De Mogi Guaçu (SP) - Os modelos superesportivos representam para as montadoras uma espécie de cartão de visitas, como demonstração de sua capacidade de desenvolver alta tecnologia e atingir máxima eficácia em performance em um conjunto com maior potência e menor peso possíveis. Uma equação solucionada com a ajuda de componentes nobres e também muita eletrônica. Esta foi a “solucionática” adotada pela Honda na CBR 1000RR Fireblade SP, modelo 2018, a topo de linha da família CBR Fireblade (lâmina de fogo), que foi lançada em 1992, há 25 anos, ainda com motor de 900cm³.
A CBR 1000RR Fireblade SP conserva a arquitetura de motor com quatro cilindros em linha, mas ganhou nova cavalaria e o conceito de “controle total”, equipada pela primeira vez com acelerador eletrônico. O propulsor fornece 192cv a 13.000rpm e torque de 11,82kgfm a 10.000rpm, com peso total, já abastecida, de 195kg. A relação peso/potência é extremamente favorável. Para tanto, o regime foi aos mínimos detalhes, com redução no peso de parafusos e arruelas, na espessura de peças plásticas e nas rodas, com cinco raios no lugar de seis.
REGIME A bateria é de íon-lítio e o tanque (16 litros) e escape são de titânio, inédito em modelos do segmento. Além disso, a tampa do motor é de magnésio, o radiador menor e o quadro de alumínio mais leve, com vigas mais finas. O resultado foi uma lipoaspiração, com redução de 15kg na balança, combinado com acréscimo de 11cv de potência em relação à versão anterior. A Fireblade SP (Sports Production) conta ainda com decoração inspirada nos modelos HRC (Honda Racing Corporation), que competem nas várias modalidades ao redor do mundo.
Com a redução do peso e motor mais nervoso, a Fireblade SP conta com um cérebro eletrônico que gerencia a entrega de potência. Quem recolhe as informações sobre a dinâmica da moto é a Unidade de Medida de Inércia (IMU), que percebe qualquer inclinação (em cinco eixos), aceleração e frenagem, para ajustar instantaneamente o controle de tração e a dosagem dos freios ABS com precisão cirúrgica. Além disso, tem cinco modos de pilotagem: Street (mais manso), Widing (mais esportiva) e Track (totalmente esportiva), além de outros dois amplamente personalizáveis (cinco níveis de entrega de potência e nove de torque) ao gosto do piloto, que também podem ser memorizados.
ACELERANDO A Fireblade SP tem ainda a possibilidade de ajustar em três níveis o freio motor. Um pacotaço que também conta com suspensões de última geração Ohlins semiativas (auto-reguláveis em três níveis) e que também podem ser ajustadas manualmente. Além disso, na hora de acelerar, o amortecedor de direção regula a “leveza” do guidão e o “barato” do quickshifter permite trocar as marchas para cima, sem desacelerar e sem usar a embreagem, que é deslizante. Funciona também para baixo, quando dá até uma aceleradinha para equilibrar os giros. O resultado é o tal conceito de controle total, que também poderia ser diversão total, ou ainda adrenalina total, com a opção da eletrônica desligada.
Para brecar, mais sofisticação e precisão. A Fireblade SP tem pinças radiais monobloco Brembo, com duplo disco dianteiro. O painel tem tela digital LCD (ajustável) e também conta com a luzinha (shift light), que acende indicando a hora de trocar as marchas. Já a iluminação é em LED, com os faróis afilados para reduzir a área frontal e melhorar a aerodinâmica. Entretanto, a Fireblade SP é egoísta. Só tem lugar para o piloto, que fica na tradicional posição agressiva de ataque, curvado para frente. A CBR 1000RR Fireblade SP tem preço sugerido de R$ 79.900.
* Viajou a convite da Honda
RAIADAS
TIRADENTES De 20 a 24 de junho, Tiradentes, em Minas Gerais, receberá a 26º edição do Bike Fest. Um encontro que reúne milhares de motociclistas de todas as partes do Brasil, movimentando cerca de R$ 16 milhões. Para tanto, haverá feira de negócios, exposição de motos, testes, festivais gastronômico, de blues e jazz, com cerca de 45 expositores. Informações: www.grupoberg.com.br.
GP GERAIS A terceira etapa do GP Gerais, Campeonato Mineiro de Motovelocidade, será disputada no Circuito dos Cristais, autódromo de Curvelo, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho. Serão várias categorias, com extensa programação, que inclui atividades extra-pista, como espaço kids, espaço gastronômico e exposições de veículos. Informações: (38) 3721-1138.
PROTEÇÃO Com o mesmo princípio de atuação usado nos macacões dos pilotos do Mundial de Motovelocidade, a fabricante de equipamentos Alpinastars está trazendo para Brasil o colete airbag para motociclistas. O Tech-Air tem sensores eletrônicos que inflam em 25 milésimos de segundo. O equipamento pode ser recarregado e não limita os movimentos. Informações: www.staracer.com.br.
SORTEIO O Enduro da Independência, em sua 36ª edição, será disputado de 5 a 8 de setembro, entre as cidades de Lavras e Itajubá, passando também por Lambari, em Minas Gerais. Entre os pilotos já inscritos e confirmados a organização promove sorteios de pares de pneus Rinaldi e também de conjuntos ASW, composto de calça, camisa e luvas. Informações: www.tcmg.com.br.
VERDE Durante o período em que as importações de veículos, incluindo motos, estavam proibidas, o fora de estrada era praticado maciçamente com modelos nacionais. Com a abertura dos portos em 1990, a japonesa Kawasaki fez sucesso com os modelos KDX. Para reviver esses tempos, será realizado em 7 de julho o 1º Encontro Kawasaki KDX, a partir das 10h, no Help Trail, em São Sebastião das Águas Claras, Macacos. Informações: (31) 99847-9889.