Estado de Minas ASSIM NA TERRA COMO NO ASFALTO

A versátil BMW G 310 GS tem atributos para garantir boa performance em diferentes pisos

Com porte de modelo maior, a aventureira BMW G 310 GS tem motor de um cilindro invertido, freios ABS, rodas de liga leve, banco confortável e painel digital


postado em 13/03/2018 14:40

Modelo conserva nítida inspiração visual na irmã maior, a R 1200 GS, porém com farol em bloco único(foto: Rodrigo Barbosa/BMW/Divulgação)
Modelo conserva nítida inspiração visual na irmã maior, a R 1200 GS, porém com farol em bloco único (foto: Rodrigo Barbosa/BMW/Divulgação)
 

De Itu (SP) - Quando foi lançada em 1980, a linha GS (Gelande/Strasse ou campo e cidade), com o modelo R 80 GS, inaugurava uma família de motos versáteis para encarar qualquer terreno. De lá para cá, a evolução foi uma constante, além de gerar o nascimento de vários filhotes, como a G 310 GS, que chega ao mercado nacional, produzida em Manaus. É o menor modelo da linha, mas conserva nítida inspiração visual na irmã maior, a R 1200 GS, campeã mundial de vendas da marca, porém com farol em bloco único, tipo escudo, em vez de assimétricos.

O escape tem saída lateral intermediária e fica mais vulnerável no fora de estrada(foto: BMW/Divulgação)
O escape tem saída lateral intermediária e fica mais vulnerável no fora de estrada (foto: BMW/Divulgação)
 

O interessante é que o motor de 313cm³, equipado com refrigeração líquida, fica ao contrário, ligeiramente inclinado para trás, e não usualmente para frente. Uma solução de engenharia que também permite que o sistema de admissão seja na frente e de exaustão atrás, concentrando as massas, além de compactar as medidas, com redução da distância entre-eixos. Um arranjo que deixa o modelo com maior agilidade, inclusive no trânsito pesado do dia a dia. Entretanto, o efeito colateral é a redução do espaço para o tanque de combustível de uma aventureira, com capacidade para somente 11 litros.

 

 

ANDANDO Com potência de 34cv a 9.500rpm e um torque de 2,9kgfm a 7.500rpm, a “baby” GS tem câmbio de seis marchas e rodas de liga leve, mais urbanas. Por outro lado, o aro dianteiro, que tem 19 polegadas de diâmetro, é menos urbano (intermediário entre o esportivo de 17 polegadas e o fora de estrada de 21), para enfrentar a buraqueira do asfalto e também a falta dele. Já os pneus de uso misto são mesmo mais para asfalto do que para a terra, assim como o banco, em dois níveis, mais urbano (835mm do chão) e confortável, pois dificulta a movimentação no fora de estrada mais radical.

Os freios são ABS de série, mas podem ser desligados para rodar na terra(foto: Rodrigo Barbosa/BMW/Divulgação)
Os freios são ABS de série, mas podem ser desligados para rodar na terra (foto: Rodrigo Barbosa/BMW/Divulgação)

Na hora das retomadas, o propulsor mostrou fôlego, facilitando a pilotagem. Porém, tem que trabalhar o câmbio e em trechos mais longos a vibração do monocilíndrico aparece. Já a roda dianteira um pouco maior, com aro 19, não impede de atacar as curvas com boa dose de esportividade. A posição de pilotagem mais ereta, típica dos modelos de uso misto, transmite segurança e favorece o conforto. Entretanto, nas frenagens a frente afunda, característica de uma suspensão dianteira de maior amplitude, do tipo invertida, com tubos de 41mm de diâmetro e 180mm de curso.
A suspensão traseira , do tipo mono, conta com 180mm de curso e regulagens na pré-carga(foto: Rodrigo Barbosa/BMW/Divulgação)
A suspensão traseira , do tipo mono, conta com 180mm de curso e regulagens na pré-carga (foto: Rodrigo Barbosa/BMW/Divulgação)

BRECANDO A suspensão traseira, do tipo mono, também conta com 180mm de curso e regulagens na pré-carga, ancorada em balança de alumínio. Um conjunto equilibrado tanto no asfalto, permitindo grandes inclinações sem muitas oscilações, quanto na terra, para absorver impactos. Na hora de brecar, o sistema ABS é de série, mas pode ser desligado para rodar na terra. Na dianteira, disco ventilado de 300mm de diâmetro, com pinça de quatro pistãos de fixação radial, ByBre, subsidiária Brembo. Na traseira, um disco de 240mm de diâmetro. Transmitem precisão e segurança

O painel é totalmente digital e conta com computador de bordo e indicador de mudança de marcha(foto: BMW/Divulgação)
O painel é totalmente digital e conta com computador de bordo e indicador de mudança de marcha (foto: BMW/Divulgação)

O compacto quadro de tubos de aço garante rigidez e conta com proteção inferior, tipo peito de aço. O escape, contudo, tem saída lateral intermediária e fica mais vulnerável no fora de estrada. Já o painel é inteiramente digital e, além das funções rotineiras, conta com o computador de bordo e shift light, a luzinha que indica o giro do motor e a hora correta de trocar as marchas. O guidão esterça bem, mas no fora de estrada poderia ser ligeiramente mais alto. O preço sugerido da BMW G 310 GS é de R$ 24.900, com opções de cores vermelho e cinza, branco com filetes e cinza.
O motor de um cilindro fornece 34cv de potência e 2,9kgfm de torque(foto: BMW/Divulgação)
O motor de um cilindro fornece 34cv de potência e 2,9kgfm de torque (foto: BMW/Divulgação)

As rodas são de liga leve e na dianteira o aro tem 19 polegadas(foto: BMW/Divulgação)
As rodas são de liga leve e na dianteira o aro tem 19 polegadas (foto: BMW/Divulgação)

(*) Viajou a convite da BMW


RAIADAS

PLACAS O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou na quinta-feira resolução que institui nova placa de identificação, no padrão do Mercosul, valendo a partir de setembro para veículos novos e, posteriormente, para os demais. A placa terá quatro letras e três números, além de um chip de identificação que dispensa o lacre, e permitirá, inclusive, acesso a pedágios e sistemas de cancelas.

EXCLUSIVE A terceira edição do Exclusive Moto Fest será nos dias 19 e 20 de maio, no complexo do Hangar 677, em Belo Horizonte. Além de estandes com lançamentos e modelos de todas as marcas, haverá praça de alimentação, acessórios e equipamentos, além de shows e atividades com motos. Informações: (31) 3282-8262.

MULHERES Nos últimos seis anos o número de mulheres que se habilitaram para pilotar motos na categoria A aumentou 50,1%, segundo dados do Denatran. O contingente chega a 6,8 milhões de motociclistas, que já representam 22% das pessoas habilitadas para conduzir motos no Brasil, em todas as áreas e segmentos.

ENDURO O 36º Enduro da Independência será disputado entre 5 e 8 de setembro, entre as cidades de Lavras e Itajubá. As inscrições estão abertas. Informações: www.tcmg.com.br. O Enduro Portal da Canastra será disputado no dia 18 de março, em Piumhi, Minas Gerais, valendo também pela Copa AMSM. Informações: www.coapaamsm.com.br.

VIAGEM A agência de mototurismo internacional América Trip e a loja conceito Milwaukee BH Motorcycles estão organizando a viagem From Milwaukee, to Milwaukee”, para comemorar os 115 anos da fundação da Harley-Davidson em Milwaukee, Estados Unidos. Serão 2.100 quilômetros entre os dias 23 de agosto e 5 de setembro, passando por Tail of the Dragon e Route 66. Informações: www.americatrip.com.br.

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