Estado de Minas SESSENTONAS REVIGORADAS

Família mais antiga em linha da Harley-Davidson cresce com a chegada de dois novos modelos

Com mais de 60 anos, linha Sportster da Harley-Davidson ganha dois novos integrantes, a Iron 1200 e a Forty-Eight Special. Apesar do visual retrô, modelos passaram por modernizações técnicas


postado em 05/03/2018 17:53 / atualizado em 05/03/2018 18:43

Guidão estilo seca suvaco da Iron deixa os braços bem altos(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Guidão estilo seca suvaco da Iron deixa os braços bem altos (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
 

A linha Sportster da marca Americana Harley-Davidson nasceu há seis décadas atrás, em 1957, para ser uma espécie de alternativa mais esportiva aos tradicionais modelos estradeiros existentes. O conceito foi baseado nas motos de competição que disputam o popular (nos Estados Unidos) dirt track, em pistas ovais de saibro. De lá para cá, se transformou na família mais antiga da marca em linha, e segue sempre se renovando. As novas Sportster Iron 1200 e Forty-Eight 1200 chegam ao mercado com mudanças estéticas e mecânicas.

Banco tem desenho anatômico, com discreta saliência para servir de apoio(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Banco tem desenho anatômico, com discreta saliência para servir de apoio (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

Os modelos já são comercializados oficialmente no Brasil nas versões Iron 883 e Forty-Eight. A Iron ganhou motor 1200 mais forte, e a Forty-Eight uma versão Special, com requintes de acabamento. Ambas ainda sem preços e datas para desembarcar no Brasil. As duas incorporam visual retrô, com decoração de tanque estilo anos 1970, e todo o restante adota um estilo dark, que inclui motor, rodas, tampa do filtro de ar e, no caso da Iron, o escape. A Forty-Eight conserva o cacoete da marca e tem os escapes cromados.

 

 

FORÇA Até então o menor modelo da marca – com a exceção das ainda inéditas no Brasil Street 750 e Street 500, equipadas com motor de dois cilindros em vê e refrigeração líquida – a Iron ganhou a nova motorização Evolution de 1202cm³ de cilindrada, nascida em 1984 baseada nos tradicionais Ironhead e Shovelhead que empurravam modelos mais antigos e foram constantemente modernizados ao longo do tempo. O propulsor conserva a tradicional arquitetura de dois cilindros em vê, com inclinação de 45 graus e refrigeração a ar.

A Iron se diferencia pelo escapamento pintado em preto(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A Iron se diferencia pelo escapamento pintado em preto (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

Em relação à Iron 883, a nova Iron 1200 ganhou 36% mais torque, passando para 10,1Kgfm, facilitando as retomadas e exigindo menos trocas de marchas no câmbio de cinco velocidades. A potência nem é revelada, em uma tática que privilegia a força, ou torque. No visual, a Iron 1200 ganhou uma carenagem de farol e guidão bem mais alto (Mini Ape), o popular “seca suvaco”, que eliminou a curiosa posição dos retrovisores que eram locados abaixo do guidão e agora estão nas posições convencionais.
Já a Forty-Eight também tem estilo dark, mas com os escapes cromados(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Já a Forty-Eight também tem estilo dark, mas com os escapes cromados (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

AMENDOIM Contudo, conservou o banco egoísta, somente para o piloto (opcional para o passageiro), e o diminuto tanque “peanut” (amendoim), com capacidade para 12,5 litros. Lançada em 2010, a versão Special da Forty-Eight faz parte da ousada estratégia da marca americana de apresentar 100 novos modelos nos próximos 9 anos. A Sportster Forty-Eight Special 1200 divide o mesmo conjunto mecânico com a Iron 1200, incluindo câmbio e transmissão final por correia, além de freios a disco com sistema ABS de série.

A Forty-Eight tem suspensão dianteira e pneus mais grossos(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A Forty-Eight tem suspensão dianteira e pneus mais grossos (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

O tanque “amendoim” da “48” é ainda menor, com capacidade para apenas 7,9 litros, o que reduz drasticamente a autonomia e torna as visitas aos postos de combustível uma rotina. Para compensar, o visual é mais encorpado, com pneus bem mais grossos 130/90 na dianteira e 150/80 na traseira. A suspensão dianteira também tem tubos de maior diâmetro e a suspensão traseira, com dois amortecedores, tem regulagens na pré-carga. No visual, a Forty-Eight Special também conta com guidão “seca suvaco” mais alto e o suporte de placa deslocado para a lateral esquerda.
Os dois modelos usam o mesmo motor, câmbio e transmissão final por correia(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Os dois modelos usam o mesmo motor, câmbio e transmissão final por correia (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

A suspensão traseira conta com dois amortecedores e regulagens na pré-carga(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A suspensão traseira conta com dois amortecedores e regulagens na pré-carga (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
 

 

Raiadas

BATOM O Primeiro Raid do Batom, em comemoração ao dia da mulher (em 8 de março), será disputado hoje. A concentração é na Praça da Assembleia, a partir das 9h, e a chegada na Avenida Raja Gabaglia, em frente ao bar Beb's, em Belo Horizonte, com shows e distribuição de brindes. Informações no www.boramundo.com.br.

BOLA A inglesa Triumph é apoiadora da campanha Football Is Great, amanhã no Mineirão. Além do clássico Atlético e Cruzeiro, um telão vai transmitir a partida entre Manchester City e Chelsea. Também haverá comidas e bebidas típicas, além de show com Aggeu Marques & The Yesterdays, cover dos Beatles. Informações na Triumph BH, (31) 3297-1000.

ASW O tradicional fabricante nacional de equipamentos para fora de estrada ASW vai se internacionalizando. A empresa é fornecedora oficial da equipe Kawasaki Dixon, que compete no Mundial de Motocross versão 2018, com 19 etapas. A disputa de abertura seré amanha em Villa La Angostura, na Argentina.

ENDUROS O Enduro Portal da Canastra, em Piumhi (MG), vai ser dia 18 de março, valendo também pela Copa Sul Mineira. Informações no site ipesoffroad.com.br. A abertura do Brasileiro de Enduro FIM será disputada em Itupeva (SP) nos dias 17 e 18 de março. A segunda etapa será em Patrocínio (MG) nos dias 14 e 15 de abril. Informações no www.cbm.esp.br.

CUIDADO As estatísticas de roubo de motos acima de 250cm³ de cilindrada, segundo o Grupo Tracker, empresa de rastreamento, aumentaram em 41,6% no último trimestre de 2017, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

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