Estado de Minas NA ESTEIRA OLÍMPICA

Nissan aproveita Jogos Olímpicos para apresentar conceitos elétricos

Conceitos BladeGlider, de proposta esportiva, e e-Bio, movido por Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), apontam diferentes apostas da Nissan para o futuro dos carros elétricos


postado em 04/08/2016 21:03 / atualizado em 04/08/2016 21:19

Nissan BladeGlider(foto: Nissan/Divulgação)
Nissan BladeGlider (foto: Nissan/Divulgação)
Patrocinadora dos Jogos Olímpicos'2016, a Nissan aproveita os holofotes do maior evento do esporte mundial para apresentar no Rio de Janeiro dois conceitos de carros elétricos com possíveis aplicações futuras distintas.

Desenvolvido a partir de estudos exibidos no Salão de Tóquio'2013, o futurista Nissan BladeGlider combina a proposta de zero emissão de poluentes com a alta performance de um esportivo.

Com espaço para três ocupantes (o condutor vai em posição central, à frente) e “nariz” que remete aos carros da Fórmula 1, o BladeGlider traz dois motores elétricos de tração traseira (um em cada roda) e 130kW. A máxima supera os 190km/h, com aceleração até 100 km/h em menos de 5 segundos.

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)


(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)


(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)
A potência é fornecida por uma bateria de íons de lítio de 5 módulos, de 220 kW. Duas unidades foram produzidas.

PIONEIRO Previsto para ser testado em vias públicas no Brasil, o protótipo e-Bio construído a partir da van e-NV200 é o primeiro do mundo movido por Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC). É dotado de um gerador de potência que se utiliza da reação de 100% de etanol ou água misturada com etanol para produzir eletricidade. A bateria tem capacidade de 24kWh, permitindo autonomia de mais de 600km.

Nissan e-bio SOFC(foto: Nissan/Divulgação)
Nissan e-bio SOFC (foto: Nissan/Divulgação)


(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação