Estado de Minas NOVO PULO DO FELINO

Primeiro SUV da Jaguar, F-Pace começa a ser vendido no Brasil em setembro

F-Pace é o primeiro SUV da Jaguar que chega ao Brasil no segundo semestre em quatro versões e duas opções de motorização. A marca aposta no segmento em ascensão


postado em 10/06/2016 10:00 / atualizado em 08/06/2016 17:29

(foto: Jaguar/Divulgação)
(foto: Jaguar/Divulgação)
De São Paulo - Depois de a Porsche perder a timidez e entrar no segmento que mais cresce em todo o mundo, o dos utilitários-esportivos, a marca inglesa aderiu sem pruridos. Quem diria que marcas em que a imagem está ligada à esportividade dariam o braço a torcer? Somente o dinheiro. Quem gosta de carro são clientes e jornalistas especializados. Fabricante gosta é da grana. O primeiro SUV da Jaguar já faz sucesso no Primeiro Mundo e começa a ser vendido no Brasil em setembro. A pré-venda terá início este mês e o teste drive nas concessionárias está previsto para julho e agosto.

O F-Pace vai representar 50% das vendas da marca no Brasil. No início da semana, foi feita a apresentação estática do modelo para a imprensa especializada do país. Os concorrentes diretos são BMW X4 e Porsche Macan.

O F-Pace é montado sobre a mesma arquitetura flexível utilizada por outros modelos da Jaguar, como o esportivo F-Type, os sedãs XF e XE, que é o menor da marca e chamado de compacto, apesar dos quase 4,70m de comprimento. Essa arquitetura privilegia a segurança e a redução de peso, pois tem 80% de toda a estrutura de alumínio e materiais de alta resistência. Foi investido nela cerca de 1,5 bilhão de libras esterlinas.

F-Pace é montado sobre a mesma arquitetura flexível do esportivo F-Type e os sedãs XF e XE(foto: Jaguar/Divulgação)
F-Pace é montado sobre a mesma arquitetura flexível do esportivo F-Type e os sedãs XF e XE (foto: Jaguar/Divulgação)
De acordo com Frank Witteman, presidente do grupo Jaguar Land Rover na América Latina, o F-Pace vai revolucionar a marca Jaguar pelo desempenho e design, mantendo a característica esportiva. Os SUVs passam mais sensação de solidez e segurança do que os automóveis, pela posição elevada de dirigir. O segmento cresceu 50% entre 2008 e 2015 e a previsão é repetir o percentual até 2020.

O interior é luxuoso, com painel digital, tela multimídia de 12 polegadas e head-up display a laser(foto: Jaguar/Divulgação)
O interior é luxuoso, com painel digital, tela multimídia de 12 polegadas e head-up display a laser (foto: Jaguar/Divulgação)
IMPONÊNCIA O F-Pace se destaca pelas dimensões e porte avantajado. São 4,73m de comprimento; 1,93m de largura; 1,65m de altura e 2,87m de distância entre-eixos. Os faróis pequenos contrastam com a grade grande, característica da marca, entradas de ar enormes e lanternas estreitas e horizontalizadas, que guardam semelhança com o F-Type. Impressionam as enormes rodas de 22 polegadas com pneus na medida 265/40. A tração é integral e as suspensões são independentes. O interior é luxuoso, com painel digital, tela multimídia de 12 polegadas e head-up display a laser. Acabamento com aço, alumínio e couro. Sistema multimídia muito avançado e bracelete de plástico para deixar as chaves dentro do carro. Por meio dele, as portas são travadas e destravadas. Ideal para praticantes de esportes radicais.

QUANTO VALE A versão de entrada é a Prestige 2.0 diesel de 180cv (R$ 309.300), seguida pela R-Sport V6 a gasolina de 340cv (R$ 360.500) e a S V6 de 380cv (R$ 405.900). A versão de lançamento é a First Edition, com motor V6 de 380cv (R$ 416.400), com 19 unidades disponíveis no Brasil. Todas com tração integral e caixa automática ZF de oito marchas. Os ângulos de ataque/saída são de 25,5°/26° e a altura do solo é de 21,3cm. A versão de 340cv atinge 100km/h em apenas 5,8 segundos e a de 380cv demora 5,5 segundos.

(*) Jornalista viajou a convite do grupo Jaguar Land Rover.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação