Estado de Minas MISTURA FINA

Triumph Bonneville Scrambler 900 anda bem no asfalto ou na terra, com o auxílio da eletrônica

Fácil e divertido na pilotagem, modelo da Triumph mistura estilos e conta com motor de dois cilindros paralelos, com o controle de tração e freios ABS. A eletrônica traz o lado moderno


postado em 04/11/2017 16:44 / atualizado em 04/11/2017 17:32

O estilo scrambler ganhou força nos anos 1950, com guidão mais largo para facilitar as manobras(foto: Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação)
O estilo scrambler ganhou força nos anos 1950, com guidão mais largo para facilitar as manobras (foto: Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação)
 

O estilo scrambler, algo como misturado, ganhou força nos anos 1950 com a transformação de motos de rua para também rodar na terra. A mistura incluía escape alto, guidão mais largo para deixar as manobras mais leves, para-lamas mais altos para encarar o barro, banco mais plano para facilitar a movimentação, além de eliminação de supérfluos para reduzir peso. Com a nova Triumph Bonneville Scrambler 900 o processo de criação foi semelhante, uma vez que é derivada do modelo Street Twin 900, que tem até rua (Street) no batismo.

Extremamente fácil de pilotar, encara terra com diversão(foto: Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação)
Extremamente fácil de pilotar, encara terra com diversão (foto: Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação)

A primeira Bonneville foi lançada em 1959, com motor de dois cilindros paralelos e 650cm³, além de dar origem a toda uma família de modelos clássicos, que, porém, incorporam tecnologia atual e respondem por cerca de 25% das vendas da marca. A Bonneville Scrambler 900 faz parte deste time retrô/moderno e foi desenvolvida a partir de um projeto de atualização que consumiu cerca de quatro anos e muita criatividade dos projetistas para conservar a essência da época, minimizando os impactos da modernização.

 

 

TECNOLOGIA A eletrônica está presente no acelerador, no controle de tração, que pode ser desligado para rodar na terra, e também no sistema de freios ABS, que pode ser desativado no fora de estrada. O conjunto mecânico é o mesmo da Street Twin. Um motor dois cilindros paralelos, equipado com refrigeração líquida, oito válvulas e um intervalo de ignição (movimentação dos pistões) de 270 graus, que proporciona uma pegada mais vigorosa nas retomadas, acoplado a um câmbio de cinco velocidades. O funcionamento, entretanto, é extremamente redondo.

Com o peso reduzido, modelo tem banco mais plano(foto: Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação)
Com o peso reduzido, modelo tem banco mais plano (foto: Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação)

A potência máxima é de 55cv a 6.000rpm e o torque atinge 8,2kgfm a apenas 3.230rpm. O radiador, inexistente nos modelos pioneiros, tenta ficar camuflado entre os tubos do quadro de aço. Os freios a disco, também ausentes no passado, ficam à vista. Na dianteira, disco de 310mm com pinça Nissin de duplo pistão. Na traseira, disco de 255mm. Outras modernidades contemporâneas também estão presentes, como embreagem assistida para reduzir o esforço no acionamento e imobilizador no contato para dificultar para os amigos do alheio.
O painel tem relojão único equipado com indicadores analógicos e digitais(foto: Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação)
O painel tem relojão único equipado com indicadores analógicos e digitais (foto: Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação)

TERRA A iluminação traseira é em LED, e tem ainda sob o banco uma entrada do tipo USB para acoplar aparelhos eletrônicos, incluindo o celular. O painel tem formato retrô, com relojão arredondado, mas também incorpora tecnologia, com pequena tela digital com computador de bordo, marcha engatada, relógio de horas e conta-giros. O lado scrambler para terra não permite abusos, mas proporciona boa diversão. É que tanto os pneus Metzeler Tourance quanto a roda dianteira com aro de 19 polegadas, assim como as suspensões, também atendem no asfalto.

O motor de dois cilindros paralelos fornece 55cv de potência(foto: Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação)
O motor de dois cilindros paralelos fornece 55cv de potência (foto: Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação)

Na dianteira, garfo Kayaba com tubos de 41mm de diâmetro e 120mm de curso, sem regulagem. Na traseira, duplo amortecedor Kayaba com 120mm de curso, ajustável na pré-carga. Contudo, a ergonomia mais relaxada, com banco a 790mm de altura e uma pilotagem excepcionalmente fácil e divertida (inclusive no dia a dia), aliada a uma extensa linha de acessórios com 150 itens, podem apimentar ainda mais o uso fora de estrada. A Bonneville Scrambler 900, que pesa 206kg a seco, conta ainda com um tanque com capacidade para 12 litros.
O escape tem saída alta pela lateral direita(foto: Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação)
O escape tem saída alta pela lateral direita (foto: Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação)


RAIADAS

NOME A Resolução 709/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 30 de outubro, obriga os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) a disponibilizar o nome e código, via internet, do agente que lavrou multa, aumentando a transparência e direito de defesa em caso de recurso. O sistema dedo-duro está sendo contestado pelos agentes, com receio de possíveis represálias.

MOTOCROSS A etapa final do Campeonato Mineiro de Motocross será disputada em 14 categorias na cidade de Piranga, Zona da Mata mineira, nos dias 18 e 19. A entrada do público, tanto nos dias de treinos quanto durante as competições oficiais, é gratuita. Informações: www.cassiosracing.com.br.

SALÃO I A 14ª edição do Salão das Duas Rodas, entre os dias 14 e 19, no centro de exposições Expo São Paulo, vai contar com cerca de 500 modelos expostos. As datas, logo após a realização do Salão de Milão (EICMA), entre os dias 9 e 12, e considerado o maior do mundo, vai permitir que lançamentos mundiais sejam mostrados aqui também.

SALÃO II Além das motocicletas, também serão exibidos no Salão das Duas Rodas acessórios, equipamentos e serviços. Na parte de fora dos pavilhões também serão montadas pistas para realização de diversos testes com motocicletas. Informações: www.salaoduasrodas.com.br.

CURSO O piloto Cassius Nunes e Robson França ministram curso de pilotagem off-road especial para motos do tipo big trail, em 11 de novembro e 2 de dezembro. O local é o Centro de Treinamento Fast Brothers, em Honório Bicallho, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Estão incluídos café da manhã, almoço, camiseta, fotos e ambulância. Informações: (31) 99981-1881.

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