Estado de Minas DIVERSÃO À MODA ANTIGA

O evento Clássicos nos Cristais, no autódromo de Curvelo, reunirá belos exemplares de veículos antigos

O autódromo de Curvelo será palco da primeira edição do evento Clássicos nos Cristais, que vai reunir motocicletas e automóveis de diferentes épocas em provas diversas


postado em 29/08/2017 14:58 / atualizado em 30/08/2017 16:57

(foto: Caju Vídeos/Divulgação)
(foto: Caju Vídeos/Divulgação)
 

Se você curte carros e motocicletas antigas e está sem saber o que fazer no feriado prolongado de 7 de setembro, o Circuito dos Cristais, em Curvelo, na Região Central de Minas Gerais, pode ser um destino interessante. É que lá será realizada a primeira edição do Clássicos nos Cristais, evento que vai reunir centenas de motocicletas e automóveis, alguns raros, em diferentes atividades como exposição, rali de regularidade, track day e provas de arrancada e velocidade. O encontro, que contará com a participação de pilotos e colecionadores de antigos, será realizado de 7 a 10 de setembro.

(foto: Caju Vídeos/Divulgação)
(foto: Caju Vídeos/Divulgação)

De acordo com o organizador Geraldo Mesquita, o evento contará com a participação de cerca de 15 clubes de carros antigos de diferentes regiões do país, entre eles o Clube de Veículos Antigos de Minas Gerais (CVA-MG), o Vintage Motor Clube de Betim, além de clubes do Opala, Maverick, Mustang e outros. A ideia é fazer do Clássicos nos Cristais uma referência no antigomobilismo internacional, com uma edição anual, atraindo um público composto por aficionados por veículos antigos, colecionadores, pilotos e curiosos.

 


E para preencher os quatro dias do feriadão da Independência, os organizadores prometem atrações inéditas, como a corrida inaugural da Classic Cup Minas Gerais, que terá treinos livres e classificatórios realizados no autódromo de Cruvelo. Carros clássicos de diferentes estilos e épocas vão acelerar nas provas da Crazy Racers, uma referência à animação Corrida Maluca, dividida em quatro categorias. A primeira reunirá modelos das décadas de 1920 e 1930. A segunda é para hot-rods old school, fabricados até a década de 1950. A terceira reunirá hot-rods a partir da década de 1950, hot pick-ups, rat rods e muscle cars. E a quarta, denominada Crazy Speed, terá carros do período pré-guerra, especialmente preparados para competição.

(foto: Caju Vídeos/Divulgação)
(foto: Caju Vídeos/Divulgação)

Os antigos medirão forças na Old Drag Race, provas de arrancada que serão realizadas durante quatro horas ininterruptas. Veículos originais ou com leve preparação vão disputar as arrancadas em duplas, com direito a bandeira quadriculada na sinalização.

(foto: Caju Vídeos/Divulgação)
(foto: Caju Vídeos/Divulgação)

Mas a principal atração do Clássicos nos Cristais será o rali de regularidade, no qual os participantes terão como objetivo principal manter a velocidade e o tempo determinados pelos organizadores. Quem pisar fundo no acelerador e andar mais rápido, perderá pontos. Vence aquele que for mais preciso e cometer menos erros, ficando o mais próximo possível dos parâmetros determinados.

(foto: Caju Vídeos/Divulgação)
(foto: Caju Vídeos/Divulgação)

Mas é claro que o evento terá também exposições de veículos e motocicletas antigas, além de passeios pelo circuito, promovidos pelos clubes participantes. As famílias que forem ao evento poderão contar com espaço kids, com brinquedos e atividades para crianças, e espaço mulher, com venda de artesanato e acessórios, massoterapia, exercícios de fisioterapia e workshops. Mais informações no site www.classicosnoscristais.com.br.
(foto: Caju Vídeos/Divulgação)
(foto: Caju Vídeos/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação