Estado de Minas TIGRES AFIADOS

Modelos aventureiros da Triumph, Tiger 800 e 1200, mantêm a identidade, mas chegam modernizados

A linha 2018 das Triumph Tiger 800 e 1200 foi modernizada, ganhando mais eletrônica, novos painel, freios, visual e posição de pilotagem mais relaxada para rodar na terra e no asfalto


postado em 22/05/2018 15:41 / atualizado em 22/05/2018 16:21

A eletrônica facilita a pilotagem tanto no asfalto quanto na terra(foto: Triumph/Divulgação)
A eletrônica facilita a pilotagem tanto no asfalto quanto na terra (foto: Triumph/Divulgação)
 

De Ilhabela (SP) - A identidade das aventureiras Big Trail Triumph Tiger 800 e 1200 foi mantida na linha 2018, embora modernizada amplamente no visual e na técnica. Os inconfundíveis olhos, com a dupla de faróis facetados, foram mantidos, porém, agora com luzes de posição em LED e a sofisticação da iluminação adicional automática, que “varre” a parte interna das curvas, disponível nas versões XRt e XCa 1200. O visual também incorporou novos painéis laterais, melhorando a aerodinâmica e o fluxo de calor para o piloto, além de suprimir o sobrenome Explorer, batizadas agora somente de Tiger (tigre).

A Tiger 800 tem seis versões, incluindo uma com banco mais baixo(foto: Triumph/Divulgação)
A Tiger 800 tem seis versões, incluindo uma com banco mais baixo (foto: Triumph/Divulgação)

Os modelos 1200 (XR mais urbana com preço sugerido de R$ 60.090; Xcx, R$ 73.190; e Xca, R$ 83.490) também emagreceram em até 10kg, reduzindo o peso no quadro, motor, escapamento e bateria, proporcionando melhor dirigibilidade. O pacote técnico da nova Tiger 1200 também inclui o assistente de troca de marchas sem embreagem, tanto para subir quanto para descer. Também conta com sistema de arrancadas em subida, que não deixa a moto voltar, e cinco modos de pilotagem: road, rain, sport, off-road e agora o off-road pro, para o fora de estrada mais radical.

 

 

FÁCIL A eletrônica deixa a pilotagem mais fácil, incluindo bancos ajustáveis na altura e suspensões semiativas, apesar do volume do modelo 1200. O motor com a tradicional arquitetura de três-cilindros em linha e 1.215cm³ ficou mais potente e agora atinge 141cv a 9.350rpm e torque de 12,45kgfm a 7.600rpm, com transmissão por cardã. A combinação do menor peso e maior potência deixa a pegada vigorosa em qualquer marcha e saídas de curvas mais rápidas. Já nas entradas de curvas, o freio ABS com função cornering permite o acionamento sem sustos e sem alongar a trajetória.

O para-brisa da Tiger 800 pode ser ajustado em cinco posições(foto: Triumph/Divulgação)
O para-brisa da Tiger 800 pode ser ajustado em cinco posições (foto: Triumph/Divulgação)

Tudo integrado à unidade de medida inercial, que interpreta a inclinação da moto (longitudinal e lateral), velocidade, aceleração e rotações, para ajustar instantaneamente a intensidade do freio e padrão do motor. Entretanto, se o piloto quiser pode desabilitar tudo e encarar a tarefa no fora de estrada, por exemplo. As informações ficam disponíveis no luxuoso novo painel, com tela TFT colorida de cinco polegadas de diâmetro com três modos de apresentação e regulagem de inclinação. Conta ainda com o computador de bordo, relógio e indicador de marcha e para-brisa com ajuste elétrico.
A Tiger 1200 ganhou potência e perdeu peso(foto: Triumph/Divulgação)
A Tiger 1200 ganhou potência e perdeu peso (foto: Triumph/Divulgação)

MENOR A irmã menor, Tiger 800, também conta com motor três-cilindros em linha, que desenvolve 95cv a 9.500rpm e torque de 7,9kgfm a 8.000rpm e seis versões: XR (com preço sugerido de R$ 43.190), XRx (R$ 48.890), XRx Low Seat (com banco mais baixo, R$ 48.890), XCx (R$ 51.390), XRt (R$ 54.890), e XCa (R$ 55.890). A posição de pilotagem ficou mais relaxada, com o guidão recuado em 10mm, novo para-brisa com regulagem manual na altura em cinco posições e banco ajustável em até 20mm.

Os inconfundíveis olhos, com a dupla de faróis facetados, foram mantidos(foto: Triumph/Divulgação)
Os inconfundíveis olhos, com a dupla de faróis facetados, foram mantidos (foto: Triumph/Divulgação)

O pacote eletrônico também inclui os modos de pilotagem road, off-road, sport, track e o novo off-road pro para pilotos mais abusados na terra ou ainda totalmente desabilitados. O painel também ganhou a nova configuração em tela TFT colorida (exceto no modelo XR, que é em LCD), ajustável em modos de exibição e na inclinação. Os freios contam com ABS com pinças Brembo, e as suspensões foram recalibradas. A nova Tiger 800 conta também com saídas para recarregar equipamentos eletrônicos e, assim como a Tiger 1200, possibilidade de acoplar malas e vários acessórios.
Os freios contam com ABS com pinças Brembo(foto: Triumph/Divulgação)
Os freios contam com ABS com pinças Brembo (foto: Triumph/Divulgação)

A posição de pilotagem ficou mais relaxada, com o guidão recuado em 10mm(foto: Triumph/Divulgação)
A posição de pilotagem ficou mais relaxada, com o guidão recuado em 10mm (foto: Triumph/Divulgação)

(*) Viajou a convite da Triumph


RAIADAS

TIRADENTES A 26ª edição do Bike Fest em Tiradentes será entre 20 e 24 de junho. O tradicional encontro reúne motociclistas de todas as partes do país, além de contar com festival de blues e jazz. Também haverá um pavilhão com expositores de motos, peças e equipamentos e gastronomia. Informações: www.grupoberg.com.br.

CURSO O instrutor e piloto Jorge Balbi Filho vai ministrar cursos de pilotagem no fora de estrada e motocross. Serão quatro dias com aulas teóricas e práticas, incluindo preparação física e alimentação. A primeira turma será entre 18 e 21 de julho, e a segunda, de 25 a 28 de julho. Ambas no centro de treinamento Trilhas da Serra, em Santa Luzia. Informações: (31) 99108-7539.

INDEPENDÊNCIA A 36ª edição do Enduro da Independência será de 5 a 8 de setembro. As cidades de pernoite já foram definidas. A largada e chegada do primeiro dia serão em Lavras. Depois, segue para Lambari e Itajubá, onde serão disputados o terceiro e quarto dias. Informações e inscrições: www.tcmg.com.br.

DESENVOLVIMENTO A X11, que produz e comercializa equipamentos e acessórios para motociclistas e motocicletas, inaugurou seu novo espaço para projetos e desenvolvimentos de produtos, que fica na Rua Ministro Orozimbo Nonato, 102, Vila Castela, em Nova Lima. Informações: www.x11.com.br.

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