Estado de Minas

Audi RS5 encontra o Quattro da década de 80

Confira o vídeo com a reunião momentânea destes dois símbolos da marca das quatro argolas


postado em 12/03/2010 15:22

Toda a marca tem a sua mística. No caso da Audi, ela está associada ao uso de tração integral, personificado no sistema Quattro. O sistema fez sucesso na década de 80, quando equipou o Audi Quattro de rali, um bólido que fez a alegria dos aficcionados por velocidade e perigo na terra no grupo B, com 355 cv. Para reeditar em parte essa linhagem, a marca criou a linha RS de modelos apimentados, versões ainda mais anabolizadas da gama S. O mais novo representante da sigla, o RS5, foi apresentado recentemente no Salão de Genebra. Mal apareceu no estande da marca das quatro argolas e já estrela um vídeo promocional, em que divide as pistas com o Audi Quattro de 30 anos atrás, conhecido pela marca como ur-Quattro, ou o "primeiro Quattro", o ancestral dos atuais esportivos de tração integral do fabricante.

O RS 5 conta com o mesmo V8 4.2 FSI do S5, mas com potência elevada para 450 cv a altas 8.250 rpm, com 43,8 kgfm de torque na faixa entre 4 e 6 mil giros. Com a ajuda da tração integral quattro, o poderio permite que os 1.725 kg do RS5 e tudo o que está dentro dele partam da imobilidade e cheguem aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Dentro da tradição de estender um pouco os limites dos seus filhos mais rebeldes, a Audi permitirá opcionalmente que o RS5 vá um pouco além e chegue aos 280 km/h. Um páreo duro para o ancestral, dotado originalmente de um motor 2.1 de cinco cilindros em linha capaz de entregar 200 cv e 28,5 kgfm. Nem sempre os mais novos respeitam os mais velhos. Veja o vídeo.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação