Estado de Minas LOGO APÓS GOL E VOYAGE

Concorrência faz Volkswagen se mexer e atualizar a Saveiro na linha 2017

Pela primeira vez em 33 anos Volkswagen Saveiro ganha design frontal com personalidade própria, além de duas opções de central multimídia. Preços vão de R$ 43.530 na nova versão Robust a mais de R$ 70 mil na Cross cabine dupla completa


postado em 16/03/2016 16:11 / atualizado em 16/03/2016 16:35

(foto: Volkswagen/Divulgação)
(foto: Volkswagen/Divulgação)
Menos de um mês depois de Gol e Voyage, a Volkswagen apresenta a linha 2017 da picape Saveiro com as atualizações de conteúdo já aplicadas ao hatchback e sedã compactos. Em sete versões e três opções de cabine (simples, estendida ou dupla), a picapinha traz como principal novidade a frente com design próprio, duas opções de central multimídia, permitindo o espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto, e suspensão elevada – característica que mira principalmente a atual líder de vendas Fiat Strada. Os dois motores 1.6 se mantém: flex 8v nas versões de entrada e intermediárias e 16v MSI na Cross.

 

A versão mais simples passa a se chamar Robust na cabine simples e sai por R$ 43.530. Completa, na Cross cabine dupla, a Saveiro ultrapassa os R$ 70 mil, invadindo o terreno da Renault Duster Oroch – nova concorrente que, a exemplo da Strada certamente levou a Volkswagen a mexer logo os pauzinhos.

Pela primeira vez em 33 anos de história a Saveiro ganhou identidade própria: o design frontal agora difere de Gol e Voyage. Faróis e capô, mais elevado do que antes, casam com uma grade ampliada. O para-choque também é exclusivo da picape. Conforme a versão, a peça traz dois frisos cromados que cruzam a grade. Novo desenho para as lanternas, tampa e para-choque traseiros fecham o conjunto.

Traseira ganhou novas lanternas, tampa e para-choque(foto: Volkswagen/Divulgação)
Traseira ganhou novas lanternas, tampa e para-choque (foto: Volkswagen/Divulgação)
Por dentro o painel segue a filosofia “driver oriented” (botões e comandos voltados ao motorista), com diferentes combinações de cores, volante multifuncional semelhante ao do Golf e saídas de ar-condicionado com formato angulado. O instrumento combinado também é novo e ganhou iluminação de LEDs em branco. A central multimídia tem telas coloridas de alta definição de cinco ou 6,33 polegadas, conforme a versão: na configuração mais avançada Discover Media, permite ler e responder mensagens de texto (SMS) do celular, por meio de comando de voz. Chamado pela Volks de App-Connect, o sistema ainda é capaz de parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente.

Painel segue a filosofia driver oriented com central multimídia de tamanho variável(foto: Volkswagen/Divulgação)
Painel segue a filosofia driver oriented com central multimídia de tamanho variável (foto: Volkswagen/Divulgação)
São quatro sistemas de conectividade na definição da marca alemã: Media, Media Plus, Composition Touch e Discover Media. Opcional na Saveiro Trendline, o Media conta com funções básicas, tais como Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card. De série na Saveiro Highline, o Media Plus traz a mais apenas o leitor de CD. O Composition Touch passa a ser oferecido para a nas versões Trendline, Highline e Cross e agrega tela colorida de cinco polegadas com leitor de mensagens (SMS). O Discover Media conta com navegação integrada, tela colorida de 6,33 polegadas sensível ao toque (com sensor de aproximação), leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. Estas duas ficam posicionadas à frente do câmbio, na parte inferior do console central. As entradas SD-Card ficam nas laterais e as Aux-in e a porta USB no console. O Discover Media traz ainda navegação com MapCare, que permite atualização periódica gratuita da base de mapas.

(foto: Volkswagen/Divulgação)
(foto: Volkswagen/Divulgação)
Alterações no conjunto de suspensões e a adoção de novos pneus deixaram a picape mais alta em relação ao solo. Tudo mirando na bem-sucedida fórmula da Fiat Strada, que ao longo dos anos destronou a Saveiro da liderança de vendas de picapes leves. A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas super progressivas. Na Saveiro Cross, a suspensão traseira conta com barra estabilizadora.

SOB O CAPÔ A nova versão Robust e as versões Trendline e Highline da Saveiro 2017 vêm equipadas com velho conhecido motor 1.6 flex de até 101cv/104cv de potência e 15,4kgfm/15,6kgfm de torque a 2.500 rpm, abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. Na Cross, a potência sobe para 110cv/120cv graças à tecnologia do motor 1.6 16v MSI produzido em São Carlos (interior paulista), que dispensa o tanque auxiliar para partida a frio (tanquinho flex). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.


Picape passa a exibir faróis, grade e para-choque de desenhos exclusivos(foto: Volkswagen/Divulgação)
Picape passa a exibir faróis, grade e para-choque de desenhos exclusivos (foto: Volkswagen/Divulgação)
CONTEÚDO DAS VERSÕES

Robust - Voltada ao trabalho, traz de série protetor de caçamba, banco do motorista com ajuste de altura, indicador de troca de marcha, para-sol com espelho para motorista e passageiro, barra para apoio de carga no teto e rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15. Oferece como opcionais vidros e trava elétricos, chave tipo canivete, rádio AM/FM, CD –player, Bluetooth, MP3 player e entradas USB e Aux-in, terceira luz de freio, santantônio com grade de proteção da janela traseira e iluminação da caçamba

Trendline – Traz de série direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e travamento central e oferece como opcional ar-condicionado, sistema de conectividade Media e suporte para celular, Composition Touch, volante multifuncional, sensor de estacionamento, faróis e lanterna de neblina, capota marítima, janela traseira corrediça (cabines simples e estendida), coluna de direção ajustável em altura e distância e rodas de liga leve de 15 polegadas Basalto

Highline - Se diferencia externamente pelo friso lateral cromado a acrescenta ar-condicionado, faróis e lanterna de neblina, chave tipo canivete com controle remoto, coluna de direção ajustável em altura e distância, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15 e calotas Calcário e sistema Media Plus. Como opcionais há suporte para celular, banco de couro sintético (Native), capota marítima, rodas de liga leve de 15 polegadas Basalto, tapetes de carpete, sensor de estacionamento traseiro, sistema Composition Touch ou Discover Media

Cross - Traz além de todos os itens da Highline, volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura e distância, rodas de liga leve de 15 polegadas Cherte (com pneus 205/60 R15) e faróis com a função Coming & Leaving Home, além de controle eletrônico de estabilidade (ESC). Como opcionais oferece suporte para celular, módulo navegação (Discover Media), pneus 205/60 R15 All Terrain (fora de estrada), espelho retrovisor interno anti-ofuscante, controlador eletrônico de velocidade, sensores crepuscular e de chuva, revestimento dos bancos em couro sintético Native e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros


(foto: Volkswagen/Divulgação)
(foto: Volkswagen/Divulgação)
PREÇOS

Cabine simples
Robust R$ 43.530
Trendline R$ 47.970

Cabine estendida
Trendline R$ 52.730
Cross R$ 66.110

Cabine dupla
Trendline R$ 56.270
Highline R$ 63.070
Cross R$ 69.250


HISTÓRICO DA SAVEIRO

1982: Lançamento da primeira geração
1984: Ganha primeiro motor refrigerado a água e câmbio manual de quatro marchas
1986: Primeira reestilização e passa a ter três novas versões: C, CL e GL
1990: 100 mil unidades produzidas
1997: Segunda geração, com injeção eletrônica multiponto
2000: Geração III, com visual reestilizados e novo comando de válvulas no motor
2005: Geração IV, nova reestilização
2009: Chegada da atual geração, com opção de cabine estendida
2010: Saveiro Cross
2013: Reestilização com arquitetura eletrônica global
2013: Um milhão de unidades produzidas
2014: Lançamento da opção cabine dupla, com controle de estabilidade, motor 1.6 EA211 de 120 cv e espaço para cinco ocupantes

Séries especiais

Sunset (1993), Summer (1995, 2000, 2001 e 2002), Fun (2001), SuperSurf (2002, 2003, 2006), City (2003), Surf (2007, 2014), Titan (2007) e Rock in Rio (2015)

Saveiro em números

1,1
milhão de unidades produzidas

200
mil unidades exportadas para mais de 60 países

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação