Estado de Minas SISTEMA ECO

Chevrolet Spin 2017 segue melhorias do Cobalt para reduzir o consumo

Linha 2017 do Chevrolet Spin acompanha melhorias no motor 1.8, novo câmbio manual de seis marchas e direção elétrica do Cobalt. Há duas novas versões: de entrada LS e intermediária Advantage


postado em 17/08/2016 17:28 / atualizado em 17/08/2016 17:42

Chevrolet Spin Eco(foto: General Motors/Divulgação)
Chevrolet Spin Eco (foto: General Motors/Divulgação)
Além do Cobalt, antecipado pelo VRUM, a Chevrolet aplica alterações no motor 1.8, câmbio manual de seis marchas e direção com assistência elétrica no Spin – conjunto de melhorias energéticas chamado de sistema Eco pela marca. Pela primeira vez o monovolume passa a contar com o OnStar, em cortesia por um ano e três diferentes pacotes de serviços, conforme a versão. Outras novidades da linha 2017 são grade frontal que se movimenta automaticamente para otimizar o desempenho e as novas versões de entrada LS (R$ 57.990) e intermediária Advantage (R$ 66.990), com câmbio automático de comportamento suavizado, que se juntam às já existentes LT, LTZ e Activ (visual aventureiro).

O principal objetivo das mudanças, bem como no sedã, é reduzir a média de consumo, melhorando a avaliação da tabela do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. A principal inovação, segundo a própria Chevrolet, fica por conta da grade ativa do radiador (Active Grille Shutters em inglês), que abre e fecha automaticamente a grade frontal de acordo com as condições de velocidade e necessidade de refrigeração do motor. Quando fechada, há redução do arrasto do ar e melhor aerodinâmica.

Parte do sistema Eco que passa a designar os modelos, o motor 1.8 ganhou conjunto de pistões, bielas e anéis redesenhados, ficando mais leves, enquanto os anéis de pistão e o tipo de óleo lubrificante (0W20) sofreram alterações. A taxa de compressão foi ajustada e o módulo eletrônico ficou 40% mais eficiente. Novos sistemas de arrefecimento de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote no motor.

Spin Advantage se diferencia pelo acabamento preto brilhante, rodas escurecidas e lanternas fumê(foto: General Motors/Divulgação)
Spin Advantage se diferencia pelo acabamento preto brilhante, rodas escurecidas e lanternas fumê (foto: General Motors/Divulgação)
Para indicar o motorista a forma mais econômica de dirigir, há um alerta de mudança de marcha no quatro de instrumentos do painel. Outra novidade é a recalibração das molas, amortecedores e batente da suspensão. O conjunto recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixo, melhorando o comportamento dinâmico do Spin. No total mais de 100 componentes foram aperfeiçoados, incluindo sistemas de freios, pneus verdes e suspensão, para redução de peso. Com as alterações, o monovolume ficou até 33kg mais leve.

Por dentro, nova versão traz computador de bordo, transmissão automática e piloto automático(foto: General Motors/Divulgação)
Por dentro, nova versão traz computador de bordo, transmissão automática e piloto automático (foto: General Motors/Divulgação)
São 111cv (cavalos) de potência e 17,7kgfm de torque com etanol, com o pico de torque agora atingido a 2.600rpm – 600rpm antes que no modelo anterior. O consumo anunciado é de 8,1km/l (cidade) e 9,4km/l (estrada), abastecido com etanol, e 11,8km/l (c) e 13,7km/l (e) com gasolina. A aceleração até 100km/h ocorre em 10,6s. Há duas novas opções de cores metálicas: Azul Blue Eyes e Preto Ouro Negro. A garantia é de três anos.

Alterações no motor 1.8 ajudaram monovolume a ficar até 30% mais econômico, segundo a Chevrolet(foto: General Motors/Divulgação)
Alterações no motor 1.8 ajudaram monovolume a ficar até 30% mais econômico, segundo a Chevrolet (foto: General Motors/Divulgação)
CONFIRA OS PREÇOS DA LINHA ECO:

Cobalt
1.8 LTZ manual R$ 62.190
1.8 LTZ automático R$ 66.990
1.8 Elite automático R$ 68.990

Spin
1.8 LS manual R$ 57.990
1.8 LT manual R$ 61.490
1.8 Advantage automático R$ 66.990
1.8 Activ automático R$ 69.990
1.8 LTZ manual R$ 67.990
1.8 LTZ automático R$ 71.990

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação