Estado de Minas

Versão 2021 da Yamaha MT-03 chega com novidades mecânicas e visuais

Repaginada, naked traz suspensão dianteira invertida, painel digital, novo conjunto óptico e tanque de combustível com formato batizado de Touro de Aço


postado em 05/09/2020 09:30 / atualizado em 05/09/2020 09:45

O tanque ficou mais baixo, com melhor encaixe para os joelhos do piloto(foto: Sthephan Solon/Yamaha/Divulgação)
O tanque ficou mais baixo, com melhor encaixe para os joelhos do piloto (foto: Sthephan Solon/Yamaha/Divulgação)
Com a mesma filosofia “Master of Torque” (ou Mestre da Força) da família MT, chega ao mercado a caçula MT-03. O modelo foi lançado na versão 2021, já com os aprimoramentos mecânicos e visuais, que acrescentam o conceito “Stell Bull” (ou Touro de Aço). O novo formato do tanque de combustível, mais baixo e encorpado, proporciona um melhor encaixe dos joelhos e integração do piloto nas curvas, além de aspecto mais robusto e agressivo. As mudanças no visual também incluem setas estreitas e um novo conjunto óptico, totalmente em LED, inspirado na irmã maior MT-09.

Com ousado desenho mais pontiagudo, o bloco tem luzes de posição, como dois olhos afilados, e um bulbo inferior quase camuflado como farol. Acima de tudo, o novo painel de formato retangular agora é totalmente digital, com o computador de bordo, marcha engatada e o shift light regulável para alertar o momento de trocar as marchas. O painel é o mesmo que equipa o modelo R-3, que é a versão carenada e esportiva da naked MT-03, com quem também divide o motor, quadro, rodas, freios e agora também a nova suspensão dianteira.

O motor de dois cilindros em linha fornece 42cv de potência e 3kgfm de torque(foto: Sthephan Solon/Yamaha/Divulgação)
O motor de dois cilindros em linha fornece 42cv de potência e 3kgfm de torque (foto: Sthephan Solon/Yamaha/Divulgação)
MECÂNICA O garfo dianteiro agora é invertido (upside down), com 130mm de curso. A suspensão traseira, do tipo mono, também foi recalibrada e conta com sete regulagens na pré-carga e 125mm de curso. O motor tem dois cilindros paralelos, oito válvulas e entrega 42cv a 10.750rpm e um torque de 3kgfm a 9.000rpm. Esses números justificam o batismo “Master of Torque”, especialmente nas retomadas. Curiosamente, porém, o próprio nome dá uma mãozinha. Com 321cm³ de cilindrada, o motor tem volume ligeiramente maior que a identificação MT-03 sugere, com 300cm³.

A suspensão dianteira conta com garfo invertido(foto: Sthephan Solon/Yamaha/Divulgação)
A suspensão dianteira conta com garfo invertido (foto: Sthephan Solon/Yamaha/Divulgação)
Na prática, contudo, o vigor do motor permite acelerar sem dó e manter velocidades surpreendentemente elevadas por longos períodos, mesmo sem o benefício do pára-brisa aerodinâmico. De outro lado, em baixas velocidades, situação comum no trânsito dos centros urbanos, a vitalidade permanece, facilitando a tocada na recuperação da velocidade. A ergonomia deixa o piloto bem encaixado, em posição levemente esportiva. O guidão inteiriço um pouco mais alto e o banco de dois níveis deixam a pilotagem divertida e prazerosa.

O painel agora é totalmente digital(foto: Sthephan Solon/Yamaha/Divulgação)
O painel agora é totalmente digital (foto: Sthephan Solon/Yamaha/Divulgação)
MISTURA Assim como a irmã esportiva R-3, as rodas são em liga leve, com aros de 17 polegadas de diâmetro, que facilitam as mudanças rápidas de direção. Uma característica que, somada à nova suspensão dianteira invertida, deixa o comportamento ágil nas curvas, sem alterar a precisão na trajetória. O quadro em tubos de aço é do tipo diamante, com o motor fazendo parte da estrutura para reduzir peso e aumentar a rigidez. Porém, conta com um limpa-trilhos na parte inferior que também protege a saída do escape.

Outra característica singular é a balança da suspensão traseira assimétrica, adotada por razões técnicas, para eliminar torções, e não estéticas. Os freios contam com sistema ABS (obrigatório) equipado com discos de 298mm de diâmetro e pinça de dois pistões na dianteira e 220mm na traseira. Perfeitamente moduláveis, transmitem precisão e segurança. As alterações mecânicas e no visual mudaram o preço sugerido, que passou de R$ 24.634 para R$ 25.490. A garantia também foi estendida para quatro anos.

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