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Honda Accord 3.5 é uma verdadeira filarmônica japonesa com 280 cv

Sedã médio-grande importado dos EUA se destaca pelo som incrível do motor V6, suspensão equilibrada, silêncio a bordo, alto desempenho e baixo consumo. Confira o visual


postado em 10/03/2016 08:58 / atualizado em 16/03/2016 17:34

Capô e para-choque com vincos acentuados e grade cromada.(foto: Joe Carlson Studio/Honda/Divulgação)
Capô e para-choque com vincos acentuados e grade cromada. (foto: Joe Carlson Studio/Honda/Divulgação)
São Paulo - O que mais impressiona no Accord é o som agradabilíssimo do motor V6 de 280cv. Para desfrutar desse prazer, basta deixar a velocidade baixar até 50km/h e pisar fundo (kick down) no acelerador. Os ouvidos agradecem. Em tempos de motores de baixa cilindrada turbo, de baixos consumo e emissões e alto desempenho, o sedã segue no sentido contrário com seis cilindros e alta potência. Além disso, a calibragem da suspensão multilink não passa despercebida. No modelo deste ano, as rodas aro 17 deram lugar às de aro 18 conjugadas com pneu 45. Nem assim o Accord perde o rodar macio. As imperfeições do piso são absorvidas e os ocupantes nada sentem.

Na carroceria, capô e para-choque com vincos acentuados, grade cromada e farol principal e auxiliares em LED. Além disso, rodas aro 18” e na traseira tem lanternas em LED e discreto aerofólio na tampa do porta-malas. São essas as ligeiras alterações no visual da 9ª geração.

DENTRO Pedaleiras esportivas de alumínio com iluminação, acabamento do quadro de instrumentos e central multimídia com tela de sete polegadas, com informações de trânsito, incluindo BH, compõem as novidades no interior. É possível acessar informações de telefones e tablets na tela do carro por espelhamento. O encosto do banco traseiro é fracionado 60/40, o que possibilita levar bagagem e passageiro. A novidade em tecnologia é a partida a distância, cuja vantagem é a climatização do amplo habitáculo, aquecendo ou resfriando. Bancos têm ajustes elétricos.

Destaque para tela de 7 polegadas do sistema multimídia.(foto: Joe Carlson Studio/Honda/Divulgação)
Destaque para tela de 7 polegadas do sistema multimídia. (foto: Joe Carlson Studio/Honda/Divulgação)


Além dos sensores de estacionamento, há três modos de visão de imagem na câmera de ré. O retrovisor direito tem câmera que detecta ponto cego e mostra as imagens na tela.

AO VOLANTE
O câmbio automático de seis marchas tem aletas atrás do volante para troca manual. E conta com modo normal (D) ou esportivo (S), em que as trocas são feitas em rotações mais elevadas. No test-drive pelas ruas da capital paulista e em rodovia até Campinas, percebeu-se que o motor V6 não é beberrão. O segredo é a tecnologia que pode desativar três cilindros do motor conforme a necessidade, visando a redução do consumo de gasolina. Isso ocorre nos centros urbanos, e esses cilindros são novamente ativados quando se pisa mais no acelerador.

SILÊNCIO Além de o motor ter sistema de coxins ativos eletro-hidráulicos para reduzir as próprias vibrações, o dispositivo denominado ANC capta ruídos e vibrações da cabine por meio de microfone e pelos alto-falantes. Assim, emite ondas contrárias, transmitindo a sensação de silêncio. O Accord tem garantia de três anos sem limite de quilometragem. A Honda estima vender apenas 120 unidades até o fim do ano. O carro é comercializado apenas na versão EX e tem preço sugerido de R$ 156.300.

O Accord é um automóvel excelente, mas não tem grande apelo visual. O carro, dotado de muitas qualidades, passa despercebido. Os que rezam essa cartilha vão encontrar nele tudo que se espera em excelência em um automóvel. Porém, não confere o status de outras marcas e modelos. Talvez por isso a expectativa de vendas seja tão baixa. Nos EUA, disputa a liderança do segmento com o também excelente e discreto Toyota Camry.

*O jornalista viajou a convite da Honda

Aerofólio discreto na tampa do porta-malas enorme(foto: Joe Carlson Studio/Honda/Divulgação)
Aerofólio discreto na tampa do porta-malas enorme (foto: Joe Carlson Studio/Honda/Divulgação)


Ficha técnica

» Motor – De seis cilindros em V, de 3.471cm³, transversal, 24 válvulas, de 280cv de potência a 6.200rpm e torque de 34,6kgfm a 4.900rpm.
» Câmbio – Automático de seis marchas, com aletas para troca manual
» Suspensão/rodas/pneus – Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, multilink/18x8/235/45 R18
» Dimensões (metros):
• Comprimento, 4,91
• Largura, 1,85
• Altura, 1,48  
• Distância entre-eixos, 2,78
» Porta-malas – 461 litros
» Peso – 1.632kg
» Carga útil (passageiros + bagagem) – 428kg

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