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Yamaha TMax 560: scooter urbano ficou maior e ainda mais potente

Sétima geração do modelo ganhou motor maior, com mais potência e torque, modernizações no visual, iluminação em LED, modos de pilotagem e mais esportividade


postado em 04/05/2020 16:05

A sétima geração também teve o visual modernizado, com novas carenagens(foto: Yamaha/Divulgação)
A sétima geração também teve o visual modernizado, com novas carenagens (foto: Yamaha/Divulgação)
 

A família Max de scooters da Yamaha tem no Brasil os representantes NMax 160 e a recém-lançada XMax 250. Também já contou com a irmã maior TMax 500, que foi exposta no Salão das Duas Rodas de 2011, mas só entrou no mercado nacional em 2013, importada da Itália, para sair em 2017. Porém, se aqui teve vida curta, na Europa chega à sua sétima geração, já como modelo 2020, equipado com motor aumentado de 535cm³ para 562cm³, além de aperfeiçoamentos no visual e introdução de ajustes eletrônicos e de conforto.

 

A variação cambial ainda é uma barreira para seu retorno, mas a expansão do segmento de scooters de maior sofisticação e cilindrada no Brasil pode reverter o cenário.  Quando foi lançada em 2001, ainda com motor de 500cm³, tinha uma proposta bem ousada e mais esportiva, incluindo soluções de engenharia adotadas nas motocicletas. Mantendo a mesma direção, em sua quarta geração, o motor passou para 535cm³. Agora, sem alterar o DNA, ganha ainda mais potência e torque, além do visual revitalizado, que prevaleceu desde 2017.

Modelo tem quadro em alumínio com dupla trave e motor integrado, como nas motocicletas(foto: Yamaha/Divulgação)
Modelo tem quadro em alumínio com dupla trave e motor integrado, como nas motocicletas (foto: Yamaha/Divulgação)

SOLUÇÕES As características técnicas incluem um quadro em alumínio com dupla trave e motor integrado, como nas motocicletas. Desta forma, a suspensão traseira pode ganhar a sofisticação da balança em alumínio e um sistema de amortecimento do tipo mono, com ajustes na pré-carga. Com o motor separado do conjunto traseiro, a transmissão final é por correia dentada, que dispensa manutenção. Entretanto, como efeito colateral, o túnel dianteiro fica mais elevado e o vão central para as pernas praticamente desaparece, dificultando o embarque e desembarque.

A traseira é mais afilada, inspirada nos modelos esportivos e nakeds da marca(foto: Yamaha/Divulgação)
A traseira é mais afilada, inspirada nos modelos esportivos e nakeds da marca (foto: Yamaha/Divulgação)

A iluminação é toda em LED, favorecendo a visibilidade noturna(foto: Yamaha/Divulgação)
A iluminação é toda em LED, favorecendo a visibilidade noturna (foto: Yamaha/Divulgação)

A maior capacidade volumétrica do motor em relação à última geração veio com aumento do diâmetro dos dois cilindros em linha, equipados com refrigeração líquida. A potência atinge 47,6cv a 7.500rpm, 3,5% a mais, e o torque chega a 5,68kgfm a 5.250rpm, que representa um acréscimo de 6%. A eletrônica está presente em dois modos de pilotagem, Urban e Sport, por meio do Yamaha Chip Controlled Throttle (YCC-T), que gerencia a velocidade de abertura das borboletas. Também conta com o sistema de controle de tração, que impede a roda traseira de patinar nas acelerações.
A suspensão dianteira tem garfo invertido, com tubos de 41mm de diâmetro(foto: Yamaha/Divulgação)
A suspensão dianteira tem garfo invertido, com tubos de 41mm de diâmetro (foto: Yamaha/Divulgação)

COMODIDADES O TMax 560 tem freios ABS, transmissão automática tipo CVT, com nova correia, porta-malas embaixo do banco com iluminação e capacidade para um capacete fechado e outro aberto, porta-objetos no escudo frontal, com tomada para conectar eletrônicos, chave inteligente que permite ligar o motor e destravar os compartimentos de carga à distância, além de um interessante sistema de trava do cavalete central, que aumenta a segurança, também controlado a distância pela chave “smart key”. A iluminação é toda em LED.

O painel tem instrumentos analógicos e tela em TFT de uma só cor(foto: Yamaha/Divulgação)
O painel tem instrumentos analógicos e tela em TFT de uma só cor (foto: Yamaha/Divulgação)

O porta-malas embaixo do banco tem iluminação e pode ser aberto à distância(foto: Yamaha/Divulgação)
O porta-malas embaixo do banco tem iluminação e pode ser aberto à distância (foto: Yamaha/Divulgação)

A sétima geração também teve o visual modernizado, com novas carenagens e traseira mais afilada, inspirada nos modelos esportivos e nakeds da marca, além do farolete em forma de T. O painel tem dois relógios analógicos e tela em TFT monocromática no centro, com o computador de bordo. Outra característica esportiva é a suspensão dianteira do tipo invertida com tubos de 41mm de diâmetro. O modelo tem ainda a versão TMax Tech, que conta com para-brisa regulável eletronicamente, manetes e banco com aquecimento e piloto automático.
A transmissão é automática do tipo CVT e o cavalete central conta com trava(foto: Yamaha/Divulgação)
A transmissão é automática do tipo CVT e o cavalete central conta com trava (foto: Yamaha/Divulgação)
 

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