A Chevrolet lançou, no Brasil, o OnStar, pacote de serviços voltados à comodidade e segurança do motorista. São várias funcionalidades disponíveis que podem ser classificadas em três grupos: segurança, emergência e conveniência. Tudo é comandado por meio de três botões localizados no retrovisor, além de um aplicativo no smartphone. A comunicação se dá por meio de um chip telefônico da Claro, o que subentende que a cobertura da operadora é essencial para seu funcionamento.
Os serviços de emergência são bem semelhantes aos da Ford. O sistema pode acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou ainda o Resgate dos bombeiros em alguns estados, quando os airbags são deflagrados ou os pré-tensionadores dos cintos de segurança são ativados. Se isso acontecer, a central de atendimento do OnStar entra em contato com o veículo. Se o motorista estiver consciente, o procedimento a ser adotado é combinado com o atendente. Mas se ele estiver inconsciente, o serviço de urgência é acionado e recebe as coordenadas do veículo. Outra função é o botão SOS, que coloca o veículo em contato com a central para auxiliar o motorista caso ocorra alguma pane ou pneu furado. Já os serviços de segurança compreendem o rastreamento do veículo, podendo inclusive reduzir gradualmente sua velocidade até a imobilidade. Também é possível receber alerta sobre alguma tentativa de furto.
TESTE Para testar três funções de segurança, criamos uma missão para o OnStar. O suposto dono do veículo pediu para a central avisar quando seu filho, que estaria ao volante do carro, chegasse ao destino e notificasse possível saída da rota. Pelo aplicativo, ativamos o alerta de velocidade caso o carro excedesse os 60km/h. O alerta de velocidade e o aviso de chegada funcionaram bem. Já a saída da rota escolhida no navegador não foi notificada.
Também usamos algumas funções remotas a partir do aplicativo, como travamento ou destravamento das portas e acionamento das luzes e buzina. Na primeira tentativa, com o veículo no subsolo do jornal, não houve êxito, já que o chip estava fora da área de cobertura. Em seguida estacionamos o Cruze na rua e foi possível constatar o funcionamento dessas funções.
CONCIERGE Mas o que distingue o OnStar de serviços semelhantes disponíveis na concorrência é o de concierge, onde atendentes ficam à disposição para resolver vários tipos de necessidades que o motorista possa ter enquanto está ao volante. Para testá-las, fizemos diversas “gincanas”. Basta acionar um comando no retrovisor interno para entrar em contato, por viva voz, com a central. Em todos os contatos efetuados, o atendimento foi rápido e gentil.
A primeira demanda foi o endereço de uma unidade do Detran-MG. Não demorou muito para a atendente enviar as coordenadas direto para o navegador do veículo, nos poupando de digitar o endereço. Depois pedimos informações de interesse geral, como os resultados da rodada da Série B e o grid da Fórmula 1. A atendente não entendeu bem a demanda do futebol e passou a classificação da Série B. Já a informação da Fórmula 1 ela não conseguiu encontrar. E a previsão do tempo foi uma informação bem interessante nesses dias instáveis.
O que o Onstar fica devendo são informações de trânsito, serviço que, segundo a atendente, não está disponível porque é passível de mudança repentina. No entanto, ela disse que poderia informar sobre algum registro de acidente ou carro avariado nesse trecho e que poderia atrapalhar o fluxo. De acordo com a informação, o caminho estaria livre, porém encontramos um caminhão de manutenção semafórica tomando uma faixa da Avenida do Contorno e atrapalhando um pouco o fluxo.
VEREDICTO Se os serviços de emergência e alguns de segurança (como o rastreamento e bloqueio do veículo) são indiscutivelmente bem-vindos, para algumas pessoas o de concierge pode ficar subaproveitado. É que todas as consultas são feitas pelos atendentes na internet, que já está ao alcance de todos por meio de um smartphone. E, mesmo com toda a simpatia e boa vontade, ninguém faz uma pesquisa tão satisfatória quanto você mesmo, justamente por saber ao certo o que está esperando. Mas não há dúvidas de que vários serviços ajudam o motorista a ganhar tempo enquanto está ao volante. O preço do OnStar depois do primeiro ano de uso ainda não foi definido.