Estado de Minas

Modelos street da Dafra ganham motores com maior capacidade e potência

Além da 'vitamina' extra, Dafra Apache 200 e Next 300 ganharam atualizações no visual e nos freios. Motocicletas estão em fase de homologação e preços ainda não foram definidos


postado em 27/02/2018 14:56

A Next 300 tem motor de um cilindro com refrigeração líquida(foto: Téo Mascarenhas/EM/D.A Press)
A Next 300 tem motor de um cilindro com refrigeração líquida (foto: Téo Mascarenhas/EM/D.A Press)

A marca Dafra nasceu em 2007 com metas ambiciosas. Construiu uma fábrica em Manaus (AM), em área de 170 mil m², com 35 mil m² construídos, equipada com laboratório de emissões, testes estruturais, além da chamada “sala limpa”, com ambiente controlado, para a montagem de motores sem interferências. Sua estratégia de produção foi firmar parcerias com diversas marcas já consolidadas, inclusive asiáticas, nacionalizando os modelos, como a Apache 150 e a Next 250, que este ano sobem um degrau e se transformam em Apache 200 e Next 300.

Como estão em fase de homologação, os modelos ainda não tiveram preços divulgados. Porém, as motocicletas já foram apresentadas durante o Salão das Duas Rodas, em novembro de 2017. A Apache 200 é o resultado da parceria com a TVS, a terceira maior fabricante da Índia, um mercado com volumes estratosféricos e ritmo de crescimento acelerado, mas com características bem diferentes do consumidor brasileiro. Desta forma, a Apache 200 foi completamente reformulada para se adaptar ao padrão nacional e às nossas particularidades técnicas e de estilo.

A Apache 200 tem freios a disco de acionamento combinado nas duas rodas(foto: Téo Mascarenhas/EM/D.A Press)
A Apache 200 tem freios a disco de acionamento combinado nas duas rodas (foto: Téo Mascarenhas/EM/D.A Press)

APACHE 200 A nova Apache 200 vai substituir o modelo anterior, Apache 150, apresentada em 2010. O motor continua com um cilindro e arrefecimento a ar, além do câmbio de cinco marchas, mas aposenta o carburador e adota sistema de alimentação com injeção eletrônica. A potência salta de 14cv para 21cv a 8.500rpm, e o torque vai de 1,25Kgfm para 1,85Kgfm a 6.500rpm. Os freios foram revistos, com discos nas duas rodas e sistema de acionamento combinado FH-CBS. Na dianteira, disco de 270mm de diâmetro, e na traseira, 240mm.

A Apache 200 também ganhou painel digital em tela LCD, além de luzes de posição e lanterna em led. A suspensão dianteira é telescópica convencional, com 117mm de curso, e a traseira é do tipo mono, com sete regulagens na pré-carga e 105mm de curso. O quadro feito de tubos de aço tipo berço duplo. As rodas em liga leve têm aros de 17 polegadas e “calçam” pneus sem câmara. O visual tem banco em dois níveis, bloco de farol com microcarenagem e tanque (que teve a capacidade reduzida de 16 para 12 litros) com tampa estilo aviação curiosamente deslocada para a direita.

NEXT 300 O modelo é fruto da parceria com a taiwanesa SYM (SanYang), que também produz, entre outros modelos, o scooter Citycom 300, também montado pela Dafra. O novo modelo (que em Taiwan tem versão Café Racer, batizada de Wolf) ganhou modernizações técnicas e mecânicas. O motor de um cilindro passou de 249,4cm³ de cilindrada para 278cm³. Equipado com injeção eletrônica, refrigeração líquida e comando de válvulas no cabeçote, a potência do scooter também subiu de 25cv a 7.500rpm para 27cv a 9.250rpm. Curiosamente, o torque que era de 2,75Kgfm baixou para 2,65Kgfm a 6.500 rpm.

O câmbio permaneceu com seis velocidades, mas os freios – com disco de 287mm na dianteira e 220mm na traseira – estão equipados com sistema de frenagem combinada FH-CBS, que tem regulagem em quatro níveis. O modelo também apresenta novos grafismos, mas mantém seu desenho básico, com banco em dois níveis, escape com protetor inferior tipo limpa-trilhos, rodas em liga leve com filete colorido e abas laterais ao tanque. A suspensão dianteira tem 125mm de curso e a traseira, mono, 110mm. O tanque comporta 14 litros e o peso a seco é de 167kg.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação