De São Paulo - Terminou ontem a maior feira de motos da América Latina e uma das mais importantes do mundo, o 14º Salão Duas Rodas, no complexo Expo São Paulo, na capital paulista, com expectativa de cerca de 300 mil visitantes para apreciar quase 500 modelos, além de shows, testes, acessórios e equipamentos de 400 marcas. Porém, a mostra também poderia ser chamada de salão da expectativa e esperança. Expectativa de reverter um quadro de seguidas reduções nas vendas. Pra tanto, as montadoras apresentaram a renovação de seus modelos em linha e lançaram diversos outros para receber os holofotes nesta vitrine do futuro.
A Yamaha lançou a nova street Fazer 250 ABS, com visual repaginado, suspensões e motor com mais 0,6cv, e a Crosser 150 Z, fora-de-estrada. A Honda exibiu vários conceitos e 77 modelos, com destaque para as novas Biz 110 e 125 com freios combinados e porta-malas ainda maiores. As novas estradeiras Gold Wing de seis cilindros, com dupla embreagem e câmbio de sete marchas, e uma versão mais “pelada”. Mostrou também o scooterzão X-ADV 750 dois cilindros, que chega em 2018, por R$ 52.500, próprio para encarar terra, a retrô CB 1100RS, com motor de quatro cilindros e 90cv, e a custom Rebel, com o mesmo propulsor da linha CB 500, e a superesportiva CBR 1000RR Fireblede, com a versão ainda mais sofisticada S, por R$ 79.990.
A BMW apresentou a pequena “big trail” G 310 GS, com a mesma mecânica da street G 310R, e o modelo mais caro do Brasil: a HP4, com quadro em fibra de carbono e precinho de R$ 490 mil. A Harley-Davidson exibiu a nova linha Softail, que ficou até 17kg mais leve e ganhou novos motores, batizados de Milwaukke 107 e 114, com 1.745cm³ e 1.868cm³, respectivamente, além de suspensões e quadro. A também americana Indian apresentou os modelos Scout Bobber, com para-lamas mais curtos, e a tradicional Chief Dark Horse e Cheiftais Dark Horse. Todas com decoração black.
A Kawasaki mostrou a substituta da Ninjinha 300, com motor vitaminado para 400cm³, de 45cv, além da H2R, com 356cv. Expos também a retrô Z 900 RS, que chega em 2018, inspirada na lendária Z1, de 1972. A austríaca KTM lançou a Duke 390, com visual semelhante ao da irmã 1.290, farol com LEDs e novo painel. A Dafra atualizou a street Apache, com motor que saltou de 150cm³ para 200cm³, e a Next, que foi de 250cm³ para 300cm³. A Italiana Ducati apresentou a Supersport S 950, com o tradicional motor de dois cilindros em L, de 115cv, e suspensões Ohlins, além da Monster 797cm³ de 75cv, e a Scrambler Custom, com mesma motorização. A clássica Royal Enfield mostrou as Redditch, uma releitura do modelo Classic, com robusto motor de um cilindro de 500cm³.
A Triumph, que completa 5 anos de Brasil, modernizou as Tiger 800 XRt, XRx, com banco mais baixo, e a Xca, com modo de pilotagem off-road Pro, para os mais experientes, e apresentou a T100 Black, com 900cm³. A chinesa Haojue, parceira da Suzuki na Ásia, trouxe para o Brasil a street DK 150 e a custom Chopper Road 150, que dividem o conjunto mecânico. Tudo via JTZ Motos, que também traz sccoters da taiwanesa Kinco. Além disso, a Honda mostrou o triciclo conceito Neowing com motor híbrido, o scooter Zoomer-X 110 e a “motinha” Grom 125.
Viajou a convite do pool da Abraciclo