Estado de Minas ALTA PERFORMANCE

Honda apresenta a superesportiva CBR 1000RR SP Fireblade: mais leve e mais potente

A nova versão da Honda CBR 1000RR tem a sofisticação de suspensões semiativas Ohlins, duplo quickshifter, freios Brembo, mais potência e menos peso, além de muita eletrônica


postado em 18/06/2018 16:37

Conjunto compacto garante agilidade e diversão na pilotagem(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
Conjunto compacto garante agilidade e diversão na pilotagem (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
 

De Mogi Guaçu (SP) - Os modelos superesportivos representam para as montadoras uma espécie de cartão de visitas, como demonstração de sua capacidade de desenvolver alta tecnologia e atingir máxima eficácia em performance em um conjunto com maior potência e menor peso possíveis. Uma equação solucionada com a ajuda de componentes nobres e também muita eletrônica. Esta foi a “solucionática” adotada pela Honda na CBR 1000RR Fireblade SP, modelo 2018, a topo de linha da família CBR Fireblade (lâmina de fogo), que foi lançada em 1992, há 25 anos, ainda com motor de 900cm³.

O visual da versão SP lembra as cores do time HRC de competições(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
O visual da versão SP lembra as cores do time HRC de competições (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

A CBR 1000RR Fireblade SP conserva a arquitetura de motor com quatro cilindros em linha, mas ganhou nova cavalaria e o conceito de “controle total”, equipada pela primeira vez com acelerador eletrônico. O propulsor fornece 192cv a 13.000rpm e torque de 11,82kgfm a 10.000rpm, com peso total, já abastecida, de 195kg. A relação peso/potência é extremamente favorável. Para tanto, o regime foi aos mínimos detalhes, com redução no peso de parafusos e arruelas, na espessura de peças plásticas e nas rodas, com cinco raios no lugar de seis.

 

 

REGIME A bateria é de íon-lítio e o tanque (16 litros) e escape são de titânio, inédito em modelos do segmento. Além disso, a tampa do motor é de magnésio, o radiador menor e o quadro de alumínio mais leve, com vigas mais finas. O resultado foi uma lipoaspiração, com redução de 15kg na balança, combinado com acréscimo de 11cv de potência em relação à versão anterior. A Fireblade SP (Sports Production) conta ainda com decoração inspirada nos modelos HRC (Honda Racing Corporation), que competem nas várias modalidades ao redor do mundo.

Os freios, com pinças Brembo radiais, garantem precisão(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
Os freios, com pinças Brembo radiais, garantem precisão (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

Com a redução do peso e motor mais nervoso, a Fireblade SP conta com um cérebro eletrônico que gerencia a entrega de potência. Quem recolhe as informações sobre a dinâmica da moto é a Unidade de Medida de Inércia (IMU), que percebe qualquer inclinação (em cinco eixos), aceleração e frenagem, para ajustar instantaneamente o controle de tração e a dosagem dos freios ABS com precisão cirúrgica. Além disso, tem cinco modos de pilotagem: Street (mais manso), Widing (mais esportiva) e Track (totalmente esportiva), além de outros dois amplamente personalizáveis (cinco níveis de entrega de potência e nove de torque) ao gosto do piloto, que também podem ser memorizados.
As suspensões são semiativas Ohlins, com possibilidade de regulagem(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
As suspensões são semiativas Ohlins, com possibilidade de regulagem (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

ACELERANDO A Fireblade SP tem ainda a possibilidade de ajustar em três níveis o freio motor. Um pacotaço que também conta com suspensões de última geração Ohlins semiativas (auto-reguláveis em três níveis) e que também podem ser ajustadas manualmente. Além disso, na hora de acelerar, o amortecedor de direção regula a “leveza” do guidão e o “barato” do quickshifter permite trocar as marchas para cima, sem desacelerar e sem usar a embreagem, que é deslizante. Funciona também para baixo, quando dá até uma aceleradinha para equilibrar os giros. O resultado é o tal conceito de controle total, que também poderia ser diversão total, ou ainda adrenalina total, com a opção da eletrônica desligada.

O modelo só tem lugar para o piloto, que fica curvado pra frente(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
O modelo só tem lugar para o piloto, que fica curvado pra frente (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

O painel tem tela digital LCD ajustável e indicador de mudança de marcha(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
O painel tem tela digital LCD ajustável e indicador de mudança de marcha (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

Para brecar, mais sofisticação e precisão. A Fireblade SP tem pinças radiais monobloco Brembo, com duplo disco dianteiro. O painel tem tela digital LCD (ajustável) e também conta com a luzinha (shift light), que acende indicando a hora de trocar as marchas. Já a iluminação é em LED, com os faróis afilados para reduzir a área frontal e melhorar a aerodinâmica. Entretanto, a Fireblade SP é egoísta. Só tem lugar para o piloto, que fica na tradicional posição agressiva de ataque, curvado para frente. A CBR 1000RR Fireblade SP tem preço sugerido de R$ 79.900.
A redução de peso economizou 15kg em relação à versão anterior(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
A redução de peso economizou 15kg em relação à versão anterior (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

* Viajou a convite da Honda



RAIADAS

TIRADENTES De 20 a 24 de junho, Tiradentes, em Minas Gerais, receberá a 26º edição do Bike Fest. Um encontro que reúne milhares de motociclistas de todas as partes do Brasil, movimentando cerca de R$ 16 milhões. Para tanto, haverá feira de negócios, exposição de motos, testes, festivais gastronômico, de blues e jazz, com cerca de 45 expositores. Informações: www.grupoberg.com.br.

GP GERAIS A terceira etapa do GP Gerais, Campeonato Mineiro de Motovelocidade, será disputada no Circuito dos Cristais, autódromo de Curvelo, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho. Serão várias categorias, com extensa programação, que inclui atividades extra-pista, como espaço kids, espaço gastronômico e exposições de veículos. Informações: (38) 3721-1138.

PROTEÇÃO Com o mesmo princípio de atuação usado nos macacões dos pilotos do Mundial de Motovelocidade, a fabricante de equipamentos Alpinastars está trazendo para Brasil o colete airbag para motociclistas. O Tech-Air tem sensores eletrônicos que inflam em 25 milésimos de segundo. O equipamento pode ser recarregado e não limita os movimentos. Informações: www.staracer.com.br.

SORTEIO O Enduro da Independência, em sua 36ª edição, será disputado de 5 a 8 de setembro, entre as cidades de Lavras e Itajubá, passando também por Lambari, em Minas Gerais. Entre os pilotos já inscritos e confirmados a organização promove sorteios de pares de pneus Rinaldi e também de conjuntos ASW, composto de calça, camisa e luvas. Informações: www.tcmg.com.br.

VERDE Durante o período em que as importações de veículos, incluindo motos, estavam proibidas, o fora de estrada era praticado maciçamente com modelos nacionais. Com a abertura dos portos em 1990, a japonesa Kawasaki fez sucesso com os modelos KDX. Para reviver esses tempos, será realizado em 7 de julho o 1º Encontro Kawasaki KDX, a partir das 10h, no Help Trail, em São Sebastião das Águas Claras, Macacos. Informações: (31) 99847-9889.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação