumph/Divulgação)

REGIME No peso, a balança recuou sete quilos com novas rodas em alumínio e emprego de materiais nobres. A decoração foi alterada com novos logotipos, junto com nova apresentação do painel. A T 120 e a T 120 Black se diferenciam pela coloração. A Bonneville Street Twin 2021 tem o mesmo conjunto mecânico da T 100, com motor de dois cilindros paralelos de 900cm³ com dois mapas de motor e controle de tração, que passa a ter a opção de desativar. Os freios contam com sistema ABS, e na dianteira as pinças são Brembo.

A Street Twin tem controle de tração, que pode ser desligado...(foto: Triumph/Divulgação)
A Street Twin tem controle de tração, que pode ser desligado... (foto: Triumph/Divulgação)
 

No visual, a Street Twin ganhou novo banco com altura de 765mm e novas rodas de liga leve(foto: Triumph/Divulgação)
No visual, a Street Twin ganhou novo banco com altura de 765mm e novas rodas de liga leve (foto: Triumph/Divulgação)

No visual, a Street Twin ganhou novo banco com altura de 765mm, novas rodas de liga leve, luz traseira em LED e detalhes da decoração em aço escovado. A Bonneville Bobber tem o visual mais radicalmente retrô e usa o mesmo motor da T 120, com dois cilindros paralelos de 1.200cm³. O visual tem novo tanque de combustível de 12 litros, novas tampas de motor e nova apresentação do painel de instrumentos. Como nas demais, as pinças de freio são Brembo, mas a suspensão dianteira é Showa, e na ciclística, a roda dianteira tem aro de 16 polegadas.
A Bobber tem motor de dois cilindros paralelos e 1.200cm³, e roda dianteira com aro de 16 polegadas(foto: Triumph/Divulgação)
A Bobber tem motor de dois cilindros paralelos e 1.200cm³, e roda dianteira com aro de 16 polegadas (foto: Triumph/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação