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A novíssima Honda CRF 250F mostra suas armas e qualidades para o fora de estrada

Totalmente nova, equipada com injeção eletrônica e partida elétrica, freio a disco traseiro e quadro em berço duplo, a Honda CRF 250F 2019 chama a atenção pela robustez


postado em 05/11/2018 15:12

A tocada é fácil, com entrosamento da ergonomia e demais sistemas(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
A tocada é fácil, com entrosamento da ergonomia e demais sistemas (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
 

De Itajaí (SC) - O exigente mundo do fora de estrada ganhou um vigoroso impulso com o lançamento do modelo CRF 250F. A motocicleta não é uma evolução da veterana CRF 230F, mas um modelo totalmente novo, desenvolvido pela engenharia nacional (com a bênção da matriz japonesa), que também será exportado para todo o mundo como modelo global. A robustez, característica da irmã CRF 230F (que não sai de linha), permanece, porém, com muita agilidade, equipada com um motor do tipo quatro tempos, refrigerado a ar, que fornece 22,2cv a 7.500rpm e torque de 2,28kgfm a 6.000rpm.

 


A mágica da transformação começa aí. O motor, equipado com partida elétrica, um cilindro, tipo OHC e 249,58cm³, agora é dotado de injeção eletrônica de combustível e com a mesma base do usado pela nova CB 250 Twister, entretanto, com ajustes para oferecer mais torque, acoplado a um câmbio de cinco marchas, com as três primeiras mais curtas. Uma combinação que distribui de forma mais homogênea e suave a força que vai para a roda traseira, permitindo dosar melhor o acelerador. O pacote conta ainda com inédito quadro, suspensões e freios.

O quadro, em berço duplo, proporciona robustez e também agilidade(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
O quadro, em berço duplo, proporciona robustez e também agilidade (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

PEGADA O motor ficou surpreendentemente esperto, sem, contudo, ficar agressivo, produzindo uma relação peso/potência de 4,9kg/cv, contra 5,3kg/cv da CRF 230F, apesar do acréscimo de peso de 6kg (114kg a seco) em relação à CRF 230F. Um dos fatores para acúmulo na balança é o quadro, do tipo berço duplo, bem mais reforçado. Por outro lado, proporciona ergonomia que transmite leveza e sensação de controle, que reverte o maior peso com sobra. O banco a 883mm do solo também ajuda na hora de montar, uma constante no fora de estrada.

Modelo é um legítimo fora de estrada, mas preserva o farol e chave de contato(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
Modelo é um legítimo fora de estrada, mas preserva o farol e chave de contato (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

Outro fator fundamental nos modelos fora de estrada são as suspensões, em função da verdadeira tortura a que são submetidas. A CRF 250F tem na dianteira sistema convencional, não invertido, com 41mm de diâmetro e 240mm de curso, e na traseira, sistema mono, com 230mm de curso e ajustes na pré-carga. Um conjunto robusto e eficaz que aceita e absorve as pancadas, sem desestabilizar a pilotagem. Uma maior sofisticação (sempre desejável neste segmento), porém, elevaria o patamar a níveis incompatíveis com a proposta econômica de lazer e entrada da CRF 250F.
O freio traseiro é a disco, com desenho wave(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
O freio traseiro é a disco, com desenho wave (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

CONJUNTO O visual segue o padrão da família CRF, que vai até 450, com linhas esguias, um predicado nas fora de estrada, e decoração exclusivamente em vermelho. A CRF 250F também conta com farol e chave de contato, mas não tem painel, apenas luz de alerta para a reserva. Tudo sem complicação, ao feitio da utilização longe do asfalto, no off-road. Com a adoção da injeção eletrônica, o consumo de combustível também foi reduzido, permitindo a diminuição na capacidade do tanque, que fica entre as traves do quadro e tem capacidade para seis litros, contra sete litros da CRF 230F, ainda carburada.

A suspensão dianteira é convencional, e a traseira, mono(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
A suspensão dianteira é convencional, e a traseira, mono (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

Outro avanço bastante significativo é a adoção do freio traseiro a disco, do tipo wave, com 220mm de diâmetro. Na dianteira, um disco, também com formato wave, com 240mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão. A frenagem é bem precisa e ponto importante na tocada. Contudo, o que mais se destaca na CRF 250F não é a eficiência de cada sistema isoladamente, mas o feliz “casamento” entre eles. Motor, quadro, freios, ergonomia e suspensões se entrosam em um conjunto que permite surpreendente performance e pilotagem extremamente fácil, com preço sugerido de R$ 14.990.
O motor do tipo quatro tempos, com injeção, tem respostas e retomadas imediatas(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
O motor do tipo quatro tempos, com injeção, tem respostas e retomadas imediatas (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

* Viajou a convite da Honda

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