Estado de Minas PRA NÃO FICAR NA MÃO

Em tempos de falta de combustível, confira algumas dicas do VRUM para economizar

Com o sumiço dos combustíveis das bombas nos postos de abastecimento, é imprescindível ficar atento a alguns detalhes com o carro e a maneira de dirigir, visando a economia do líquido precioso


postado em 28/05/2018 17:04 / atualizado em 29/05/2018 14:25


A crise do abastecimento de combustíveis dos últimos dias tem deixado muitos proprietários de carros em situação complicada, já que a maioria precisa do veículo para o trabalho ou para os deslocamentos diários. Além de estarem em falta nas bombas, gasolina, etanol e diesel estão com os preços elevados, exigindo uma reflexão sobre o que é possível fazer para economizar. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas importantes que podem fazer os combustíveis durar um pouco mais no tanque de seu carro.
O excesso de tralhas e afins no interior do carro e porta-malas contribui para o aumento de consumo(foto: Chevrolet/Divulgação)
O excesso de tralhas e afins no interior do carro e porta-malas contribui para o aumento de consumo (foto: Chevrolet/Divulgação)

PESO MORTO A economia de combustível deve começar pelos cuidados básicos com o carro. Algumas pessoas têm por hábito deixar coisas espalhadas pelo interior do veículo, como roupas, sapatos, livros, além de peças usadas substituídas na última revisão, cadeiras de praia e outros objetos esquecidos no porta-malas. Tudo isso é peso morto, que certamente vai influenciar no aumento do consumo de combustível. Portanto, evite carregar no carro coisas desnecessárias.

 

 

PNEUS CALIBRADOS Pode parecer bobagem para muitas pessoas, já que poucos lembram de fazê-lo, mas a calibragem dos pneus é de extrema importância por vários motivos. Além de contribuir para a segurança e maior durabilidade dos pneumáticos, manter a pressão correta indicada pelo fabricante do veículo ajuda a economizar combustível. Dirigir com os pneus murchos aumenta a resistência à rolagem, deixando o carro mais pesado e exigindo mais do motor. Se a pressão do pneumático estiver 30% abaixo da recomendada pelo fabricante do veículo, o consumo pode aumentar em até 2,5%.

Se a pressão do pneumático estiver 30% abaixo da recomendada pelo fabricante do veículo, o consumo pode aumentar em até 2,5%(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press - 19/2/10)
Se a pressão do pneumático estiver 30% abaixo da recomendada pelo fabricante do veículo, o consumo pode aumentar em até 2,5% (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press - 19/2/10)

ALINHADO Você não pode esquecer também que suspensão e direção desalinhadas aumentam a resistência à rodagem dos pneus, aumentando o consumo de combustível. Em condições normais, o alinhamento do conjunto suspensão/direção deve ser feito a cada 10 mil quilômetros. Mas se você trafega constantemente sobre estradas e ruas com pisos irregulares ou caiu com a roda do carro em uma das várias crateras comuns em nossas vias, é recomendado fazer o alinhamento para favorecer a boa dirigibilidade do veículo.
Suspensão e direção desalinhadas aumentam a resistência à rodagem dos pneus, elevando o consumo de combustível(foto: Eduardo Rocha - 8/3/04)
Suspensão e direção desalinhadas aumentam a resistência à rodagem dos pneus, elevando o consumo de combustível (foto: Eduardo Rocha - 8/3/04)

O AMIGO AR-CONDICIONADO Ele pode aumentar o consumo de combustível em até 2%, principalmente nos dias mais quentes. Mas como as temperaturas estão mais baixas, evite ligar o ar e abra um pouco as janelas para ventilar, tentando preservar a segurança. Isso vai ajudar a economizar combustível. Já na estrada a situação é um pouco diferente, pois os vidros fechados contribuem para diminuir a resistência do ar, reduzindo o consumo.
O ar-condicionado pode aumentar o consumo de combustível em até 2%(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 26/2/10)
O ar-condicionado pode aumentar o consumo de combustível em até 2% (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 26/2/10)

TEM QUE ESQUENTAR? Os motores atuais dispensam aquela velha prática de ter que esquentar por alguns minutos, com doses exageradas de aceleração. Para economizar combustível, basta ligar o carro, ajustar o cinto de segurança e os retrovisores e sair sem pisar fundo no acelerador. É claro que se o tanque estiver abastecido com etanol e o clima mais frio, é recomendável esperar a rotação do motor estabilizar em 1.000rpm. Mas sem acelerações desnecessárias. 
Motores modernos não precisam ser aquecidos, mas é bom esperar estabilizar em 1.000rpm na marcha lenta(foto: Pedro Bicudo/Ford/Divulgação)
Motores modernos não precisam ser aquecidos, mas é bom esperar estabilizar em 1.000rpm na marcha lenta (foto: Pedro Bicudo/Ford/Divulgação)

DIRIGINDO Ao sair com seu carro, evite acelerações bruscas. Procure acelerar uniformemente, pois isso reduz consideravelmente o consumo de combustível e o desgaste do motor. Acelerações fortes, com o giro do motor nas alturas, significa aumento no consumo.
Arrancadas e acelerações bruscas só contribuem para o aumento do consumo de combustível(foto: BMW/Divulgação)
Arrancadas e acelerações bruscas só contribuem para o aumento do consumo de combustível (foto: BMW/Divulgação)

TROCANDO MARCHAS A maneira de dirigir influencia diretamente no consumo. É preciso ter sabedoria para fazer as trocas de marchas no tempo certo, evitando esticar muito a primeira e a segunda. O ideal é tentar manter as rotações do motor em uma faixa mais econômica. Deixe as marchas fortes para subidas íngremes, sem acelerar fundo, ou as use para fazer a função de freio-motor, evitando assim a famosa “banguela” (uso do ponto morto em uma descida), que na verdade não contribui para a economia de combustível e aumenta o desgaste do sistema de freio. Já o freio-motor diminui o consumo em propulsores com injeção e reduz o desgaste dos freios. De uma maneira geral, procure dirigir com marchas mais altas e rotações mais baixas. É a combinação perfeita para economizar combustível.
Saber trocar as marchas na hora certa ajuda a reduzir o consumo(foto: Pedro Dantas/VW/Divulgação - 18/8/14)
Saber trocar as marchas na hora certa ajuda a reduzir o consumo (foto: Pedro Dantas/VW/Divulgação - 18/8/14)

NÃO ESQUEÇA AS REVISÕES Cuidar da manutenção do carro também ajuda muito na redução do consumo. Um filtro de ar muito sujo pode aumentar o consumo em 10%. O motor precisa trabalhar em condições ideais, com a queima da mistura ar/combustível na medida certa. Imagine o quanto é possível poupar num veículo com a manutenção em dia? O desleixo certamente vai custar caro no seu bolso.
Filtro de ar sujo pode aumentar o consumo em 10%(foto: Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press - 27/10/05)
Filtro de ar sujo pode aumentar o consumo em 10% (foto: Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press - 27/10/05)

O desabastecimento de combustíveis exige cautela para quem ainda tem algo no tanque do carro(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press - 26/8/14)
O desabastecimento de combustíveis exige cautela para quem ainda tem algo no tanque do carro (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press - 26/8/14)

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