UAI
NOVA PICAPE

Fiat Titano: o que esperar da caminhonete que chega neste mês?

Picape chegará ao mercado no dia 14 deste mês: saiba tudo sobre ela

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Titano é um clone da Peugeot Landtrek
Titano é um clone da Peugeot Landtrek Foto: Fiat/Divulgação

A primeira caminhonete média da Fiat está pronta: é a Titano, que tem lançamento marcado para 14 de março. Para quem não sabe, trata-se de uma picape maior que a Toro, para concorrer diretamente com modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. O projeto, inicialmente, foi desenvolvido pela Peugeot, em parceria com a chinesa Changan, e chegou à marca italiana graças à criação da Stellantis. 

Mas será que a Fiat Titano estará à altura das rivais? Como será a mecânica da picape? E o interior? O que esperar da picape? O VRUM responde a essas e a outras perguntas em vídeo: assista e descubra tudo aquilo que já se sabe sobre a nova caminhonete da Fiat! 

Design da nova caminhonete Fiat Titano

As alterações são mínimas em relação à Peugeot Landtrek: além dos emblemas do fabricante, mudam apenas a grade dianteira e as rodas (que têm 18 polegadas na top de linha Ranch). Até os faróis mantêm os "dentes de sabre" que caracterizam os modelos da marca francesa. Assim essas duas picapes são, literalmente, irmãs gêmeas.

Vale lembrar que, além das caminhonetes da Fiat e da Peugeot, o projeto ainda deu origem à chinesa Changan Kaicene F70: curiosamente, ela tem design mais distinto que os de Titano e Landtrek, com faróis e para-choque próprios.

A Fiat Titano também é praticamente idêntica à Landtrek no interior, com direito a elementos típicos da Peugeot, como a central multimídia com tela bem horizontal. Os instrumentos mesclam velocímetro e conta-giros analógicos a uma tela digital.

Equipamentos da Fiat Titano

A Fiat já confirmou duas versões da Titano: Volcano e Ranch. De acordo com o site Autos Segredos, do Marlos Ney Vidal, haverá também a configuração de entrada Endurance. Toda a linha será produzida no Uruguai pela Nordex, empresa local que é parceira da Stellantis e especializada em fabricar veículos comerciais sob licença.

Ainda não se sabe como será a distribuição de equipamentos entre as versões, mas é certo que a Fiat Titano oferecerá eis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), banco em couro (sendo o do motorista com ajustes elétricos), chave presencial com partida por botão, assistentes de estabilidade do reboque, de partida em rampas, controles eletrônicos de descida, de estabilidade e de tração.

Fiat Titano interior
Interior da Fiat Titano é apresentado rapidamente durante teaser Foto: Fiat / Divulgação

Os preços da Fiat Titano só serão divulgados no dia do lançamento. Porém, a caminhonete não deverá sair por menos de R$ 212.900, que é o valor das versões Ultra e Ranch (ambas top de linha) da Toro.

Mecânica

A Fiat ainda não revelou informações sobre a mecânica da Titano, mas informações extraoficiais indicam que a caminhonete terá motor 2.2 turbodiesel BlueHDI, de origem PSA (Peugeot-Citroën): especula-se que poderá chegar aos 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, mas, em outros mercados, entre os quais o Chile, os números ficam em 180 cv e 40,8kgfm.

Já o câmbio poderá ser manual ou automático, ambos de seis marchas. O sistema de transmissão inclui ainda tração 4x4, acionada por seletor eletrônico (como é de praxe no segmento). Também a julgar pelas informações técnicas divulgadas no exterior, direção tem assistência hidráulica, e não elétrica. A suspensão traseira utiliza eixo rígido e feixes de molas, fórmula tradicional em picapes.

Dimensões e capacidades 

Apesar de a Fiat ainda não ter revelado as dimensões da Titano no Brasil, todos os dados técnicos já estão disponíveis no exterior. De acordo com eles, a picape tem 5,33 metros de comprimento e 3,18m de distância de entre-eixos. A caçamba tem 1.314 litros de volume, enquanto a capacidade de carga é de 1.020 quilos.

Vale lembrar que a Fiat Titano tem construção sobre chassi, exatamente como todas as concorrentes diretas. Fiat Toro e Ram Rampage, menores e com proposta mais urbana, têm carroceria do tipo monobloco.