Estado de Minas MODELO 2019

Nova Ducati Multistrada 1260 Endura chega para fazer barulho entre as Maxi Trail

Preparado para percorrer grandes distâncias sem escolher o caminho, Ducati Multistrada 1260 Enduro tem muita eletrônica, nova ergonomia e motor de 158cv


postado em 20/10/2018 17:56

Modelo tem faróis com LEDs que iluminam a parte interna das curvas(foto: Marco Campelli/Ducati/Divulgação)
Modelo tem faróis com LEDs que iluminam a parte interna das curvas (foto: Marco Campelli/Ducati/Divulgação)
 

A designação das motocicletas Big Trail deixou de ser o teto do segmento com o surgimento das chamadas Maxi Trail, elevando o patamar com motores cada vez maiores, como a nova Ducati Multistrada 1260 Enduro, já no modelo 2019. A vitaminada nos propulsores visa, inclusive, atender às cada vez mais rígidas normas ambientais de emissões, compensando as restrições. Por outro lado, a tecnologia e o emprego de materiais nobres conservam o figurino em medidas que procuram deixar o manequim mais “enxuto”.


A nova Ducati Multistrada 1260 Enduro também embarca em outra vertente cada vez mais complexa e sofisticada, para facilitar a pilotagem, modular o motor, freios e suspensões, e aumentar a segurança: a eletrônica. O propulsor, com a tradicional arquitetura de dois cilindros em L, batizado de Testastretta (cabeçote estreito) Desmodromic Variable Timing (DVT), tem 1.262cm³ e fornece 158cv a 9.500rpm e torque de 13,0kgfm a 7.500rpm. Porém, 85% de todo o torque está disponível a 3.500rpm, além de um vasto arsenal de sistemas eletrônicos.

A eletrônica tem sistema que permite arrancar nas subidas sem voltar(foto: Marco Campelli/Ducati/Divulgação)
A eletrônica tem sistema que permite arrancar nas subidas sem voltar (foto: Marco Campelli/Ducati/Divulgação)

SISTEMAS O novo modelo conta com a Unidade de Medida Inercial de seis eixos, que processa e controla os sistemas que evitam empinadas e o controle de tração. Ambos com oito níveis de atuação e que também podem ser desligados. Controla também a atuação do sistema ABS, que tem a função cornering, que permite frenagens em curvas; o sistema que possibilita arrancar em subidas sem que a moto volte; o sistema de iluminação com LEDs em curvas, que clareia automaticamente a parte interna, além de interagir com o sistema de suspensões semiativas.

As suspensões contam com ajustes automáticos(foto: Marco Campelli/Ducati/Divulgação)
As suspensões contam com ajustes automáticos (foto: Marco Campelli/Ducati/Divulgação)

A Multistrada 1260 Enduro conta ainda com o quick shift de duas direções, que permite passar as marchas sem desacelerar e acionar a embreagem; piloto automático; chave inteligente, que possibilita acionar o motor mesmo estando no bolso; e acelerador eletrônico. O modelo conta ainda com quatro modos de pilotagem: Sport, com toda a potência; Touring, com respostas mais progressivas e suaves; Urban, com a potência reduzida para 100cv; e Enduro, com a potência também fixada em 100cv, além de ajustes na suspensão, nos freios ABS e nos níveis de controle de tração.
O painel tem tela colorida em TFT de cinco polegadas(foto: Giovanni de Sandre/Ducati/Divulgação)
O painel tem tela colorida em TFT de cinco polegadas (foto: Giovanni de Sandre/Ducati/Divulgação)

COLORIDO Para maior conforto do piloto, a Multistrada 1260 vem com banco a 860mm do chão, ou seja, 10mm mais baixo que o da antecessora Multistrada 1200. Porém, conta com as opções de banco mais alto a 880mm, ou ainda mais baixo, a 840mm. O para-brisa também pode ser regulado manualmente (com apenas uma mão) na altura em 60mm. O guidão também foi ajustado e está 30mm mais baixo. De um lado, oferece mais conforto no asfalto, mas, de outro, menos comodidade no fora de estrada, que exige uma pilotagem em pé, apesar do nome Enduro que ostenta.

O motor tem 158cv e conta com quatro modos de pilotagem(foto: Giovanni de Sandre/Ducati/Divulgação)
O motor tem 158cv e conta com quatro modos de pilotagem (foto: Giovanni de Sandre/Ducati/Divulgação)

As rodas são raiadas, porém, na dianteira o aro é de 19 polegadas. Medida intermediária entre asfalto e terra. O painel conta com tela de 5 polegadas TFT em cores, de alta resolução. As suspensões são Sachs com regulagens automáticas. Na dianteira, garfo com tubos de 48mm de diâmetro, e na traseira, sistema mono. Ambas com 185mm de curso. O freio dianteiro tem duplo disco de 320mm com pinças Brembo. Na traseira, disco de 265mm. O tanque comporta 30 litros, e o peso a seco é de 225kg. A Ducati já comercializa a Multistrada 950 e 1200 no Brasil, e a 1260 já está na fila.

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