Estado de Minas

Falta de segurança: brecha na lei permite pilotagem de moto à pés descalços

Código de Trânsito Brasileiro não proíbe motociclistas de pilotarem descalços, mas, em caso de acidentes, os membros inferiores são os mais expostos


postado em 20/03/2015 08:30 / atualizado em 20/03/2015 08:48

Mesmo em acidentes que não são graves, os pés são seriamente lesionados quando desprotegidos (foto: Marília Parente/Esp. DP/DA PRESS)
Mesmo em acidentes que não são graves, os pés são seriamente lesionados quando desprotegidos (foto: Marília Parente/Esp. DP/DA PRESS)


Boa parte dos atendimentos de feridos em acidentes de trânsitos é composta de motociclistas. Mesmo assim, ainda há quem insista em se aventurar sob duas rodas sem equipamentos básicos de segurança como capacete, luvas e botas. Estas últimas costumam ser demonizadas pelos mais calorentos, que, literalmente, arriscam a pele ao optarem pela chinela ou até mesmo pelos pés descalços, embora especialistas afirmem que os membros inferiores são os mais expostos a mutilações em casos de acidentes.

Para a Presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Simírames Queiroz, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é simplório ao tratar dos calçados. "O que não pode é utilizar sapatos que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais. Não há nenhuma proibição quanto à condução por motoristas descalços e aí está o problema", comenta. O coordenador de fiscalização do Detran-PE, Éder Waltter, alerta: "Notamos que mesmo em acidentes bobos, os pés são seriamente lesionados quando desprotegidos. Por isso, o ideal é usar um sapato fechado, que cubra completamente os dedos".

Motoboy Fernando Santos usa sapatos para trabalhar, mas nos finais de semana pilota descalço(foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press)
Motoboy Fernando Santos usa sapatos para trabalhar, mas nos finais de semana pilota descalço (foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press)


 Motoboy e supervisor da Motoexpress, Fernando Santos até trabalha de sapatos, mas sempre acaba dirigindo de chinelas nos finais de semana. "Às vezes, a gente está em casa, precisa resolver algo perto e acaba calçando qualquer coisa. Sei que é errado, mas quando circulo por vias movimentadas, ponho a chinela no guidom para evitar multa", conta. Fernando sorri da própria teimosia ao lembrar de um amigo que se acidentou gravemente por causa das sandálias de dedo. "Ele foi parar a moto e o pé escorregou, até que seu tornozelo foi torcido. Acho que o ser humano nunca pensa que coisas ruins podem lhe acontecer", teoriza.

Saiba mais

- Mulherada, favor esquecer o salto alto. Ele pode até dar uma turbinada na auto-estima e em outras coisinhas, mas se enquadra na proibição do CTB referente a calçados que não se firmam nos pés;

- Para você, motoboy, o calçado fechado é obrigatório. Aliás, para todo mundo que trabalha sobre duas rodas;

- Quem está na chuva, é pra se molhar, certo? Na-na-ni-na-não. Boas botas de couro podem ser encontradas no mercado por pouco menos de R$ 200, a exemplo da Uest;

- O que não vale é cobrir os pés com uma sacola. Além de escorregadia, ela pode ser compreendida como calçado inadequado e, caso você esbarre com um agente ligado, o prejuízo é de R$ R$ 85,13;

- O Vrum vai beijar os pés de quem não dispensar as joelheiras, cotoveleiras e luvas. Essas últimas são ainda mais remediadas do que as botas, mas são fundamentais em acidentes em que o motociclista tenta evitar o impacto com o chão usando as mãos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação