Estado de Minas VRUM

Vrum esclarece dúvidas sobre instalação de ar condicionado, limpeza de motor e faróis


postado em 04/05/2013 17:36 / atualizado em 04/05/2013 20:28

SEM FRESCURA
Por que a velha Kombi não tem ar-condicionado?


Sidney Mendonca
sidneymendonca@gmail.com

Por que a Volkswagen nunca colocou ar-condicionado de fábrica na Kombi?

Olha, Sidney, a Volkswagen não o fez porque a potência do motor da Kombi é muito baixa para o grande volume do habitáculo.


AR-CONDICIONADO
Instalo na concessionária ou na loja especializada?


José Marcelo Yanaguitam
vanaguita@hotmail.com

Comprei um Chevrolet Classic 2013 e a revenda não o tinha com ar-condicionado. Compensa instalar o equipamento agora? E se compensar, o que é melhor: instalar na concessionária ou em loja especializada?

Caro José Marcelo. Não há problema técnico em instalar o ar-condicionado em um carro que saiu de fábrica sem o equipamento. Mas, se você comprá-lo fora da rede de concessionárias, vai perder a garantia de fábrica.


LUZES
É realmente necessário ligar os faróis durante o dia?


Rubens Guimarães de Oliveira
Santo Antônio da Platina (PR)

O que vocês acham da lei que obriga automóveis a circularem com os faróis acessos durante o dia? Com os faróis acessos não haverá aumento de consumo de combustível, pois o motor tem uma insignificante perda de potência? (Isso é certo ou errado?). Além disso, muitas lâmpadas queimadas. Sendo o Brasil um país ensolarado, vocês acham realmente necessário?

Olha, Rubens, não existe essa lei, mas sim uma recomendação do Código de Trânsito. Mas é importante mantê-los acesos na estrada durante o dia e o aumento de combustível é insignificante.


MANUTENÇÃO
Colocar um óleo ruim antes do bom ajuda a lavar o motor?


Marcos Soragge de Lima
Belo Horizonte

Tenho um VW Voyage 1989 que é uma relíquia. O motor ainda é original, sem nunca ter sido retificado. Outro dia, fui trocar o óleo e o filtro do carro, por tempo de uso e não por quilometragem. O carro está com cerca de 100 mil quilômetros rodados originais. Foi sugerido que eu colocasse um óleo de pior qualidade por uma semana para "lavar o motor", e depois trocasse novamente pelo lubrificante que tenho costume de usar. Achei a ideia interessante, mas gostaria de saber qual o benefício desse procedimento e se terei ganhos futuros para a conservação do motor.

Não siga essa recomendação, Marcos, pois o motor poderá sofrer com o óleo de pior qualidade. Quem recomendou ouviu o galo cantar sem saber onde. O que se adiciona no óleo velho antes da troca é o engine flush ou motor flush, alguns minutos em marcha lenta antes de tirar o velho e colocar o novo. Como a quilometragem do seu carro é elevada, melhor fazer o serviço em uma oficina, para ter a certeza de que a operação não vai provocar deslocamento de antigas sujeiras, o que poderá entupir a bomba ou os canais de lubrificação e fundir o motor.


REBAIXADO
O que faço para evitar as raspadinhas do meu carro?


Márcio Luiz Corrêa Filho
themarcio@gmail.com

Tenho uma dúvida com relação ao meu Toyota Camry, pois observei que tenho muita dificuldade na entrada de estacionamentos, rampas, quebras-molas e morros muito íngremes. O veículo é largo e sempre raspa a traseira, frente e fundo. Tem alguma sugestão que não afete muito a estabilidade do veículo? Se na próxima troca usar pneus de perfil um pouco mais alto seria perigoso?

Oi, Márcio. Qualquer carro que esbarre ligeiramente a parte dianteira inferior no início de rampas ou declives pode utilizar um pneu de perfil ligeiramente mais elevado para atenuar o problema. Lembrando que a modificação vai subir o centro de gravidade do carro, reduzindo a estabilidade e alterando a marcação do hodômetro e do velocímetro.

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