Estado de Minas

Promotoria identifica menos de 10 pessoas responsáveis por fraude na Volkswagen

Empresa admitiu no mês passado que 11 milhões de veículos em todo o mundo foram equipados com o software fraudador


postado em 16/10/2015 11:32 / atualizado em 16/10/2015 11:41

(foto: AFP PHOTO / DAMIEN MEYER )
(foto: AFP PHOTO / DAMIEN MEYER )

A invstigação criminal em curso na Alemanha sobre o caso dos motores adulterados da montadora Volkswagen identificou "menos de dez responsáveis" pela fraude, indicou nesta sexta-feira à AFP um porta-voz da promotoria de Brunswick (norte). "Mais do que dois, mas consideravelmente menos do que dez" funcionários do grupo de Wolfsburg (norte) são suspeitos de estar na origem da instalação em um tipo de motor a diesel de um software que manipulava os resultados de testes de emissões de gases poluentes, declarou o porta-voz, o magistrado Klaus Ziehe.

A promotoria de Brunswick investiga o caso de fraude que abalou a companhia alemã. A Volkswagen admitiu no mês passado que 11 milhões de veículos em todo o mundo foram equipados com o software fraudador. Na quarta-feira, a revista Der Spiegel citou um círculo "de pelo menos 30 pessoas" envolvidas na manipulação.

A Volkswagen rejeitou o número, que chamou de "infundado".O novo CEO da montadora, Matthias Müller, anunciou por sua vez na semana passada a demissão de quatro pessoas, "incluindo três diretores responsáveis em diferentes momentos pelo desenvolvimento dos motores". A imprensa alemã identificou o diretor de desenvolvimento da filial Audi, Ulrich Hackenberg, e seu colega na Porsche, Wolfgang Hatz. A Volkswagen não comentou a notícia. Além da investigação da justiça alemã, a Volkswagen realiza uma investigação interna sobre o assunto e contratou um escritório de advocacia dos Estados Unidos para ajudar a esclarecer os fatos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação